sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Virmond: Bernardo Carli viabiliza construção de rampa de acesso no colégio Eurico Gaspar Dutra






Está marcada para o dia 23 de setembro a licitação para obras de reforma do Colégio Estadual Eurico Gaspar Dutra, em Virmond. Atendendo a um pedido do deputado estadual Bernardo Ribas Carli, o governo do Estado investirá R$ 148.884,99 em melhorias da estrutura física do estabelecimento de ensino. A reforma inclui a construção de uma rampa de acesso para portadores de necessidades especiais, especialmente solicitada por Carli devido ao fato de um aluno ter dificuldades de locomoção depois de ter sofrido um acidente recentemente.

A demanda foi apresentada por Carli à Secretaria de Estado da Educação por meio do ofício nº 0045/2013, protocolado sob o número 11.943.555-2 em 04 de abril deste ano. O vereador de Virmond Fernando Mierzva também procurou o parlamentar e solicitou a intervenção junto ao governo do Estado.

Há poucos meses Bernardo Carli esteve no município e visitou a escola, juntamente com Mierzva e o vereador Nicolau Rossen, oportunidade na qual pode constatar a necessidade e os representantes do legislativo municipal reforçaram o pedido. O deputado agendou então uma audiência com o secretário da Educação, Flavio Arns, e solicitou prioridade na liberação dos recursos e no início das obras.

“Fico muito feliz por poder contribuir com a comunidade de Virmond. As reformas no colégio Eurico Dutra vão melhorar as condições de ensino-aprendizado, beneficiando alunos, professores e funcionários. A rampa vai atender especialmente o caso do aluno que tem dificuldades de locomoção e me alegra poder proporcionar a ele condições para continuar estudando. Agradeço ao governador Beto Richa, que tem como prioridade absoluta a educação e mais uma vez se mostra sensível às nossas demandas, atendendo às nossas reivindicações”, destacou Bernardo Carli.

O vereador Fernando Mierzva afirmou que não há dúvidas de que foi Carli quem conseguiu viabilizar os recursos. “Comprovamos com documentos e protocolos que esta solicitação é nossa. Não tem nada a ver com a prefeitura e nem com outro deputado. Querem é fazer cortesia com o chapéu alheio, o que significa incompetência. A administração municipal deveria parabenizar os vereadores que foram em busca de recursos para o município”, destacou.

Assessoria de Imprensa
Deputado Bernardo R. Carli

CREA-PR participa de reunião sobre instalação de redes elétricas subterrâneas em Guarapuava






O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná participou nesta semana de uma reunião na prefeitura de Guarapuava para discutir a lei municipal que obriga novos loteamentos a possuírem instalações subterrâneas para fios, cabos elétricos e redes hidráulicas. Na ocasião, os presentes manifestaram preocupação com a aplicabilidade imediata da exigência. O texto aguarda a sanção ou veto do prefeito Cesar Silvestri Filho.

Aprovada pela Câmara de Vereadores há 10 dias, a lei se aplica apenas aos loteamentos que forem criados a partir da data de sua publicação. A exceção fica por conta daqueles de habitação de interesse social. Ao propor a lei, o vereador Antonio Geraldo Pacheco teve por intuito proporcionar a melhoria estética da cidade, evitando a despoluição visual, seguindo o exemplo de países que já a adotam, como a França. O autor da lei, que se encontra licenciado das atividades na Câmara por motivos de saúde, também argumentou ao apresentar a proposta no Legislativo que a segurança da população pode melhorar, ao diminuir as chances do contato direto com a fiação.

O secretário de Habitação e Urbanismo, engenheiro cartógrafo Flávio Alexandre, convocou a reunião, realizada na prefeitura na segunda-feira, 26. O encontro contou com a participação do prefeito, do gerente regional do CREA-PR, engenheiro eletricista Thyago Giroldo Nalim, do presidente da AEAG (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Guarapuava), conselheiro do CREA-PR e engenheiro civil Massanori Hara, do inspetor do CREA-PR, engenheiro eletricista Altamir Ramalho, e do gerente regional da Companhia Força e Luz do Oeste, Dalessandro Luis Mafei, concessionária prestadora dos serviços de distribuição e fornecimento de energia elétrica.

“O que decidimos foi estabelecer um prazo para a vigência da lei”, contou o secretário. O período para estudo por parte da prefeitura pode ser de 180 dias, atendendo a pedido da concessionária. “Daí entra a importância do CREA-PR, AEAG e da Força e Luz terem um parecer técnico e, juntos, estabelecermos uma normativa para fazer a aprovação dos empreendimentos”, acrescentou. A normativa municipal também deve estabelecer referenciais de manutenção para as redes subterrâneas dos novos loteamentos.

Segundo o secretário, a prefeitura possui o interesse na melhoria urbanística da cidade, com a retirada dos postes de eletricidade. “O prefeito quer essa possibilidade de novos loteamentos com cabeamento subterrâneo. Temos de modernizar a cidade. Mas, não temos a mínima possibilidade atualmente, mesmo se quisermos”, disse, em referência à falta de instrumentos normativos.

Para o CREA-PR, não há problemas na preferência pela rede subterrânea através da lei. “Não há impedimento algum, não muda em nada a responsabilidade de um profissional habilitado e registrado no sistema CONFEA/CREA, bem como a fiscalização exercida pelo Conselho. A única preocupação dos profissionais é quanto a análise e implantação dos projetos da rede subterrânea nos novos loteamentos, bem como de um prazo para que seja iniciada a exigência, para que os novos empreendimentos não fiquem paralisados”, afirmou o gerente regional do CREA-PR.

Para que o consumidor não tenha problemas com interrupções de energia elétrica e dos outros serviços, é necessária a manutenção periódica das redes subterrâneas. Aí entra o acompanhamento técnico de um profissional habilitado e registrado junto ao CREA-PR.

O gerente regional da Companhia Força e Luz do Oeste, Dalessandro Luis Mafei, demonstrou preocupação com a exigência feita pela lei municipal. “É uma regra que muda completamente nosso padrão construtivo. Hoje, a concessionária não dispõe de normas para a implantação dessa infraestrutura, nem previsão orçamentária para isso”, comentou. Atualmente, os loteadores que desejarem a implantação de rede subterrânea de distribuição bancam a instalação dos equipamentos e arcam com a manutenção necessária, sem que haja ônus para a concessionária. Dessa forma, a tarifa de energia cobrada permanece a mesma. Caso contrário, se a empresa tivesse de assumir os custos, haveria mudança tarifária aos novos empreendimentos. “Há implicações técnicas, mudança de paradigma de construção. Isso leva certo tempo para adaptação”, apontou, reforçando o pedido de 180 dias para que se estude melhor a implantação da lei.

O presidente da AEAG colocou a entidade, através de seu quadro de associados, à disposição para auxiliar o poder público, caso venha regulamentar a lei. “Não somos contrários à iniciativa. Gostaríamos que a rede fosse toda subterrânea. Mas precisamos de um tempo para analisar custo e benefícios e se condiz com a realidade econômica local. Por enquanto, não temos uma análise em mãos. Estamos dispostos a ajudar no que for necessário”, contou.

João Quaquio - Assessoria de imprensa do CREA-PR/Regional Guarapuava

Campina do Simão: Bernardo Carli prestigia Encontro de Produtores de Leite





O deputado estadual Bernardo Ribas Carli prestigiou nesta quinta-feira, 29 de agosto, o 1º Encontro de Produtores de Leite de Campina do Simão, realizado pela prefeitura no salão paroquial da cidade. Mais de 300 pessoas participaram do evento, que teve na programação palestras e almoço.

“Quero destacar a importância deste encontro e da atualização pela qual passam todos os produtores. A nossa região possui uma grande bacia leiteira e o conhecimento é fundamental para que se aumente a produtividade e a rentabilidade da atividade”, disse Carli.

“Eu fiz questão de estar hoje aqui junto com o prefeito Laureci Miranda, que é nosso parceiro, para demonstrar mais uma vez o nosso apoio e colocar o meu trabalho junto ao governo do Estado à disposição da população”, destacou.

O deputado lembrou de importantes ações e investimentos já viabilizados para o município, como a Patrulha Rural, recursos a fundo perdido para a construção de uma capela mortuária e de muro em volta do cemitério, aquisição de terreno para fins industriais e a inclusão de Campina do Simão nos projetos do calcário para agricultura e óleo diesel.

O prefeito agradeceu a presença do parlamentar e ressaltou a contribuição que Carli tem dado ao município. “O Bernardo é um grande amigo nosso e está sempre nos auxiliando na busca de recursos que municípios pequenos como o nosso tanto precisam”, afirmou Miranda.

Na 5ª Regional de Saúde, Bernardo Carli trata da Unidade de Saúde de Campina do Simão





O deputado estadual Bernardo Ribas Carli esteve nesta sexta-feira, 30 de agosto, em reunião com o chefe da 5ª Regional de Saúde, de Guarapuava, Vinícius Traiano, e o prefeito de Campina do Simão, Laureci Miranda. Na oportunidade, Carli solicitou informações sobre a implantação da Unidade Básica de Saúde do município e apresentou demandas.

“Foi uma reunião proveitosa em que obtivemos esclarecimentos sobre a unidade de saúde de Campina do Simão, a qual pleiteamos junto ao governo do Estado e que será de grande valia para o município, beneficiando toda a população. Também apresentamos as principais necessidades e saímos com a expectativa de que o governo vai nos atender”, avaliou o parlamentar.
Assessoria de Imprensa e Comunicação
Deputado Bernardo Ribas Carli
Assembleia Legislativa do Paraná

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Ordenação Presbiteral Diacono Sebastião José Gulart


UFFS publica edital com classificados no Processo Seletivo para o curso de Medicina

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) publicou, na manhã desta quinta-feira (29), o Edital nº 383/UFFS/2013 com a primeira chamada dos classificados no Processo Seletivo UFFS MEDICINA/2013.

O edital também trata das matrículas, que devem ser realizadas no dia 2 de setembro de 2013, das 10h às 18h, na sede do Campus Passo Fundo, localizado na Rodovia RS153, Km 3, s/n, Bairro Jardim América, no Seminário Nossa Senhora Aparecida. A relação de documentos necessários para a matrícula consta no Edital nº 309/UFFS/2013.

Os dois editais estão disponíveis em www.uffs.edu.br > Acesso rápido > Editais.


Assessoria de Comunicacao - Laranjeiras do Sul

Câmara de Vereadores de São Jorge D'Oeste segue exemplo da Alep e devolve recursos




As medidas de austeridade implantadas pelo presidente Valdir Rossoni (PSDB) na Assembleia Legislativa, que deverão resultar numa economia de R$ 500 milhões em quatro anos, estão servindo de exemplo para a administração de Legislativos municipais no Paraná.


Foi assim que aconteceu com a Câmara de Vereadores de São Jorge d’Oeste. Ali foi criado um fundo para utilizar eventualmente em obras e serviços adicionais. Como a reserva aumentava sem ser utilizada, a Mesa Executiva decidiu devolver o dinheiro à prefeitura para a realização de obras no município.

O vice-presidente da Câmara, vereador Edson Ribeiro, o Padreco, explicou que a devolução realizada pela Assembleia foi a inspiração para que tomassem essa atitude. “São mais de R$ 1,5 milhão que economizamos e que serão investidos em obras para a população”, revelou.

Segundo Padreco, os vereadores pedirão ao prefeito que a população seja ouvida para definir onde os recursos serão aplicados. “Acompanho o trabalho do Rossoni e do governador Beto Richa e achei brilhante o lançamento do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios que atende as reivindicações da população.”

O PAM é uma parceria entre a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado. Até agora R$ 150 milhões economizados pela Alep foram devolvidos ao Executivo e repassados a mais de 330 cidades com até 50 mil habitantes. A população foi ouvida em audiência pública para decidir o destino desses recursos.

“A nossa Câmara vai ser uma das poucas que devolve recursos. Como o Rossoni fez isso e deu certo no Paraná, vamos fazer no município para atender a nossa gente”, disse o vereador.


Assessoria de Comunicação da Presidência
Assembleia Legislativa do Paraná

Na Assembleia, APAES comemoram avanços no atendimento aos alunos





A Assembleia Legislativa foi palco do encerramento das comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O tema de 2013 foi ‘Desafiando os limites, diminuindo as diferenças’. A presidente da Federação das APAES do Paraná, Neuza Soares de Sá, revelou que o tema deste ano ganhou força com a aprovação, pelo Legislativo, da lei proposta pelo governo estadual que implantou o programa “Todos Iguais pela Educação”.

Com a lei, está garantida a continuidade do trabalho das escolas de educação básica na modalidade de educação especial. “Essa lei já é uma referência nacional. Por isso nós a apresentamos ao Ministério da Educação. Tornar a cidadania dos alunos com deficiência intelectual e múltipla igual as dos alunos da rede comum de ensino é fundamental”, disse Neuza.

O programa “Todos Iguais pela Educação” determina que os recursos que são aplicados nas escolas de educação básica também sejam repassados às de ensino especial para a merenda escolar, transporte dos alunos e reformas e construções. O Paraná tem 327 APAES e outras 13 instituições filiadas que atendem 42 mil alunos.

A presidente das APAES no Paraná condenou a “postura radical” da presidente Dilma Rousseff e do Governo Federal que, através de um projeto, tenta colocar os alunos especiais na rede integral de ensino. “Não podemos permitir essa redação da Meta 4 do Plano Nacional de Educação que extingue as escolas especiais de todo o país.”

O deputado Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Alep, parabenizou os professores pelo trabalho que desempenham nas APAES e lembrou que a Assembleia é parceira do governo estadual na aquisição dos micro-ônibus adaptados que estão sendo entregues às instituições de todo o estado. O Legislativo devolveu ao governo R$ 10 milhões, fruto da economia gerada pelas medidas de austeridade, que foram repassados ao programa “Todos Iguais pela Educação”.

“Agradeço à senhora Neusa pelo reconhecimento do nosso trabalho. É importante para essa Casa participar desse esforço para ajudar as APAES do Paraná. Essa ajuda que damos coroa o trabalho de austeridade e exemplo de como tratar o dinheiro público em benefício da comunidade”, afirmou.



Apresentação

A Assembleia recebeu alunos de diversas APAES do estado, entre elas as de Bituruna e Marmeleiro. Os alunos foram recebidos pelo deputado Valdir Rossoni (PSDB) no gabinete da presidência.

Os alunos de Marmeleiro fizeram uma apresentação musical no espaço cultural da Alep. A banda Entre Amigos emocionou a todos os presentes.

Ricardo Augusto Elicker Xavier, vocalista da banda, contou um pouco de sua história e, principalmente, o papel essencial que a APAE teve em sua vida.

Ele sofreu um acidente doméstico quando tinha cinco anos. Bateu a cabeça e perdeu a fala. A mãe dele, que desconhecia o real trabalho da APAE, se recusava levar o filho à instituição até que um dia foi convencida. Lá, os professores começaram a avaliar a receptividade que ele tinha com a música e o incluíram nas aulas. “Temos um trabalho individual com os alunos e através da música o Ricardo desenvolveu a fala”, explicou Roberto Cesar da Silva, professor de música e responsável pela banda.

Valdir Rossoni se emocionou pelo relato de Ricardo e o parabenizou pelo exemplo de superação. “É uma história que nos faz refletir. Até aos cinco anos não conseguia pronunciar nenhuma palavra e nos alegramos com seu canto.”


Assessoria de Comunicação da Presidência
Assembleia Legislativa do Paraná

GOIOXIM: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE RECEBE CARRO 0 KM.





Na ultima terça feira dia 27 de agosto, o prefeito de Goioxim Elias Schreiner fez entrega de um carro 0 km para a secretaria municipal de saúde. Onde a secretária de saúde Sra. Vilma Nolla ficou feliz com esse veículo, que chegou em uma boa hora e ela agradeceu pelo comprometimento do prefeito pela atenção na saúde da população.

“Esse carro veio pra aumentar a frota, que vai ajudar no transporte de pacientes entre Guarapuava e Curitiba para melhorar o conforto, segurança e agilidade para os pacientes” comentou o prefeito de Goioxim Elias Schreiner.

Assessoria de Imprensa PMG

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Novo Colégio: obras iniciam a todo vapor em Cantagalo







As obras no novo colégio estadual de Cantagalo já iniciaram. Nesse momento, máquinas realizam a limpeza e preparação do terreno. A ordem de serviço para a construção foi assinada pelo governador Beto Richa no dia 13 de agosto, na presença do prefeito Everson Konjunski, vereadores, professores, representantes da cidade de Cantagalo e de deputados estaduais, entre eles o deputado Artagão Junior, vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná. O investimento para a nova escola é de R$ 3,7 milhões. 
“Estamos realizando um sonho acalentado há mais de dez anos. Não ficamos nas promessas, está aí, as obras iniciaram, graças a luta de toda comunidade, à representatividade conquistada pelo município de Cantagalo. Hoje temos um governo sensível. Conquistamos a escola que, certamente, vai melhorar muito a qualidade da educação para os nossos jovens”, afirmou o prefeito. 
Conforme disse a diretora do Colégio Olavo Bilac, Lisiane Cecchele Girardi, a atual escola abriga 1.600 alunos, mas a capacidade é para pouco mais mil. Por isso, necessário pagar aluguel de cinco salas. Não há espaço para eventos ou atividades especiais, tudo tem que ser improvisado. “Com a nova escola poderemos dividir o atendimento e garantir uma educação de mais qualidade para os alunos”, disse a diretora. 
A nova unidade terá 2,9 mil metros quadrados e capacidade para atender 1.600 alunos do ensino fundamental e ensino médio. A escola contará com 14 salas de aula, refeitório, cozinha, laboratórios de ciências e informática, quadra coberta, salas administrativas, e rampas para acessibilidade.




CRÉDITOS: Camille Prestes/Assessoria de Imprensa

Agricultores vão começar a receber recursos por conservação ambiental


ATÉ O FINAL DE OUTUBRO O ESTADO COMEÇA OPERAR O SISTEMA DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS (PSA). Com a ferramenta, será possível determinar o valor a ser repassado, referente às categorias biodiversidade, reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs) e conservação de recursos hídricos. Medida integra ... leia mais »

AEN

Cantagalo: Esporte Final de Semana com vários jogos e campeonatos





Neste fim de semana o esporte cantagalense terá vários eventos. Na sexta, com final do Campeonato de Bocha, sábado Final do Campeonato de Futsal e no Domingo jogo da Copa Cantu de Futebol. Confira a programação.
           
As finais do Campeonato Interbairros e Distrital de Futsal, em Cantagalo, que haviam sido transferidas irão acontecer neste sábado, dia 31. Os jogos iniciam às 15 horas e acontecem no Ginásio de Esportes Erondi Mello Barbosa, todos estão convidados à participar. Veja os horários das partidas:
> 15h (Sub-11) Disputa de 3º: Dariana X União 3 Vilas
> 15h30 (Sub-13) Disputa de 3º: Vila Aires X AESC
> 16h (Feminino) Disputa de 3º: Caçula X Nova Geração
> 16h30 (Sub-09) Final: Campo Alto X ASEC
> 17h (Sub-11) Final: Tremeterra X ASEC
> 17h30 (Sub-13) Final: Caçula X União 3 Vilas
> 18h (Sub-15) Final: Cinderela X ASEC
> 18h30 (Distrital) Disputa de 3º: Invernadinha X Nossa Senhora de Fátima
> 19h30 (Interbairros) Disputa de 3º: AMAD X Planalto
> 20h30 (Feminino) Final: Cinderela X Cavaco
> 21h (Distrital) Final: Cavaco X Campo Alto
> 22h (Interbairros) Final: Caçula X Aires.

BOCHA E COPA CANTU
            Na sexta-feira (30) acontece na Cancha do Canhoto as finais do Campeonato de Bocha do Canhoto, com início às 19 horas. E no domingo (01) é dia de torcer pelo futebol de campo do município, que fará seu segunda jogo pela Copa Cantu. A equipe de Cantagalo joga contra Laranjeiras do Sul no Estádio da Maria Augusta, a partir das 15 horas.


CRÉDITOS: Camille Prestes/Assessoria de Imprensa

Goioxim: Operação Policial Cumpre 14 Mandados de Busca e Apreensão



Sete pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (28/08), durante um mega operação realizada pela Policia Civil no município de Goioxim/PR.Policiais da 2ª SDP (Laranjeiras) 14ª SDP (Guarapuava) e 15ª SDP (Cascavel) participaram da ação.

O delegado chefe da 2ª SDP, Adriano Chohfi, foi quem comandou a ação policial. Segundo ele, além das prisões, foram apreendidas 21 armas de fogo, entre elas de uso restrito, muita munição e uma luneta.

Chohfi disse ainda que Goioxim foi alvo da operação, por apresentar uma elevação no índice de criminalidade, principalmente em casos de homicídios e brigas com armas. Inclusive, o armamento apreendido passará por uma pericia minuciosa para averiguar se alguma delas foi usada ou não em assassinatos ocorridos no município.

Ao todo foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em Goioxim e região. Os presos foram levados para Cantagalo e em seguida os casos que não couberam fiança foram encaminhados para carceragem de Laranjeiras do Sul.

Foram detidos: Nilson Antonio Vargas, Everton Paulo Moretto, Jocimar Morais Valendorff, Volmir João Cechin, Arnani Silva Carvalho, Pedrinho Scicob e Enivaldo Carvalho Oliveira. 


O repórter Miguel Angelo/NP conversou com o delegado Adriano Chohfi sobre a operação...


Matéria Noticias Policiais
 http://www.noticiaspoliciais.com.br/noticia/8909/operacao-policial-leva-7-pra-cadeia-em-goioxim.html

Goioxim:Policiais civis realizaram operação "Goioxim tolerância zero", 7 pessoas presas, 22 armas e farta munição apreendidas


Policiais civis reuniram-se no SAU de Candói para as equipes tomarem conhecimento dos alvos de cumprimento dos mandados de busca e apreensão
Na foto acima uma das apreensões feitas em um dos alvos, foi encontrado duas armas longas, uma calibre 12 e outra calibre 22, além de munições, neste mesma casa foi apreendido munição de fuzil.


Dentista foi preso na mega operação, arma e munição também foram apreendidas com ele

Operação Goioxim tolerância zero
A Policia Civil esta desencadeando uma mega-operação em Goioxim, denominada "Goioxim tolerância zero" dezenas de policiais civis estão neste momento no município cumprindo 14 mandados de busca e apreensão, 


Policiais Civis no cumprimento de mandados  no interior do Município
Armas apreendidas
 21 armas apreendidas na mega-operação


Tolerância zero

Na madrugada desta quarta feira a 2ªSDP , comandada pelo Dr Adriano Choffi, foi desencadeada uma megaoperação em Goioxim - Pr, cidade de aproximadamente 5.000 habitantes , que resultou em sete prisões e a apreensão de 22 armas , entres elas algumas de uso restrito como uma .40, lunetas e munição de fuzil, o Dr Adriano (delegado chefe da 2ªSDP) foi feliz em desencadear a mega-operação , em uma cidade que há dias estava sendo ofuscado com mortes e brigas violentas, fazendo uma limpa de armas na cidade, coibindo assim mais crimes e fazendo que se cumpra a lei na cidade.

Armas serão periciadas
As armas segundo o delegado serão periciadas para que seja descartada ou não a possibilidade de alguma delas estejam envolvidas em crimes.

14 mandados de busca e apreensão

Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em vários pontos da cidade , a equipe policial se reuniu no S.A.U de Candói e foi dividida em tarefas e pontos estratégicos , a ação começou aproximadamente as 6 da manhã.....

Investigação

Os alvos foram investigados durante algum tempo pela equipe de inteligência da Policia Civil , chefiada pelo Dr Adriano, alguns pontos ficaram somente na revista e não encontrado nada, mas a maioria dos pontos foi encontrado um grande quantidade de armas como :Pistolas / .40 / Espingardas / Flobés/ Trinta e Oito/ Trinta e dois / Lunetas de Precisão/ Espingarda Doze e muita munição inclusive balas de Fuzil.

Os presos na operação foram encaminhados a Delegacia de Policia de Cantagalo para a lavratura dos flagrantes, em seguida serão encaminhados a carceragem da 2ª SDP em Laranjeiras do Sul.


Presos

Jocimar Morais Valendorff
Everton Paulo Moretto
Volmir João Cechin
Nilson Antonio Vargas
Arnani Silva Carvalho
Pedrinho Scicob
Enivaldo Carvalho Oliveira


ASSISTA NO VÍDEO ABAIXO A REPORTAGEM COMPLETA DA OPERAÇÃO "GOIOXIM TOLERÂNCIA ZERO", IMAGENS INÉDITAS DAS AÇÕES POLICIAIS

A Operação foi comandada pelo Dr. Adriano choffi delegado titular da 2 SDP de Laranjeiras do Sul, além de policiais civis de Laranjeiras do Sul a operação tem o apoio de policiais civis de Cascavel, Guarapuava.

Fotos
Vejam todas as fotos da operação no link a seguir https://www.facebook.com/cesar.minotto/media_set?set=a.352139204893096.84432.100002910585661&type=3 (todos que tiverem facebook podem acessar as fotos)

Em instantes os vídeos da mega-operação

http://www.youtube.com/watch?v=G7i0O7ffc1Y&feature=youtu.be
Cesar Minotto adicionou 107 fotos ao álbum "Goioxim".

terça-feira, 27 de agosto de 2013

CREA-PR retoma fiscalização das propriedades rurais em todo Paraná




O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), por intermédio do seu Departamento de Fiscalização (DEFIS), começa a efetuar um novo procedimento de fiscalização na área da Agronomia, conforme Termo de Ajuste de Conduta firmado com o Ministério Público Federal neste ano.

A ação acontecerá em três partes distintas, sendo a primeira referente à identificação do proprietário, endereço da obra, cultura, safra, área cultivada e responsável técnico, entre outros. A segunda, por sua vez, engloba informações sobre o uso de linhas de crédito (PRONAF/DAP), o tipo de mão de obra usada na propriedade, se a mesma é arrendada ou não, se faz parte de cooperativas e se possui construções rurais. Por fim, a terceira parte da fiscalização consiste em distribuir material orientativo para propriedades regulares, e arrolar o profissional de propriedades com irregularidade, falta de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou onde seja constatado o exercício ilegal da profissão.

Pelo Termo, o CREA-PR, no exercício de seu poder de polícia e das atribuições legais constantes da Lei n˚ 5.194/66 e nas Resoluções do CONFEA, assume o compromisso de não autuar os agricultores familiares do Paraná, assim considerados aqueles que possuem DAP (Declaração de Aptidão) para o PRONAF-Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e/ou se enquadrarem no que dispõe a Lei Federal n˚ 11.326/2006.

“Em relação aos pequenos agricultores familiares, a ação do CREA-PR se dará em caráter orientativo e cooperativo, através de visitas técnicas diferenciadas, não gerando quaisquer autuações por falta de responsável técnico ou exercício ilegal da profissão que digam respeito ao mero cultivo do solo”, explica a gerente do DEFIS do CREA-PR, Vanessa Moura.

Se nas visitas orientativas for constatado que o agricultor familiar não possui a DAP, ele será notificado e contará com o prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias, para providenciar a DAP e apresentá-la ao CREA-PR. Se a DAP não for apresentada no período estabelecido, o CREA-PR elaborará um relatório apontando tecnicamente a situação específica do agricultor visitado, sem prejuízo da possibilidade de apresentação da DAP a qualquer momento. “O agricultor que não se enquadrar na categoria ‘agricultura familiar’ será tratado como agricultor de mercado, sofrendo a ação fiscalizatória do Conselho”, acrescenta Vanessa.



Básica Assessoria de Imprensa - Assessoria de imprensa do CREA-PR
Jornalista responsável: Daniela Licht – MTB 3791/15/15v
Fone: (41) 3023-7385 / 9228-9577 - e-mail: daniela@basicacomunicacoes.com.br

Bernardo Carli recebe a vereadora Marcia Morski






O deputado estadual Bernardo Ribas Carli recebeu hoje, 27 de agosto, em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Paraná a vereadora de Boa Ventura de São Roque Marcia Morski.
Durante o encontro eles conversaram sobre o município, suas principais demandas e os projetos e ações do governo do Estado para aquela região.

Assessoria de Comunicação
Deputado Bernado Ribas Carli

1º Congresso Paranaense das Radios Comunitárias





Com a participação de 206 emissoras , o congresso das rádios comunitárias do Paraná foi um sucesso. Lamentamos a ausência de algumas autoridades paranaenses e que atuam em Brasília, mas o fato é que a falta deles, não apagou o brilho do evento. O governador Beto Richa, impedido de comparecer por compromissos no interior, deixou gravada mensagem de apoio.

Entre outros assuntos abordados, o “apoio cultural” foi apontado como o maior problema enfrentado hoje pelas rádios comunitárias, agravado pela perseguição implacável que sofremos das emissoras de radiodifusão comerciais, que aproveitam-se das lacunas deixadas pela legislação que trata do tema e fazem o possível para inviabilizar e extinguir as rádios comunitárias no país.

Outro problema abordado é a falta de interesse do Governo Federal em atender as reivindicações dos radiodifusores comunitários. Por este motivo e na esperança de despertar a atenção do planalto para nossas dificuldades, uma caravana será organizada no próximo mês de setembro, com representantes de várias regiões do estado e vamos a Brasília levar nossas reivindicações.
Foi definida também a contribuição mensal dos associados para custear a manutenção do sindicato, que será de R$50,00 ( cinquoenta reais).

Um jornal diário (em áudio) será disponibilizado a todas emissoras de radcom, com notícias de interesse geral e também com as informações dos parlamentares paranaenses que lutam contra ou a favor das comunitárias.

Por fim, no congresso foi colocado em pauta as atitudes que deveremos ensejar face a perseguição implacável do SERT, o sindicato das rádios comerciais do estado. Ficou decidido que o departamento jurídico estudará as medidas possíveis e que deveremos exigir o estrito cumprimento da lei pelas comerciais, o que hoje não acontece. Um exemplo recorrente são as emissoras comerciais que tem nos grandes centros o “estúdio auxiliar”. São rádios outorgadas para cidades das regiões metropolitanas e funcionam como se fossem da capital ou de cidades maiores do entorno, sem observar o tempo mínimo de programação no estúdio principal. Outra irregularidade constante é operação com potencia maior que a autorizada, entre outras. Exigiremos nas esferas administrativas e judiciais, o integral cumprimento das normas pelas comerciais.

O ideal seria a convivência pacífica e harmoniosa, mas infelizmente eles não querem isso. Então, vamos ao menos estabelecer um certo equilíbrio nesta relação.

SINDI Radcom

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Goioxim: Festividade Escola Municipal Governador Moyses Lupion




A tradição de comemorar a festa junina da Escola Municipal Governador Moyses Lupion da-se sempre no mês de junho, mas este ano devido as fortes chuvas a mesma teve que ser adiada, e sua apresentação foi na sexta feira dia 23 de agosto . A direção da escola juntamente com a equipe pedagógica lançaram o desafio para os professores do Projeto: “As regiões do Brasil Suas Culturas e Costumes”, Um Projeto Educacional Interdisciplinar desenvolvido no Ensino Fundamental do 1° ano ao 5° ano no período matutino e vespertino envolvendo os professores das referidas séries.

A intenção deste projeto é fazer com que os alunos buscam a integração e valorização para com o nosso país, bem como reconhecer que o Brasil é um dos maiores países em extensão territorial, os educandos resgataram o estudo e o conhecimento sobre os aspectos naturais e culturais, e assim para ter um bom êxito foi dividido as cinco regiões: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, sendo que cada grupo de professores ficou responsável por uma das regiões citadas.

Assim, os professores trabalharam o projeto de forma interdisciplinar envolvendo todas as áreas de conhecimento, proporcionando condições de conhecimento da cultura popular entrelaçando a natureza lúdica como atividades: cantigas de rodas, lendas, parlendas, brincadeiras, trava-línguas, adivinhas, artesanato, personagens, costumes, cultura, crenças, enfim o folclore em geral.

Enfatiza a diretora da Escola Municipal Sandra Cristina Kipper, que este sucesso não teria sido alcançado se não tivéssemos contado com a participação e colaboração de um eficiente trabalho dos professores, juntamente com todos os pais, alunos e funcionários da Escola Municipal, é muito gratificante para nós, presenciar o quanto família e escola podem caminhar juntas para alcançar um objetivo: a integração e convivência fraterna.















Assessoria de Comunicação
Escola Municipal Governador Moyses Lupion

Assembleia atrai estudantes




Mil alunos de 30 escolas de todas as regiões do Paraná visitaram a Assembleia Legislativa no primeiro semestre deste ano. Além de conhecer as instalações do Legislativo, eles receberam informações sobre os trabalhos dos deputados estaduais. “O interesse dos jovens pela política coincide com nossa preocupação de tornar cada vez mais transparente nossas ações Isso reflete um novo tempo que estamos vivendo aqui e fora da Assembleia”, disse o presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB).Ele reconhece que não é uma tarefa fácil motivar os jovens a buscar informação e se envolver com a política e os políticos, até porque o histórico de notícias não é favorável. Isso não impede, contudo, que se faça um esforço conjunto para, de um lado, melhorar a ética e, de outro mostrar isso às novas gerações. “Só assim reforçaremos a democracia”, afirma. “Essas iniciativas aproximam os jovens da política e mostram como é importante saber sobre a influência das decisões do Legislativo na vida das pessoas.”Por isso o presidente da Alep diz se mostrar surpreso com o número “expressivo” de alunos que visitaram e já marcaram data para visitar o Legislativo.

 “Dá gosto ver crianças e adolescentes interessados em saber o que acontece aqui e como isso pode influenciar na vida deles e da comunidade onde vivem. O brilho no olhar de cada criança faz a gente ganhar o dia”, afirma Rossoni, que recebe todos os grupos no gabinete da presidência, onde, muitas vezes senta no tapete no meio deles para um bate-papo onde é crivado de perguntas.Em abril passado, por exemplo, os alunos do Colégio Estadual Paulo Leminski, de Curitiba, questionaram o deputado sobre passe escolar, serviços de Saúde, gasto público com obras da Copa, metrô, ampliação de investimentos em Educação, etc. Um aluno foi além. Perguntou sobre o que Rossoni achava das declarações racistas e homofóbicas do deputado federal Marco Feliciano. “Vivemos em um país livre. Cada um pode pensar e se manifestar da forma que quiser, desde que não infrinja a lei.

Defendo sempre a liberdade, mas entre eu defender isso e a posição dele, há muita distância”, respondeu o deputado.Há situações mais amenas e engraçadas. Certa vez um menino perguntou se ele gostava de mascar chicletes. Intrigado, Rossoni respondeu que não. “Ah, tá. É que tem um chiclete grudado aqui embaixo da sua mesa”, disse o aluno antes que todos caíssem na gargalhada.Jeniffer Sarti, funcionária do Cerimonial da Assembleia, é a responsável por acompanhar os alunos durante a visita. Ela disse que o contato que eles têm diretamente com os deputados muda a visão do que aprenderam nos noticiários, em sala de aula ou conversa que participam ou escutam.

“Essa abertura dada pela administração do deputado Rossoni é muito enriquecedora para eles. Acompanho os comentários e os alunos saem empolgados com a visita e, principalmente, por ter falado diretamente com o presidente e os deputados”, explicou.As visitas são agendadas pelos deputados e pelas próprias escolas. Quando os grupos são do interior, os custos são bancados pelas prefeituras locais ou pelas escolas. Nesta sexta-feira quem fez a visita foram os alunos do colégio Cristo Rei, de Marechal Cândido Rondon.

O convite foi feito pelo deputado Ademir Bier (PMDB).Entrevista com alunos que fiscalizam a AlepNa quarta-feira (21) o deputado Valdir Rossoni foi entrevistado por três estudantes do Colégio Medianeira de Curitiba. O trabalho faz parte do projeto Theorein, iniciado em 2012 nas disciplinas de Filosofia/Sociologia e que se tornou um instrumento importante na inserção dos alunos e alunas na vida política do nosso estado. Ele também foi incluído em outros núcleos e tomou forma multidisciplinar.

 "A proposta é um exemplo a ser seguido pelas escolas, pois dá a oportunidade de os alunos conhecerem as atividades dos parlamentares de maneira dinâmica e o mais próximo possível da realidade. Sem falar que isso faz com que desde cedo os estudantes aprendam a exercer o direito de fiscalizar os políticos, ou seja, de cidadania”, disse Rossoni. Júlia Araújo, Júlia Carvalho e Mariana Santos, alunas do 9º ano, explicaram que o projeto consiste no acompanhamento do dia-a-dia de cada parlamentar por todos os meios disponíveis. “As salas de aula são divididas em grupos e cada equipe acompanha um deputado ou deputada através do site oficial, pelas notícias publicadas nos jornais, nos sites, blogs, pela TV Sinal, etc.

A ideia é buscar o maior número de informações possível para poder avaliar o trabalho do político”, revelou Júlia Araújo. Valdir Rossoni diz que este tipo de projeto é mais um aliado na sua cruzada pela moralização do Legislativo. “Assumi o compromisso de consertar essa Casa. Nada mais eficiente do que a fiscalização ininterrupta pela sociedade. Quanto mais transparente, mais fácil fica varrer a corrupção.

Os políticos têm obrigação de participar e colaborar integralmente com iniciativas como a destes alunos. Algumas horas dedicadas a responder aos questionamentos dos jovens é tempo ganho”, completou.Na entrevista, realizada no gabinete da Presidência, as três estudantes questionaram muito sobre a economia que está sendo feita na Assembleia. E cutucaram: “E antes, quando também sobrava dinheiro, o que era feito?”, perguntou Júlia Carvalho. “Não posso responder por gestões anteriores, mas acho que havia muito desperdício”, respondeu o deputado.

PARA SABER MAIS, ACESSE:
http://www.valdirrossoni.com.br

No DER, Bernardo Carli trata da PR-466, da duplicação da BR-277 e reforça pedidos para Manoel Ribas






O deputado estadual Bernardo Ribas Carli se reuniu na manhã desta segunda-feira, 26 de agosto, com o diretor geral do DER (Departamento de Estradas de Rodagens), da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, Nelson Leal. Na oportunidade, Carli solicitou informações sobre os processos de duplicação da BR-277, partindo de Guarapuava, e de ampliação das marginais na PR-466, pedindo, inclusive, por prazos.

O parlamentar reforçou a importância das obras para o município e para toda a população da região e do Estado que trafega pelas vias. “São trechos que registram grande movimento de veículos e estes investimentos são muito necessários, pois vão melhorar a vida dos motoristas e dar mais segurança a todos”, afirmou.

Carli questionou também a respeito da pavimentação asfáltica da PR-459, entre Pinhão e Reserva do Iguaçu, já anunciada pelo governador Beto Richa. Leal garantiu que todos os processos estão devidamente encaminhados e progredindo, de modo que em breve novas etapas serão anunciadas.

“Saio satisfeito desta audiência e com os esclarecimentos prestados pelo diretor geral do DER. Estou acompanhando as solicitações que fizemos e o andamento de todas elas. Também me coloquei à disposição para contribuir com o que for necessário”, ressaltou Bernardo Carli.



Manoel Ribas

O deputado reforçou ainda reivindicações já feitas por ele para o município de Manoel Ribas, como a doação de uma caldeira de asfalto, de uma usina de asfalto e de um rolo compactador de asfalto. O maquinário será utilizado na recuperação de vias que estão deterioradas.

O município também deverá receber recursos para construção de calçamento, vigas para pontes e dois tanques para armazenamento de combustível e transporte de água.

Assessoria de Comunicação
Deputado Bernardo Carli

Mais de 13 mil candidatos para o Processo Seletivo do curso de Medicina da UFFS




A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) publicou hoje (23) a relação de inscrições homologadas (válidas) para o Processo Seletivo do Curso de Medicina, que será oferecido pela instituição no Campus Passo Fundo.

A Comissão do Processo Seletivo homologou 13.180 inscrições, que estão aptas à concorrer às 40 vagas oferecidas para ingresso no segundo semestre letivo de 2013. O índice geral de candidato/vaga ficou de 329,5.

O Processo Seletivo para o curso de Medicina da UFFS registrou candidatos de todos os 27 estados do Brasil e abrangeu 2.022 dos 5.570 municípios brasileiros.

De acordo com o Reitor, Jaime Giolo, o índice geral de candidato/vaga (329,5) ficou entre as maiores do Brasil. “O número abundante de inscritos no processo seletivo de medicina sinaliza, em primeiro lugar, que a juventude brasileira quer fazer medicina e está disposta a encarar um curso de seis anos e em tempo integral. Isso mostra também que a oferta de vagas em medicina é insuficiente no Brasil, o que reafirma, legitima e confere caráter de oportunidade e necessidade ao Programa Mais Médicos no Brasil e do Plano Nacional de Expansão das Escolas Médicas Federais, da qual o curso de medicina da UFFS faz parte”, afirma.

Para a UFFS, segundo o Reitor, esse alto índice também significa uma confiança sem limites na qualidade do curso que se está promovendo. “Entendo que essa tese se justifica, pois se trata de um curso novo, em uma instituição nova e mesmo assim registra um dos maiores índices de candidato vaga que se conhece no Brasil. Isso demonstra confiança na instituição, na qualidade dos processos levados adiante pela UFFS e dá certeza de que faremos uma formação médica importante”, aponta Giolo. “Sinaliza também que essa busca por este curso, com o perfil que tem, condiz com as aspirações da sociedade brasileira para que a formação médica tenha, não só qualidade, mas conformação com as necessidades do país, que é o que os cursos do plano propõem”, finalizou.

Perfil do candidatos

- dos 13.180 inscritos, 8530 são do sexo feminino e 4650 do sexo masculino.

-90,8% dos candidatos estão na faixa etária entre 16 e 25 anos.

- o processo também registrou a inscrição de nove candidatos na faixa etária entre 60 e 80 anos de idade.

- 45 inscritos se autodeclararam indígenas, 169 amarelos, 9153 brancos, 2796 pardos, 722 pretos e 295 candidatos não declararam cor/etnia;

- os estados que mais registraram inscritos foram Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, nessa ordem;

- inscritos por Grupos: Grupo I: 1156; Grupo II: 3162; Grupo III: 600; Grupo IV: 2596; Grupo V: 446 e Grupo VI: 5220.

Veja abaixo o infográfico com mais dados do PS Medicina UFFS/2013.


Próximos passos

A UFFS organiza, para os próximos dias, a publicação da lista dos candidatos classificados e as orientações para matrículas. Os candidatos devem ficar atentos ao site da UFFS (www.uffs.edu.br) e às redes sociais oficiais da instituição www.facebook.com/uffsonline e www.twiter.com/uffsonline.

Em 2013 a fiscalização do CREA-PR já superou a sua marca de 2012






O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná aumentou em 64% sua equipe de fiscalização no Estado. Em abril, houve a contratação e o treinamento de 27 novos fiscais. Nos meses seguintes eles já contribuíram para superar a marca de 2012 em fiscalizações de rotina. “No final do ano de 2012 fechamos apenas esse tipo de fiscalização com 27.856 ações. Neste ano já atingimos a marca de 28.269 ações de fiscalização ostensiva de rua”, comenta Vanessa Moura, gerente do Departamento de Fiscalização (DEFIS).
As inovações introduzidas desde o ano passado buscam não só a quantidade, mas também a qualidade das fiscalizações. Entre elas está a centralização da gestão de fiscalização no DEFIS. É do Setor de Planejamento e Controle da Fiscalização do DEFIS que saem mensalmente todos os roteiros e planos de fiscalização personalizados para cada fiscal. Esse tipo de gestão otimiza a disponibilização da mão-de-obra em todo o Estado, racionaliza a distribuição das rotas e demandas de fiscalização, sempre alinhado ao planejamento estratégico do Conselho e às metas e objetivos do departamento. “O resultado já começa a aparecer, graças ao planejamento eficiente e a uma equipe bem preparada”, afirma a gerente do DEFIS.

O incremento na equipe vem de encontro com a defesa da sociedade, possibilitando a intensificação, em todo o Estado, do combate ao exercício ilegal da profissão em todas as modalidades, através de ação ostensiva em campo. Um dos principais objetivos é atuar contra os leigos que exercem atividades exclusivas dos profissionais do Conselho sem a formação técnica necessária, competindo no mercado com esses profissionais. Além disso, reduz-se a existência de atividades técnicas sem a emissão da ART e, como premissa básica, orienta-se a sociedade sobre a importância de se contratar um profissional habilitado para exercer as atividades técnicas.

O superintendente do CREA-PR, engenheiro agrônomo Celso Ritter, declara que os números refletem não só a contratação de novos agentes de fiscalização, mas também o fortalecimento consistente do processo fiscalizatório, um dos compromissos da gestão 2012-2014. “Mês a mês os resultados são animadores. Resultado do novo paradigma implantado, sob a coordenação do presidente, engenheiro civil Joel Krüger, o que demonstra que o processo de reformulação foi acertado”, avalia.





Básica Comunicações - Adriana Mugnaini – adriana@basicacomunicacoes.com.br

Contatos: (41) 3019-9092 / 3023-7385 - www.basicacomunicacoes.com.br

Goioxim: Parabéns Aos Catequistas



Click na foto para ampliar

25 de Agosto Dia dos Catequistas Parabéns a esses corajosos que se doam a educar na fé, Na Missa deste Domingo especial a eles e com transmissão ao vivo pela Radio Nativa Mix , Comemorado em alto estilo.

Veja Mais Fotos!









Fotos e Publicação: Xuxo Radio Nativa Mix.

Lixo zero no Rio de Janeiro




No dia 21 de agosto de 2013, entrou em vigor uma lei municipal no Rio de Janeiro com o objetivo de tornar a cidade mais limpa, com foco na punição a todos que jogarem objetos nas ruas, desde uma guimba de cigarro a caminhões de entulhos.

Já no primeiro dia da vigência, mais de 120 pessoas foram multadas. Várias deram entrevistas condenando o mau hábito de sujar e estudiosos trouxeram à baila explicações sociológicas para a perpetuação desse costume.

Alguns sustentam que vem da nossa cultura escravocrata, quando os senhores e seus familiares podiam sujar à vontade e os escravos tinham que limpar sem reclamações nem questionamentos.

Pela essência, nenhum cidadão de bem pode ser contra uma lei dessa. O problema é que se faz um oba-oba no início e depois não há continuidade de aplicação das multas para valer. Para saber que se trata de uma onda, após há uma acomodação natural, já que não se trabalha a mudança de comportamento por uma tomada de consciência.

Previamente, uma estrutura deveria ser montada para respaldar as exigências impostas pelo poder público. Ajudaria se colocasse lixeiras em toda a cidade, exigisse que órgãos públicos e comerciantes colocassem bituqueiras na parte externa da entrada dos seus prédios e houvesse mais pontos de entrega de material reciclado.

Também deveriam ser realizadas palestras de especialistas no assunto em escolas públicas, o engajamento dos empresários industriais com a criação de espaços próprios para receberem o material separado e repassar aos órgãos competentes.

Lei como essa já deveria viger ao menos desde os anos sessenta. Mas se comemora um atraso secular como se fosse avanço esplendoroso. O mais grave é cair no esquecimento com o passar dos anos. Na capital paulista a Lei 10.315/1987 vige há mais de 20 anos, e isso não impede que algumas ruas do centro da cidade sejam verdadeiras fossas a céu aberto.

Muitas cidades, talvez a grande maioria, apresentaram medidas que não passaram de bolhas de sabão e marketing. Mesmo com anos-luz de atraso, é positiva toda iniciativa que retome a discussão sobre esse mau hábito brasileiro. Mas daqui a cinco anos não pode estar totalmente esquecida pelas autoridades e a sujeira a correr solta como hoje, como sempre.


Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
Bacharel em direito

domingo, 25 de agosto de 2013

Justiça decreta prisão preventiva de ex-prefeito de Realeza, no Paraná



Gaievski foi prefeito de Realeza entre 2005 e 2012
(Foto: Divulgação/PT)


Atualmente, Eduardo Gaievski é assessor especial da Casa Civil.
Político do PT é suspeito de cometer estupro de vulnerável.

O ex-prefeito de Realeza, no sudoeste do Paraná, e também assessor especial da Casa Civil da Presidência da República Eduardo André Gaievski (PT) foi afastado das funções neste sábado (24). O afastamento ocorreu após a Justiça decretar a prisão preventiva dele, suspeito em uma investigação. Conforme o mandado de prisão, que pode ser consultado na página do Conselho Nacional de Justiça, o político é suspeito de cometer estupro de vulnerável.

O delegado da Delegacia de Polícia Civil de Realeza Valderes Luiz Scalco confirmou ao G1 que recebeu o mandado de prisão contra Gaievski na noite de sexta-feira (23) e que já está realizando diligências para cumprir a ordem judicial.

Em nota, a assessoria da Casa Civil informou que o servidor foi afastado das funções até que sejam apuradas as "circunstânicas e veracidade das acusações". Gaievski foi prefeito de Realeza durante dois mantados, entre 2005 e 2012. Ele assumiu o cargo como assessor especial da Casa Civil em janeiro de 2013.

O G1 tentou entrar em contato com o ex-prefeito e deixou recado na caixa postal do celular dele, mas, até a publicação desta reportagem, não havia obtido retorno.

Veja a íntegra da nota da Casa Civil:
A Casa Civil da Presidência da República informa que, em vista de denúncia contra o servidor Eduardo Gaievski, o mesmo pediu afastamento imediato de suas funções até que sejam apuradas as circunstâncias e veracidade das acusações.

sábado, 24 de agosto de 2013

Pinhão: Bernardo Carli anuncia R$ 500 mil para investimentos para a saúde, educação, agricultura e esporte




O deputado estadual Bernardo Ribas Carli esteve na prefeitura de Pinhão nesta sexta-feira, 23 de agosto. No gabinete do prefeito, Dirceu de Oliveira, e na presença de secretários municipais e vereadores, o parlamentar entregou em mãos ao chefe do executivo o Plano de Trabalho no valor de R$ 585.999,00, dos quais R$ 500.000,00 são repassados ao município a fundo perdido por meio do PAM, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios, do governo do Estado.

Bernardo explicou que esteve em audiência com o secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, nesta semana e fez a reivindicação, no que foi prontamente atendido. O valor será aplicado na aquisição de equipamentos rodoviários, sendo um caminhão caçamba, para o setor de obras, um caminhão equipado com baú, para transporte agrícola e da merenda escolar, e um micro-ônibus, para o transporte de pacientes até a capital do Estado.

Carli citou também o micro-ônibus adaptado entregue na semana passada pelo governador Beto Richapara a APAE de Pinhão, o aparelho de raio-x recentemente repassado pelo governo à administração municipal, a Patrulha Rural Mecanizada, que começou a operar nas estradas nesta quinta-feira, e recursos para aquisição de calcário que devem ser anunciados em breve.

O município também deverá ser contemplado com um campo de futebol de grama sintética, através do programa Meu Campinho, por indicação de Bernardo Carli. As obras estão em licitação.

“Estou muito feliz por poder trazer tantas notícias boas para a população de Pinhão. Reitero meu apoio ao município e garanto que estou trabalhando para dar a minha contribuição na melhoria das condições de vida de todos”, afirmou o parlamentar.


O prefeito e sua equipe agradeceram o apoio de Carli, que tem sido importante para o desenvolvimento de Pinhão.

Assessoria de Imprensa e Comunicação 
Deputado Bernardo Ribas Carli Assembleia Legislativa do Paraná

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Campina do Simão: Desfile Garota 2013






Desfile Garota Campina do Simão 2013, Centre de Eventos

Goioxim: Emater recebe veiculo novo





A Emater de Goioxim recebeu um veiculo novo, O Prefeito Elias juntamente com Deputado Nereu Moura entregaram a chave do carro ao estencionista da Emater Benildo Esponchiado. Nereu reforçou a liberação de recursos para obras, E a verba do PAM ja anunciada pelo Governo do Estado quando da visita ao Municipio de Goioxim.


Parteciparam da solenidade Vereadores Presidente Duarte Ferreira Ramos, Elçom Gutervil, Everaldo Gutervil, Jacir Schadek, Cirineu Ferreira, Nelson Fernandes, Rubens Ferreira e Nilso Presser.


Na última quinta feira dia 22 de agosto o prefeito Elias Schreiner recebeu a visita do deputado estadual Nereu Moura onde fizeram à entrega de um carro 0 km para a unidade da Emater de Goioxim esse veículo será utilizado pelos técnicos no auxilio aos agricultores do município.

Na ocasião foi assinado um convenio para obra de calçamento ligando as comunidades São José a Coxos serão 6 Quilômetros de pavimentação com pedras irregulares com investimento no total de R$ 1,1 milhão. “Sempre tive no meu coração a intenção de atender as necessidades das comunidades do interior,’ ressaltou Elias. Lembrando que foi liberado a construção de 20 moradias rurais no município, essas casas serão praticamente de graça, pois o produtor terá uma residência de qualidade pagando apenas quatro parcelas anuais.

R$ 250 reais cada uma. Foi assinado uma ordem de serviço para a conclusão da obra de centro de referência da Assistência social (CRAS) No valor de R$ 150 mil reais, mais uma vez Elias falou da importância desta obra para o município, pois o. os profissionais do centro de referencia da Assistência social (CRAS) terão melhores condições para atender melhor a nossa população,melhorando assim a qualidade de vida do nosso povo completou o prefeito Elias Schreiner.


Este e um de uma serie de veículos destinado a Emater entregue pelo Governo do Estado.


Fotos: Xuxo Radio Nativa Mix