quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Exemplo de dedicação, aluno com baixa visão cursa Educação no Campo na UFFS





“Apesar da minha dificuldade de visão, fazer um curso superior sempre foi minha meta”. Essas palavras são do laranjeirense Ronaldo Ruthes, de 22 anos. O jovem, que nasceu com baixa visão (enxerga 3% com o olho esquerdo e 28% com o direito), terminou o ensino médio em 2009 e teve a oportunidade de realizar seu sonho com a vinda da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) para Laranjeiras do Sul em 2010.

Ele faz parte da primeira turma do curso Interdisciplinar de Educação no Campo da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul. Atualmente, cursa a sexta fase da graduação. “No início, achei que ia ser difícil, mas, depois, vi que teria todo o apoio da Universidade e que seria totalmente possível seguir os estudos”, ressalta. Ruthes utiliza um notebook cedido pela UFFS com programas específicos para deficientes visuais, que leem os textos disponibilizados pelos professores, e um gravador de áudio para gravar as aulas e escutar o conteúdo posteriormente.

Para o estudante, o suporte dado pela Universidade o tornará um profissional tão qualificado quanto seus colegas de turma. “Mesmo com as minhas limitações, acredito que a qualidade do meu aprendizado é muito boa. Isso é o que todos me dizem também”, afirma. Quando se formar, Ruthes pretende continuar em Laranjeiras do Sul. “Minha ideia é ficar no município e colocar em prática o que aprendi para o desenvolvimento da região, que é um dos princípios da própria Universidade”, completa.

Ruthes destaca, ainda, o apoio de toda a comunidade acadêmica. “O convívio na Universidade é muito bom. Desde alunos, professores e outros servidores, todos me incentivam e me ajudam em tudo que preciso. Não tenho mesmo do que reclamar”. Além de estudar, o jovem é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). “A bolsa é muito importante para mim e me auxilia bastante. Além disso, no projeto temos contato com as atividades práticas da profissão”, explica.

Exemplo de dedicação e superação, ele deixa um recado para outras pessoas que sonham em ingressar no ensino superior. “Pensem no futuro de vocês, pois a UFFS está aqui para dar apoio e para melhorar a vida de todos. Assim como eu tive essa chance de estudar, muitos ainda terão”, conclui.

Processo Seletivo UFFS 2013

Assim como Ronaldo, você também pode aproveitar a sua oportunidade. A UFFS está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2013 até o dia 4 de fevereiro. São oferecidas 2.025 vagas, em 37 cursos de graduação, distribuídos nos cinco campi: Chapecó (SC), Cerro Largo e Erechim (RS), Laranjeiras do Sul e Realeza (PR). O Campus Laranjeiras do Sul oferece vagas nos cursos de Agronomia, Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura e Educação no Campo. As inscrições são gratuitas e realizadas somente pela internet, emwww.uffs.edu.br/seletivo.

O referencial para o ingresso na UFFS é a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de uma das duas últimas edições: 2011 ou 2012 (a nota do Enem 2011 não vale para estudantes que fizeram o exame como treineiros).

O candidato poderá escolher dois cursos de sua preferência, um como primeira opção e outro como segunda opção. Para a inscrição, o candidato deve acessar o site, preencher integralmente o Requerimento de Inscrição, confirmar, e, ao final do preenchimento, informar um endereço de e-mail de uso frequente para a comunicação, imprimir e guardar o Comprovante de Requerimento de Inscrição.

Dúvidas

Todas as informações referentes à seleção, aos cursos e suas respectivas vagas nos campi da UFFS estão no Edital nº 311-UFFS-2012, disponível em www.uffs.edu.br/seletivo. No mesmo site é possível baixar a cartilha da Política de Ingresso.

Os candidatos que tiverem dúvidas sobre o Processo Seletivo da UFFS podem escrever para ps.uffs@uffs.edu.br. Na página da UFFS no Facebook (http://www.facebook.com/uffsonline) os estudantes podem conferir dicas sobre o Processo Seletivo, de segunda a sexta-feira.

Adolfo Vaz
Jornalista MTB 8432/PR
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Campus Laranjeiras do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém