sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Roubo Em Marquinho, Palmital e Candói e Furto Qualificado em Turvo

ROUBO EM MARQUINHO

No dia 29 jan. 14, a equipe foi acionada pelo plantão do DPM de Palmital o qual relatou que havia ocorrido um roubo em uma propriedade rural no município de Marquinho, deslocado até o local e localizado o funcionário da fazenda, o qual informou que aproximadamente as 21h do dia 28/01/2014 um homem de estatura mediana, cabelo loiro e com um ferimento no lábio inferior e outro também de estatura mediana, negro e com uma tatuagem no pescoço chegaram à propriedade a pé pedindo para deixar uma motocicleta que havia estragado na casa do mesmo, neste momento sacaram cada um de uma pistola e renderam ele e sua esposa e seus filhos, momento em que entraram mais cinco homens na residência todos armados de revolver e pistola, os elementos arrombaram a casa da sede da fazenda na qual o solicitante e seus familiares foram colocados em um quarto, os elementos obrigaram o funcionário a lhes ajudar colocar o gado da fazenda na mangueira para carregar, nesse momento que ele conseguiu visualizar dois jovens de cabelos claros e um negro com uma cicatriz no queixo e percebeu a presença de mais pessoas no lado de fora da residência não sabendo precisar a quantidade exata.

Durante o manejo do gado um dos marginais caiu do cavalo e feriu uma das mãos, após o gado ser colocado na mangueira João foi levado para o quarto novamente. A família percebeu a presença de pelo menos dois caminhões não visualizando nenhum deles, o ultimo caminhão saiu por volta das 03h, em todo momento os marginais falavam que não iriam fazer mal a nenhum deles se não reagissem, porem falaram que iriam lhes matar se os denunciassem e que eles pretendiam matar a proprietária da fazenda.

Uma camionete Mitsubishi L 200 Triton, de propriedade da filha da proprietária estava na propriedade e foi utilizada pelos marginais durante a madrugada, as vítimas foram orientadas a saírem de casa apenas depois da chegada do caminhão que viria buscar o leite, aproximadamente as 06h as vítimas perceberam que não havia mais ninguém dentro da casa, porem no momento em que sairão para fora da casa visualizaram os marginais no lado de fora e mandaram a família voltar para dentro, somente as 15h o caseiro percebeu que não havia mais movimentação, quando saíram a camionete L200 não estava na propriedade, neste momento um veículo VW Gol de cor preta, 4 portas, aproximou-se da residência e visualizou o caseiro sendo que o veículo fez a volta e tomou rumo ignorado, nesse momento a família procurou socorro em um vizinho e quando a equipe chegou na fazenda paraíso a camioneta estava estacionada no pátio da casa da fazenda, a esposa do caseiro informou que a pessoa de cabelo enrolado e loiro esteve na propriedade aproximadamente as 16h do dia 28/01/14 pedindo emprego e relatou que ja havia trabalhado com a proprietária. Sendo roubado aproximadamente 60 bois com a marca "NA" na parte traseira, uma espingarda cal. 16, um acordeon, um motosserra e uma televisão 42 polegadas.

Guarapuava, 30 de janeiro de 2014.
Comunicação Social do 16º BPM.

08 – FURTO QUALIFICADO DE GADO EM TURVO – 16º BPM / 1ª Cia.
No dia 30 Jan. 14, por volta das 11h00min, deslocou ao destacamento Policial Militar o solicitante, o qual relatou que tem uma propriedade rural na localidade de Rio Bonito, e que na data de hoje por volta das 08h30min, ao chegar a sua propriedade notou que havia sinais de arrombamento na porteira. E que ao fazer a contagem do gado, notou que alguns animais haviam sido furtados. A equipe deslocou até o referido local, e juntamente com o solicitante, foi verificado que 14 (quatorze) animais da raça JIER, com a marca HE, haviam sido furtados, porém em contato com vizinhos ninguém soube informar de terem visto algo suspeito no local. O solicitante foi orientado quanto a providências a serem tomadas.

09 – ROUBO EM PALMITAL – 16º BPM / 3ª Cia.

No dia 30 de Janeiro de 2014 ás 13h25min, a equipe policial militar de serviço deslocou até a Localidade de Borboleta São Roque, área rural onde, segundo informação anônima havia ocorrido um roubo. Com a equipe no local a vítima, 66 anos, o qual relatou que em data anterior, por volta das 22h00min, dois elementos encapuzados, em uma motocicleta o qual não pode identificar e, de posse de arma de fogo deram voz de assalto e subtraíram do mesmo a quantia de R$ 300, ainda ameaçaram a vítima de morte. Diante do fato foi orientado quanto os procedimentos a serem adotados.

11 – ROUBO EM CANDÓI – 16º BPM / 1ª Cia.
No dia 31 de Janeiro de 2014 ás 01h00min, o motorista da empresa de TRANSPORTES, relatou que transitava pela BR 373 (divisa município Candói/Chopinzinho) quando por volta das 18h00min do dia 30 de Janeiro de 2014, foi abordado por 2 (dois) veículos não sabendo precisar marca ou modelo dos mesmos e que vários indivíduos, todos encapuzados, armados com armas longas e curtas deram-lhe voz de assalto. Que na sequência amarraram o mesmo em um matagal próximo,e em seguida fugiram tomando rumo ignorado levando o caminhão. Relatou ainda que estaria carregado com diversos produtos para a empresa. Que a vítima conseguiu se desamarrar somente algumas horas depois vindo a pedir socorro para populares em um pesqueiro próximo do local da ocorrência.

Guarapuava, 31 de janeiro de 2014.
Comunicação Social do 16º BPM.

GOIOXIM: O CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SONHO ENCANTADO INICIARA AS AULAS NO PRÓXIMO DIA 06 DE FEVEREIRO DE 2014 COM NOVO VISUAL




As aulas terão inicio no dia 06 de fevereiro no centro Municipal de educação infantil sonho encantado, a diretora eleita do CMEI juntamente com sua equipe já está trabalhando para que fique tudo organizado para receber os alunos com muito conforto e segurança.

A diretora Santina agradece e lembra os pais que foi eleita diretora em dezembro de 2013 e que suas propostas de trabalho estariam em melhorar a estrutura do CMEI e fazer muito mais pela qualidade de ensino. Uma de suas propostas já foi executado, com apoio da prefeitura Municipal e do prefeito Elias schreiner foi realizado a pintura do CMEI,onde o prefeito fez questão de enfatizar que estará sempre trabalhando por uma educação de qualidade na educação infantil.

A diretora Santina tem plena consciência que a educação infantil é o verdadeiro alicerce para a aprendizagem e que esta etapa é muito importante no desenvolvimento das crianças,desta forma requer que seja desenvolvido um trabalho significativo e preparando nossas crianças para o exercício da cidadania.

IMPRENSA PMG

Prazo para inscrição na lista de espera do Seletivo Sisu/UFFS vai até 07 de fevereiro



Os candidatos inscritos no Processo Seletivo Sisu/UFFS terão mais uma oportunidade de concorrer a uma das 1590 vagas nos cursos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) oferecidas no semestre letivo 2014.1 através da participação na lista de espera.

Poderão participar da lista os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções na primeira e segunda chamada e os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato. Só serão classificados nas próximas chamadas realizadas pela UFFS os candidatos inscritos nessa lista.

Para participar, o candidato deverá acessar o endereço www.sisu.mec.gov.br, o seu boletim de desempenho e clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera. Ao finalizar, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

De acordo com a diretora de Registro Acadêmico da UFFS, Andressa Sebben, depois desse período de inscrições na lista de espera (de 27 de janeiro a 07 de fevereiro) e do período de matrículas da segunda chamada (31 de janeiro, 03 e 04 de fevereiro) a UFFS fará outras chamadas, de acordo com o cronograma previsto. “As datas das próximas chamadas ainda não estão definidas, mas serão a partir do dia 11 de fevereiro. Então é bom os candidatos ficarem atentos para mais essa oportunidade”, informa Andressa.


Renata Portela de Oliveira  
Assessoria de Comunicação

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

CREA-PR alerta sobre importância da participação do profissional da Engenharia na instalação de piscinas





A contratação de um profissional especializado para fabricação, construção e instalação de piscinas é fundamental para a segurança dos usuários. Nesta época do ano, a demanda por este tipo de equipamento cresce em virtude das altas temperaturas, mas é preciso estar atento para normas e requisitos legais necessários para a execução da obra, visando evitar acidentes e mortes, além de prejuízos financeiros.
De acordo com o engenheiro civil e de segurança do trabalho, Massanori Hara, é de suma importância a participação de um profissional de engenharia em todo processo de instalação de piscinas. Ele afirma que o engenheiro deve estar presente desde o preparo do terreno, até a instalação e execução da piscina e de toda a rede elétrica e hidráulica necessária ao bom funcionamento do equipamento. Além disso, também deve analisar acabamentos e revestimentos, os quais devem favorecer um ambiente seguro.

“Tudo deve ser analisado, projetado e executado, conforme os projetos e orientações do engenheiro responsável pela obra, para que possamos ter um produto final de qualidade e com segurança, que não provoque dor de cabeça, mas apenas proporcione lazer com todos os seus benefícios”, observa.
Cabe ao profissional de engenharia, primeiramente, analisar o local e o entorno de onde será instalada a piscina. Com isso ele terá todos os subsídios para realizar o projeto e executá-lo conforme as técnicas já padronizadas e elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que visam proporcionar mais segurança na hora de criar um espaço de lazer em casas, clubes e condomínios.
 
O engenheiro deve estar atento não apenas à estética, mas a funcionalidade do equipamento e, ainda, orientar a equipe que executará a obra e os serviços. Hara coloca ainda que os interessados em instalar piscinas devem estar conscientes da importância da participação do engenheiro em todo o processo. “Devemos lembrar os riscos e prejuízos provocados por uma obra mal executada, mal planejada como perdas financeiras e até mesmo de vidas, lembrando casos recentes de crianças que morreram em piscinas por falta de equipamentos de segurança”.

Para Hara, infelizmente, não apenas em instalação de piscinas, mas em todas as outras áreas da engenharia, as pessoas não conseguem enxergar os riscos que correm quando não contratam um profissional especializado para execução e acompanhamento do projeto. “Elas não levam em consideração estes dois aspectos, os quais, além de eliminar ao máximo todos os riscos, garantem o aspecto financeiro e correta execução. Só lembram do profissional quando ocorrem danos e prejuízos causados por uma obra realizada sem obedecer especificidades e padrões técnicos, ou seja, quando a economia que pensaram estar fazendo vai por água abaixo”. 

A fiscalização de piscinas é atividade rotineira no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR). Além de identificar os responsáveis técnicos pelos projetos e execução, também são fiscalizadas as empresas que fabricam e instalam piscinas para verificação de sua regularidade.

João Quaquio - Assessoria de imprensa do CREA-PR/Regional Guarapuava

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Deputado Bernardo Carli repassa R$ 1 milhão para municípios da sua região






O deputado estadual Bernardo Ribas Carli esteve nesta segunda-feira, 27 de janeiro, com prefeitos da sua região de atuação e repassou aos municípios recursos viabilizados por ele junto ao governo do Estado.

Com a prefeita de Manoel Ribas, Elizabeth Camilo, Carli assinou convênio que transfere R$ 200.000,00 à administração municipal, para execução de serviços de recuperação de vias urbanas.

Para Candói, foram repassados R$ 350.000,00. De acordo com o prefeito, Gelson Costa, será adquirido um micro-ônibus para o transporte de pessoas que precisam de atendimento à saúde.

A prefeita de Nova Tebas, Heloisa Jensen, também participou da cerimônia e assinou convênio que libera R$ 110.000,00 para o município. Os investimentos serão feitos em obras de infraestrutura urbana, como pavimentações com pedras poliédricas.

No último dia 17, Bernardo Carli e o prefeito de Pinhão, Dirceu de Oliveira, igualmente assinaram convênio para o repasse de R$ 315.000,00 para o município. O valor será aplicado na pavimentação do trajeto que dá acesso ao Parque de Exposições Coronel Lustosa, onde acontecem feiras, a Festa do Pinhão e outros grandes eventos.

Os valores são todos provenientes do PAM – Programa de Apoio do Desenvolvimento dos Municípios e totalizam R$ 975.855,00.

Estiveram ainda na cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni, e o 1º Secretário da ALEP, deputado Plauto Miró.







 
 
Assessoria de Imprensa e Comunicação

Rossoni diz que Dilma faz festa para cubanos com dinheiro brasileiro



A presidente Dilma Rousseff inaugurou hoje o Porto de Mariel, em Cuba. A obra foi financiada pelo dinheiro do povo brasileiro. Quase dois bilhões de reais foram despejados a 40 quilômetros de Havana, onde os irmãos Castro comandam a ditadura mais longa da história. 

Enquanto isso, aqui a Economia caminha para sair dos trilhos montada na inflação e as estradas que escoam nossa riqueza agrícola estão acabadas. Nossos portos, abandonados, se transformam no último gargalo a impedir um maior desenvolvimento. “Dilma é a melhor presidente que os cubanos já tiveram. Cria emprego e renda para eles lá e aqui. Parece piada, mas é verdade. O Brasil paga para ter médicos cubanos e empresta dinheiro para que tenham um porto moderno enquanto o país está descontrolado. O dinheiro do povo deveria ser investido em benefício do nosso país”, disse o deputado Valdir Rossoni.




Ass. de Comunicação da Presidência

Semana Pedagógica do Paraná terá atendimento online em todo Estado


A SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO VAI AMPLIAR A CARGA HORÁRIA DA CERTIFICAÇÃO DE 24 HORAS PARA 32 HORAS E A ETAPA DO PLANEJAMENTO. Outra inovação é uma equipe para atendimento online durante a Semana, que acontece de 3 a 7 de fevereiro, nas 2.500 escolas da rede estadual de educação. Uma das propostas para ... leia mais »

Ocorrencia Policial na Região Dias 25 e 26 de Janeiro



 VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM SANTA MARIA DO OESTE - 16º BPM / 3ª Cia.
No dia 25 Jan. 14, às 15h45min, policiais militares deslocaram até a o Bairro Reservado, onde a vítima, 51 anos, a qual relatou que seu filho, 28 anos lhe fez várias ameaças dizendo que iria matá-la, "dar um fim na mesma, pois ela e seu padrasto só atrapalhavam sua vida”. A vítima também já possui medida protetiva, sendo que a mesma medida determina que, não deve se aproximar dela. A vítima relatou ainda que sua nora atual, na manha de hoje foi agredida pelo suspeito, disse ainda que o mesmo quebrou vários dentes dela, quebrou o nariz e ainda a queimou com cigarro o rosto dela, ainda estava presente a pessoa, 56 anos, padrasto do suspeito, o qual relatou que também sofreu ameaça de morte. O qual disse que iria matá-lo e ainda disse a mãe que teve que esconder-se dentro de casa para que não o agredisse. Ato contínuo o mesmo se evadiu do local. Contudo, após patrulhamento, foi localizado no Bar, na Rua Generoso Karpinski, tentou fugir evadindo-se pelo interior do estabelecimento, pulando um muro nos fundos e entrando em uma residência. Sendo que no local o autor quebrou um tanque de lavar roupa e também a máquina de lavar roupa na tentativa de pular a janela, momento em que foi dominado pela equipe policial. Sendo que ainda tentou resistir a prisão, o qual foi encaminhado juntamente com as vitimas até a Delegacia de Policia Civil de Pitanga, para serem tomadas as providências cabíveis.

10 – ROUBO A POSTO DE COMBUSTÍVEIS EM PITANGA - 16º BPM /3ª Cia.
No dia 25 de Janeiro de 2014 ás 21h58min, a equipe Policial Militar de serviço, deslocou até a Avenida Getúlio Vargas, Bairro Pitanguinha, no Autoposto de combustível, onde a solicitante 21 anos, a qual relatou que: Durante o fechamento, do caixa, foi abordada por um indivíduo, de boné, bermudão e camiseta com listras, e que o mesmo, deu voz de assalto. E de posse de um revólver, subtraiu do estabelecimento, a quantia de R$ 2.884,00 (dois mil, oitocentos e oitenta e quatro reais, moeda corrente, em espécie). A equipe Policial Militar realizou patrulhamento e abordou dois indivíduos, os quais estavam com roupas semelhantes, a dos autores. A equipe Policial conduziu os mesmos até ao referido Autoposto, para reconhecimento, porem a vitima não reconheceu os mesmos. Posteriormente a equipe Policial liberou os mesmos, os quais não foram reconhecidos, sendo orientado a vitima.

12 – VIAS DE FATO/ LESÃO CORPORAL EM CANDÓI - 16º BPM /1ª Cia.
No dia 26 de Janeiro de 2014, por volta das 03h30min, compareceu no destacamento da policia militar de Candói, a pessoa acompanhada de seu filho (17 anos). O adolescente relatou ter sido agredido por um segurança no CLUBE em um evento que estava em andamento. A equipe foi até o local, onde outras duas pessoas relataram que também foram agredidas pelos seguranças, sendo um adolescente (15 anos) e a pessoa (20 anos). Em contato com os seguranças do evento foi identificado como chefe da segurança. Porém, uma pessoa mostrou quem teria sido o agressor, e que estaria armado. Diante das circunstâncias todos os envolvidos foram encaminhados até o Destacamento de Policia Militar.

Guarapuava, 26 de janeiro de 2014.
Comunicação Social do 16º BPM.

07 – POLICIAMENTO EM LOCAL DE MORTE EM FOZ DO JORDÃO - 16º BPM / 1ª CIA Na data de 26 Jan.14, por volta das 19h50min, a equipe policial daquele destacamento recebeu informação de um acidente de trânsito tipo capotamento, PR 662 e que havia pessoas feridas no local. Foi deslocado até o citado endereço e constatado que o condutor do veículo GM/KADET perdeu o controle e saiu da pista caindo em uma ribanceira. Do acidente resultou em ferimentos nas pessoas, 25 anos e 46 anos, os quais foram encaminhados pela ambulância até o hospital Santa Clara em Candói. Outra pessoa, 45 anos, entrou em óbito no local do acidente, sendo acionado a polícia Rodoviária Estadual e demais órgãos competentes para as providências.

Guarapuava, 27 de janeiro de 2014.
Comunicação Social do 16º BPM.

RÁDIO PIRATA COMERCIAL





Esta notícia não deu no rádio



O Ministério Público Federal recomendou que todas as rádios comerciais do país sejam fiscalizadas imediatamente. Em São Paulo, 16 rádios comerciais foram fiscalizadas e, destas, 12 estavam em situação irregular.

Vai pegar gente grande: há emissoras com licença para operar em cidades pequenas que instalaram suas antenas na Avenida Paulista, em São Paulo; há emissoras instaladas em área de preservação permanente e operando de forma clandestina. Briga boa: são grandes grupos. Na Paraíba, o que tem de maracutaia no ar, não ta no mapa da máfia do microfone.


www.fabiomozart.blogspot.com

Postado por RÁDIO COMUNITÁRIA ZUMBI DOS PALMARES FM


O símbolo da inverdade



Quando a presidenta da República afirmou que "construir estádios é simples" talvez nem imaginasse quanto essa frase simbolizava um modo peculiar brasileiro de administrar.
Com a pretensão inversa ao resultado de fato, a presidenta queria tranquilizar os representantes da Federação Internacional de Futebol de que o país daria conta do recado e entregaria todos os estádios até o início do evento em junho.
De alguma forma os estádios serão mesmo entregues, ainda que sem condições efetivas de funcionamento, mas apenas maquiados. Talvez fosse mais prudente e ético assumir as falhas, substituir os estádios que não estarão prontos por outros já estruturados em outras praças esportivas não escolhidas anteriormente.

Ao fazer essa afirmação, Dilma Rousseff seguiu um estilo diuturno das autoridades brasileiras de contrapor fatos com palavras e promessas. Quando se aponta falha ou falta de alguma obra, a primeira autoridade que se manifesta, não só nega provas documentais, imagens, como afirma que tudo não passa de complô da mídia catastrofista, além de emendar com milhões de verbas liberadas imediatamente.

Recentemente, a governadora do Maranhão responsabilizou o crescimento econômico do seu estado pelas mortes no presídio de Pedrinhas. Assim, agem todos os governadores ao negarem a violência, quando os números mostram o contrário. Tudo isso tem associação com a palavra da presidenta porque ambas são apenas jogadas no ventilador, pouco importando se os dados e fatos comprovem exatamente o contrário.

Vamos ao caso concreto da presidenta: o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo em 2007. Tinha sete anos para construir e reformar os estádios. Faltam pouco mais de 4 meses para o início da Copa, e o estádio da Arena da Baixada está com 40, 50 ou 60% de suas obras não concluídas. Com toda simplicidade apregoada, seis anos e meio não foram suficientes para concluir o que quatro meses serão tempo de sobra.
Esse tipo de afirmação sem compromisso com a realidade atesta um modo peculiar da autoridade brasileira. E a população ainda que não aceite, não contesta a ponto de forçar um pedido de desculpa, uma retratação.

Existem casos isolados de reação, como no Sete de Setembro de 1992, quando o então presidente Fernando Collor de Mello pediu o apoio do povo para se vestir de verde e amarelo, mas o Brasil inteiro vestiu-se de preto.

Nesse modo de agir está o simbolismo da fala presidencial, que representa um estilo das autoridades desde a presidenta da República até o mais humilde prefeito dos grotões brasileiros. Jogam-se soluções e milhões no ventilador, com a certeza de que o vento as leva embora e o povo esquece.

Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
     Bacharel em direito

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Não podemos construir um "Muro de Berlim" no nosso coração, adverte Francisco



Cidade do Vaticano (RV) – Dialogar com humildade e bondade: em síntese, este foi o conteúdo da homilia da Missa celebrada pelo Papa Francisco na manhã desta sexta-feira, na capela da Casa Santa Marta.

Assim como na missa do dia anterior, no centro da reflexão do Pontífice esteve o confronto entre o Rei Saul e Davi. A um certo ponto, Davi tem a possibilidade de matar o Rei, mas – observou Francisco – escolhe “outra estrada”: a estrada da aproximação, do esclarecimento, da explicação. Enfim, o caminho do diálogo para fazer as pazes:

Para dialogar, é preciso calma, sem gritar. É necessário pensar também que a outra pessoa tem algo a mais em relação a mim, e Davi pensava isso: ‘Ele é o ungido do Senhor, é mais importante do que eu’. A humildade, a tranquilidade… Para dialogar, é preciso fazer o que pedimos hoje na oração, no início da Missa: fazer-se tudo a todos. Humildade, tranquilidade, fazer-se tudo a todos e também – mas isso não está escrito na Bíblia – todos sabemos que para fazer essas coisas é preciso engolir muitos sapos. Mas é preciso fazê-lo, porque a paz se faz assim: com humildade, a humilhação, buscando sempre ver no outro a imagem de Deus.

“Dialogar é difícil”, reconheceu o Papa. Mas pior do que tentar construir uma ponte com o adversário é deixar crescer no coração o rancor por ele. Agindo desta maneira, afirmou o Pontífice, permanecemos “isolados na amargura do nosso ressentimento”. Um cristão, ao invés, tem Davi como modelo, que vence o ódio com “um ato de humildade”:

Humilhar-se, e sempre criar pontes, sempre. Sempre. E isso é ser cristão. Não é fácil. Jesus conseguiu: se humilhou até o fim, nos mostrou o caminho. E é necessário que não passe muito tempo: quando existir um problema, depois que a tempestade passar, o mais rápido possível, na primeira oportunidade deve-se recorrer ao diálogo, porque o tempo aumenta o muro, assim como aumenta a erva daninha que impede o crescimento do trigo. E quando os muros crescem, a reconciliação se torna mais difícil: é muito difícil!.

Não é um problema se “algumas vezes voam pratos” – “na família, nas comunidades, nos bairros” – repetiu Francisco. O importante é “tentar fazer as pazes o mais rápido possível”, com uma palavra, um gesto. Uma ponte mais do que um muro, como aquele que por tantos anos dividiu Berlim. Porque “também no nosso coração podemos ter um Muro de Berlim com os outros”:

Eu tenho medo desses muros, desses muros que crescem a cada dia e favorecem os ressentimentos. Inclusive o ódio. Pensemos neste jovem Davi: poderia perfeitamente ter se vingado, expulsado o rei, mas ele escolheu o caminho do diálogo, com humildade, bondade e doçura. Hoje, peçamos a São Francisco de Sales, Doutor da doçura, que nos dê a todos a graça de fazer pontes com os outros, jamais muros.


Rádio Vaticano

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

UFFS abre processo seletivo para contratação de professor substituto para Chapecó e Erechim



A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está com o Edital de Processo Seletivo nº 14/UFFS/2014 aberto para contratação de professor substituto. São três vagas para professores da área de conhecimento de Ciências da Saúde – Enfermagem e Língua Portuguesa e Linguística (40h semanais) para o Campus Chapecó (SC) e Botânica e Bioquímica (20h semanais) para o Campus Erechim (RS).

As inscrições iniciam no dia 24 de janeiro e seguem até as 11h30 do dia sete de fevereiro de 2014, devendo ser efetuadas no Setor de Gestão de Pessoas do Campus da respectiva vaga, no horário das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h.

O processo seletivo será composto por duas etapas: prova didática e prova de títulos. A Prova Didática consistirá em uma aula, de no mínimo 30 e no máximo 40 minutos, perante a Banca Examinadora, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente. Já os títulos serão avaliados conforme pontuação especificada no edital.

Para concorrer às vagas, o candidato não pode ser docente vinculado à Lei nº 12.772/2012 (servidor público federal) e não pode participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente (Lei 8.112/90). Fica impedido de assumir o cargo o candidato que já tenha tido vínculo com a Administração, nos últimos 24 meses (Lei Nº 8.745/93). No caso de acumulação de cargos, o candidato deve possuir carga horária compatível com a proposta.

A homologação das inscrições está prevista para as 17h do dia sete de fevereiro. Já a prova didática será no dia 12 de fevereiro.

Os candidatos poderão obter esclarecimentos ou informações a respeito do processo seletivo por e-mail enviado ao endereço: cpcp@uffs.edu.br .


Renata Portela de Oliveira

UFFS abre concurso público para cargos técnico-administrativos em educação


A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) publicou nesta quarta-feira (22) novo edital de concurso público para provimento de vagas da carreira técnico-administrativa em educação (Edital nº 13/UFFS/2014). São ofertadas 58 vagas para os seis campi da Universidade. O período de inscrição inicia hoje (22) e se estende até as 23h59min do dia 20 de fevereiro de 2014.

Neste concurso estão previstas vagas para cargos da carreira técnico-administrativa em educação nível de classificação D e nível de classificação E. O cargo com mais vagas é o de Assistente em Administração (Nível D), que tem 21 vagas disponíveis distribuídas entre os seis campi da UFFS: Chapecó (SC) 13 vagas; Cerro Largo (RS) duas vagas; Erechim (RS) uma vaga; Passo Fundo (RS) uma vaga; Realeza (PR) duas vagas; Laranjeiras do Sul (PR) duas vagas; e uma vaga para portador de necessidades especiais. Além disso, também são ofertadas vagas para Analista de Tecnologia da Informação; Assistente Social; Economista; Engenheiro/Área: Eletricista; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Nutricionista; Psicólogo; Sanitarista e Tecnólogo/Formação: Química, todos de nível E. Já para o nível de classificação D são oferecidas vagas de Técnico em Laboratório/Área: Edificações; Técnico em Laboratório/Área: Informática; Técnico de Tecnologia da Informação; Técnico em Audiovisual; Técnico em Eletrotécnica; e Tradutor e Intérprete da Linguagem Sinais.

A remuneração prevista para os cargos é de R$ 2.285,99 para nível de classificação D e R$ 3.511,70 para os cargos de nível de classificação E.

O valor da inscrição para os cargos de nível de classificação D é de R$ 70 e para vagas de nível de classificação E é de R$ 100. A inscrição deve ser feita através do próprio site da UFFS, no link localizado no menu inferior direito (Concursos > Concursos Abertos). Nesse link também é possível consultar o edital do concurso.

O concurso será composto de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Para todos os cargos a prova terá duração de quatro horas e a data provável para sua realização é 16 de março de 2014, em local e horário a ser informado. O edital ainda prevê a realização das provas, simultaneamente, nas cidades de Chapecó (SC), Erechim e Cerro Largo (RS) e Laranjeiras do Sul e Realeza (PR), devendo o candidato, no momento da inscrição, optar por uma delas.


Goioxim: Festa de São Sebastião Padroeiro do Municipio

Dom Giovanni



De dez a vinte de Janeiro aconteceu as festividade na Paroquia de são Sebastião em Goioxim, Dia 19 foi a grande festa com participação das comunidades, A celebração da santa missa feita por dom Giovanni,  Padre Sebastião e demais padres.
Rainha da Paroquia Catiele e das Comunidades Evilin Fernanda, 1º Rei Rayson Gabriel 2ª Princesa Emanueli.

Padre Sebastião


 Candidatas a Rainha de todas comunidades e matriz.

Rainhas da Matriz Catiele e das Comunidades Evilin Fernanda


Em destaque, a primeira festa sem álcool e foi um sucesso


E grande show com Cawboys do Asfalto.

Show Cowboys do Asfalto
Veja mais fotos da festa...
Matéria e fotos: Xuxo - Radio Nativa Mix

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Bernardo Carli participa da entrega de equipamentos de saúde para Goioxim e mais 13 municípios







O deputado estadual Bernardo Ribas Carli participou na manhã desta terça-feira, 21 de janeiro, da entrega de equipamentos de saúde para 14 municípios da região de Guarapuava. A cerimônia aconteceu na sede da 5ª Regional, contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, e reuniu diversos prefeitos.

Na oportunidade, Carli destacou a prioridade com que trata a saúde o governo do Estado e que defende investimentos e melhorias constantes para a área. “Conhecemos a realidade da nossa região e sabemos que a saúde é uma das questões mais importantes e que requer a aplicação constante de recursos. Este é sem dúvida um dia importante para nós, em que 14 municípios estão recebendo todos estes equipamentos e terão, assim, melhores condições de atendimento, o que melhora, também, a vida de toda a população”, afirmou Carli.

O material repassado às prefeituras são conjuntos de equipamentos para implantação do Telessaúde Paraná Redes. Lançado pelo governador Beto Richa em dezembro, o programa incorpora tecnologia de comunicação às unidades básicas de saúde e propicia consultoria técnica ou segunda opinião aos profissionais da atenção básica através de equipamentos de conexão e imagem.

Os kits incluem computadores, webcams, impressoras, microfones e fones de ouvido, câmeras fotográficas convencionais e intraorais e outros aparelhos médicos e de informática. Alguns incluem ainda eletrocardiógrafos para exames de coração.

Os municípios que receberam os investimentos hoje são Campina do Simão, Foz do Jordão, Goioxim, Laranjal, Nova Laranjeiras, Pinhão, Porto Barreiro, Prudentópolis, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo, Virmond, Pitanga, Reserva do Iguaçu e Palmital.


Assessoria de Imprensa e Comunicação

Final da Copa São Sebastião de Futsal de Goioxim PR

Ratinho/Cantinho Campeão Copa São Sebastião veteranos



Final da Copa São Sebastião de Futsal de Goioxim PR, Segunda dia 20 de Janeiro Feriado Municipal.

Encerrou-se a copa São Sebastião de Futsal no Ginasio Municipal de Esportes ficando campeão a equipe do Ratinho/Cantinho vencendo a equipe do Iargas Supermercado que ficou com o 2º lugar.

Com o ginasio completamente lotado foram grandes jogos confira os resultados e fotos a seguir.

15:45 Horas no Feminino Rossi Sup. 01 X 01 Moveis Marques - Disputa terceiro lugar

16:30 Horas no SUB-20 Iargas Sup. 07 X 06 Jaboticabal - Disputa terceiro lugar


17:15 Horas no Veterano. São Pedro 08 X 07 Bomfineu - Disputa terceiro lugar

18:45 Horas no Feminino Pinhalzinho 05 X 04 Vista Alegre - Disputa primeiro lugar

19:30 Horas no SUB-20 Trambique 04 X 02 Tilico F.C. -Disputa primeiro lugar

20:15 Horas no Veterano Iargas Sup. 02 X 03 Cantinho/Ratinho - Disputa primeiro lugar
 

Jogo amistoso entre Paróquia Goioxim 05 X 04 Candói

Colocação 1ª Copa São Sebastião de Futsal

FEMININO
1º LUGAR: PINHALZINHO
2º LUGAR: VISTA ALEGRE
3º LUGAR: MOVEIS MARQUES
4º LUGAR: ROSSI SUPERMERCADO

SUB-20
1º LUGAR: TRAMBIQUE
2º LUGAR: TILICO FUTEBOL CLUB
3º LUGAR: IARGAS SUPERMERCADO
4º LUGAR: JABOTICABAL 

VETERANOS
1º LUGAR: CANTINHO/RATINHO
2º LUGAR: IARGAS SUPERMERCADO
3º LUGAR: SÃO PEDRO
4º LUGAR: BONFINEU



Veja Mais Fotos - Credito Xuxo Radio Nativa Mix 
Matéria: Xuxo
Informações: Assessoria de Comunicação

Veja Mais Fotos - Credito Xuxo Radio Nativa Mix





Iargas 2º Lugar Veteranos

Ratinho/Cantinho Campeão Veteranos

 Pinhalzinho  1º Lugar Feminino