sexta-feira, 30 de setembro de 2016

O Juiz Eleitoral Dr Brian Frank determinou toque de Recolher nos municípios de Cantagalo , Goioxim e Virmond


O Juiz Eleitoral Dr Brian Frank determinou toque de Recolher nos municípios de Cantagalo , Goioxim e Virmond devido a morte de uma pessoa na cidade de Cantagalo , o toque de recolher começa a partir das 22 Horas do dia 30/09 até as 05:00 do dia 02 de outubro .

A desobediência a determinação acarretará em prisão em flagrante bem como todo tipo de circulação de veiculo a noite a determinação fecha os estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas das 22 horas do dia 30/09 as 05:00 do dia 02 de outubro de 2016.




Roteiro Para o Transporte do Dia 02 Dia das Eleições 2016

Cantagalo: Homicidio Motoqueiro passou atirando Uma Pessoa Morreu....


Vitima - Emilio Gervásio

CANTAGALO 05 – ATENDIMENTO DE LOCAL DE MORTE

No dia 29 Set. 16, por volta das 16h50min, entrou em contato via fone de emergência um cidadão, relatando que no Centro, uma motocicleta de cor preta com dois indivíduos de roupa escura, efetuaram disparos de arma de fogo em direção à um pessoa, a qual veio a cair ao solo. Sendo que em seguida os autores do fato evadiram-se, tomando rumo ignorado. Que de imediato foi acionado a equipe de emergência SAMU a qual constatou o óbito do senhor 56 anos. A equipe policial militar isolou o local, bem como constatou que havia cerca de cinco estojos deflagrados de calibre 9 mm. Foi acionada a equipe da polícia civil, bem como a equipe da criminalística. As equipes efetuaram patrulhamentos no intuito de localizar o autor ou autores, mas não lograram êxito.

Guarapuava, 30 de Setembro de 2016 Setor de Comunicação Social – anc


quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Goioxim: Disparo de Arma de Fogo e Adulteração de Sinal Id. de Veiculo Automotor.


GOIOXIM 04 – ADULTERAÇÃO DE SINAL IDENTIFICADOR DE VEÍCULO AUTOMOTOR

No dia 28 set. 16, por volta das 13h35min, segundo solicitação, adolescentes estariam transitando com uma motocicleta sem placa e que haviam deixado a motocicleta estacionada no Centro, e que saíram em atitude suspeita. A equipe constatou que a motocicleta era uma HONDA, CG 125 de cor prata e que estava com numeração do motor e chassi suprimidos, realizado patrulhamento pelas imediações, onde foi localizado os adolescentes, sendo que identificados com 16 anos, 15 anos e 15 anos.

Indagados, relataram que apenas pegaram a motocicleta para passear e que o dono da motocicleta outra pessoa. Sendo então apreendidos os adolescentes e conduzidos junto com a motocicleta à Delegacia de Goioxim para as providências cabíveis.

05 – DISPARO DE ARMA DE FOGO

No dia 28 set. 16, por volta às 23h, conforme solicitação via telefone, na localidade Wagner, estaria ocorrendo alguns disparos de armas de fogo, por parte de várias pessoas, as quais se encontravam em veículos, o qual não conseguiu identificar. Diante de tais circunstâncias a equipe deslocou até a localidade, onde foi realizado patrulhamento nas imediações não sendo localizado nenhum veículo ou pessoas em atitude suspeita.

Em contato com o solicitante, este relatou o fato, porém, não soube informar quem eram as pessoas que estavam efetuando os disparos, e nem quantos e as características dos veículos envolvidos nos fatos. Outrossim foi então orientado o solicitante quanto os procedimentos cabíveis.

Guarapuava, 29 de Setembro de 2016 Setor de Comunicação Social – anc

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Prefeito de Foz do Jordão é vítima de tentativa de homicídio


Dois tiros de fuzil foram disparados contra a casa de Neri Quatrin, que estava na sacada


O prefeito de Foz do Jordão, Neri Quatrin (PSDB), foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite dessa terça feira (27). De acordo com Quatrin, por volta das 23h, dois disparos com fuzil foram realizados contra ele, que estava na varanda da sua casa, no Centro da cidade.

Os disparos atingiram a grade da sacada e a parede da casa. Um dos projéteis parou no banheiro e o outro transpassou as paredes de concreto.

A Polícia Militar esteve no local e recolheu um dos projéteis.

Os disparos foram realizados de um matagal. No momento do atentado, toda a família estava em casa e o prefeito estava na sacada.

Ninguém ficou ferido.

A polícia está investigando o caso.



Via: www.redesuldenoticias.com.br

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Simulador de votação na urna eletrônica


Como votar

Usando o teclado da urna, que é similar ao do telefone, digite o número do candidato ou do partido de sua preferência. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato.

Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde CONFIRMA.
Após o registro do voto para todos os cargos, a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra FIM.

Como corrigir o voto

Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, aperte a tecla laranja CORRIGE e repita o procedimento anterior.

Como votar em branco

Para votar em branco, aperte a tecla BRANCO.

Confirme o seu voto apertando a tecla verde CONFIRMA.

Cuidado!

Seu voto poderá ser nulo se você digitar um número de candidato ou de partido inexistente e depois apertar a tecla verde CONFIRMA.


Utilize o simulador clicando no link abaixo...

UFFS: curso do Campus Laranjeiras do Sul recebe conceito máximo de reconhecimento pelo MEC


A UFFS – Campus Laranjeiras do Sul tem mais um curso de Graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Na última segunda-feira (26), através da Portaria Nº 544, de 23 de setembro de 2016, foi publicizado o reconhecimento do Curso Interdisciplinar em Educação no Campo (Licenciatura), condição necessária para a validade nacional do diploma. O curso recebeu nota cinco como conceito final (em uma escala que varia entre 1 e 5).

A avaliação foi realizada nos dias 10 e 11 de setembro de 2015, quando avaliadores designados pelo MEC visitaram a estrutura do Campus, para reuniões com o corpo docente, discente e Direção. Mais de sessenta itens agrupados em três dimensões foram avaliados: instalações físicas, corpo docente e organização didático-pedagógica.

Perfil do curso

O Curso Interdisciplinar em Educação no Campo (Licenciatura) é ofertado na modalidade presencial, com duração de 9 semestres (4,5 anos) e carga horária total de 3.405 horas. Oferece em processo seletivo anual 60 vagas, sendo uma entrada com 30 alunos no período diurno no 1º semestre e outra entrada com 30 alunos no período noturno no 2º semestre.

O curso pretende formar profissionais da educação comprometidos com o desenvolvimento educacional, cultural, social e econômico, bem como docentes qualificados para atuar na docência prioritariamente em escolas do campo na(s) área(a) de formação proporcionada(s) pelo curso, capacitados para promover a gestão de processos educativos escolares e não escolares no/do campo e capazes de iniciativas que promovam e qualifiquem o processo educacional de modo geral e do campo, fortalecendo a relação entre o ensino das ciências da natureza e da matemática e o contexto (físico, geográfico, cultural e econômico) do campo brasileiro.


Seleção Paranaense de Hapkido fica em 4º lugar em Campeonato Brasileiro


Final de semana com grandes emoções para o Hapkido Paranaense, no Campeonato Brasileiro de Hapkido em Belo Horizonte, Minas Gerais. Atletas do estado estiveram participando de mais uma grande competição de porte Nacional, e doze atletas de Goioxim se uniram aos demais atletas de Curitiba e região para fortalecer a equipe.

A seleção Paranaense sob o comando do Professor Felippo Volpe da Volpe Hapkido de Curitiba conquistou o 4º lugar no quadro Geral em equipe, e no individual foram 40 medalhas, sendo 11 OUROS, 12 PRATAS e 17 BRONZES.

A Samurang Gym de Goioxim conquistou 16 medalhas ao todo, sendo cinco OUROS, seis PRATAS e cinco BRANZES, feito inédito para a nossa equipe, que com muita dedicação e esforço estão gravando o nome de nossa cidade por onde passam.

“Fico muito contente com os resultados que obtemos, são resultados de muita dedicação de todos, nossa equipe é praticamente toda composta por crianças, mas isso não impediu de representarmos muito bem o Goioxim, só tenho que parabenizar a todos e agradecer pela confiança, agradecer ao Sr. Prefeito, Elias e a todos os vereadores, ao Secretário Anderson Pereira, por cederem o ônibus para o transporte, aos empresários que nos ajudaram com patrocínios e a população por acreditar em nossas crianças e em nossa equipe.” Disse Celso José Mereth, que também agradece ao Professor Felippo por apoiar e acreditar na equipe de Goioxim, convocando nossos alunos para a Seleção.







A equipe foi recebida na Câmara de Vereadores sob aplausos dos presentes, onde apresentaram as medalhas e o grande Troféu conquistado pela Seleção Paranaense.

Matéria e fotos: Celso José Mereth

Goioxim: Furto e Veiculo Recuperado

Foto ilustrativa

GOIOXIM 01 - FURTO E VEICULO RECUPERADO

Por volta das 00h20min, do dia 26 de set.16, na PR-364, Bairro Rural, foi avistado o veículo Monza com placa de Almirante Tamandaré, de cor branca e três pessoas saindo do veículo, os quais foram identificados com 16 anos, 21 anos e 16 anos, sendo que ao ver a viatura, um deles tentou dispensar uma chave e uma micha e, após tentaram empreender fuga.

Ao realizar a consulta do veículo constatou que este estava com alerta de furto no município de Cantagalo, indagados, um dos adolescentes relatou que a idéia de furtar o veículo foi do maior e, que este veio conduzindo o veículo até aquele local onde acabou o combustível, sendo que os três estavam de acordo com o furto e que iriam levar o veículo até Guarapuava onde venderiam para uma pessoa morador do Bairro Planalto. Diante dos fatos foi dado voz de prisão e apreensão aos envolvidos e conduzidos à delegacia de Goioxim para as providências cabíveis.


Guarapuava, 27 de Setembro de 2016 Setor de Comunicação Social – anc

Campina do Simão: Violência Domestica


CAMPINA DO SIMÃO 03 – VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

No dia 26 set. 16, por volta das 15h30min, a equipe recebeu uma ligação 190 onde a senhora 24 anos, relatou que seu marido 30 anos, estava ameaçando-a. Deslocado até o Centro, onde a senhora relatou que seu marido fez ameaças de morte contra a mesma utilizando uma faca. Também relatou que o senhor pegou-a pelo pescoço tentando em vários momentos esfaqueá-la. A equipe policial deu voz de prisão para o senhor e encaminhou as partes para a 14ª SDP de Guarapuava. No deslocamento para a delegacia a vítima solicitou que a equipe parasse a viatura pois estava se sentindo mal, durante a parada o autor tentou evadir-se, sendo necessário utilizar algemas para evitar a fuga.

Guarapuava, 27 de Setembro de 2016 Setor de Comunicação Social – anc

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Goioxim: Visita da Imagem Peregrina Nsa. Aparecida de 27 de Setembro a 09 de Outubro




Cantagalo: Homicidio


CANTAGALO 02 – HOMICIDIO

Por volta das 02h20min, do dia 24 de set.16, a equipe recebeu uma ligação onde um cidadão informou que um homem estava em via pública pedindo socorro com ferimento por arma branca. Feito contato com o Samu, que deslocou para atendimento da vítima. No hospital foi constatado o óbito do cidadão identificado com 20 anos. A equipe fez patrulhamento na área central e bairros no intuito de encontrar o autor, porém não foi localizado, no entanto foi localizado um senhor, o qual relatou que, a vítima teria tido uma discussão minutos antes do fato, e logo em seguida ouviu o mesmo pedindo ajuda, e com as vestimentas toda sujas de sangue. Foi feito buscas na tentativa de encontrar o possível autor, porém não foi localizado. Repassado a situação à 2ª SDP de Laranjeiras do Sul.

Guarapuava, 24 de Setembro de 2016 Setor de Comunicação Social – anc

Goioxim: Furto de Motocicleta na Comunidade de Diamante


GOIOXIM 05 – FURTO DE MOTOCICLETA

No dia 24 set. 16, por volta das 22h, compareceu no destacamento PM, o solicitante, o qual relatou que estava em uma reunião na localidade de Diamante, e que próximo das 19h deixou sua motocicleta, Yamaha YBR 125 ED, sem as chaves, e ao término do evento quanto foi buscar o veículo, próximo das 22h, percebeu que a mesma havia sido furtada. Feito patrulhamento no intuito de localizar a motocicleta, porém sem êxito. Orientado quanto aos procedimentos cabíveis.

Guarapuava, 25 de Setembro de 2016 Setor de Comunicação Social – anc

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

UFFS - Campus Laranjeiras do Sul tem 3 cursos estrelados no Guia do Estudante, da Editora Abril


Os cursos de Agronomia, Engenharia de Aquicultura e Interdisciplinar em Educação no Campo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul foram estrelados na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE), da Editora Abril. Os cursos constarão na publicação GE Profissões Vestibular 2017, que passa a circular nas bancas a partir do dia 14 de outubro.

Agronomia e Engenharia de Aquicultura receberam 3 estrelas, já o curso Interdisciplinar em Educação no Campo foi avaliado com 4 estrelas. Os cursos estarão relacionados na lista dos melhores cursos do país, na revista que circula nacionalmente e que é destinada ao público estudantil.

Para a diretora do Campus Laranjeiras do Sul, Janete Stoffel, “esse é mais um reconhecimento do trabalho que vem sendo feito ao longo desses 7 anos da UFFS. Nossos cursos são muito bons, não tenho a menor dúvida quanto à qualidade deles, mas, de fato, aos poucos vamos sendo reconhecidos externamente por essa qualidade. A conquista das estrelas no Guia da Editora Abril é mais uma confirmação disso, esse resultado reforça nossa certeza e certamente a cada tempo que for passando teremos mais e mais comemorações a fazer, porque nossa comunidade universitária tem buscado sempre fazer o seu melhor”.

A diretora comenta ainda que “os cursos possuem projetos pedagógicos que foram construídos pensando na necessidade que a região apresenta, e os professores e coordenadores de cursos são muito comprometidos com essas propostas. Os estudantes e egressos já têm comprovado também a qualidade do ensino, pois boa parte desses ex-alunos já estão inseridos no mercado de trabalho e em cursos de Pós-Graduação em Instituições renomadas do Brasil e também na própria UFFS”.

Avaliação do GE

A avaliação do Guia do Estudante é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso, denominados pareceristas. Considerando os aspectos: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura, os pareceristas emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

Os pareceristas avaliam, desde o projeto didático-pedagógico, produção científica, atividades de extensão, internacionalização, relação com o mercado de trabalho, infraestrutura, até a oferta de pós-graduação, entre outros aspectos.

A avaliação do GE é realizada anualmente e efetivada em 5 etapas, que ocorrem ao longo de nove meses, sendo elas:

- Atualização dos dados das instituições;
- Definição dos cursos que serão avaliados (nem todos os cursos participam da avaliação. Para participar é necessário atender alguns pré-requisitos, dentre eles o ano de conclusão da primeira turma deve ser anterior ou igual a 2013);
- Preenchimento do formulário de avaliação pelos coordenadores;
- Pesquisa de opinião com os pareceristas, que atribuem as notas (cada curso é conceituado por, no mínimo, sete pareceristas).
- Atribuição dos conceitos: as estrelas que os cursos recebem são resultados da média das notas dos pareceristas, descartadas a maior e a menor nota recebida, a fim de evitar distorções.


1º Congresso Paranaense de Rádios Comunitárias 29 de Outubro 2016


A APRACOM – Associação Paranaense de Rádios Comunitárias realizará no dia 29 de outubro de 2016 na cidade de Campo Mourão – PR o 1º congresso Paranaense de Rádios Comunitárias. O evento tem como objetivo proporcionar informação, conhecimento, troca de experiências, fortalecimento de parcerias e a representatividade que as rádios comunitárias espalhadas por todo o Estado do Paraná necessitam para continuar o seu trabalho de “democratização da comunicação”, especialmente nas pequenas e médias cidades paranaenses. 

O congresso contará com uma programação ampla e diversificada, com palestras e oficinas de temas diversos, exposição de equipamentos e softwares, sorteio de prêmios, presença de diversas autoridades, dentre outras atrações, criando um ambiente ideal para a troca de experiências, aprendizado e novas parcerias. A Telenick estará presente com sua linha de equipamentos desenvolvidos exclusivamente para rádios comunitárias que agrega qualidade a um baixo custo. Todos os participantes concorrerão a um Processador de Áudio NK 500.

Beneficiários do Bolsa Família doaram R$ 16 mi nesta eleição


UMA LEGIÃO DE DOADORES: TSE investiga indícios de fraudes com CPF de beneficiários do programa (VEJA.com/VEJA/VEJA)

TSE apura indícios de fraude envolvendo o programa por partidos e candidatos. Apenas um beneficiário doou 67.000 reais

Beneficiários do Bolsa Família doaram 15.970.436,50 a candidatos e partidos políticos nesta eleições, segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgado nesta quinta-feira. O valor total de arrecadação declarado à Justiça Eleitoral até o momento é de mais de 1 bilhão de reais e, de acordo com o cruzamento, pelo menos 16.000 beneficiários do programa social aparecem como doadores. Agora, o TSE vai apurar indícios de falta de capacidade econômica de doadores inscritos no cadastro e que realizaram doações para campanhas eleitorais.
Para o cargo de vereador, os cadastrados no programa doaram, em todo país, 12,3 milhões de reais. Já aos candidatos a prefeito, o valor das doações soma 3,5 milhões de reais. Também foram verificadas doações a partidos políticos, que somam 204.433 reais. O maior valor doado por beneficiário do Bolsa Família foi 67.000 reais. Para se ter uma ideia, só podem receber o benefício (que chega a 195 reais) famílias com renda até 170 reais por pessoa.

O ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, afirma que tudo indica que pode haver fraude. “Ou essa pessoa não deveria estar recebendo Bolsa Família ou está ocorrendo o que chamamos de ‘caça CPF’, ou seja, a manipulação de CPF de alguém que está inocente nessa relação, então tudo isso será investigado”. Segundo ele, antes a análise das contas só era feita tempos depois da eleição e, agora, a Justiça Eleitoral troca informações com o Ministério Público, a Polícia Federal, o Tribunal de Contas da União (TCU), o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), a Receita Federal, além do Ministerio do Desenvolvimento Social e Agrário, para analisar irregularidades ainda durante a campanha.

O levantamento foi feito a partir do cruzamento de dados do TSE e do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), que cadastra beneficiários de programas sociais do governo federal. “A parceria foi muito importante e vamos investigar cada caso desses para saber se pessoas que não necessitam do Bolsa Família estão recebendo ou se os CPFs delas estão sendo usados para praticar crime eleitoral”, disse o ministro Osmar Terra.

veja.abril.com.br

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Portal Informação para Todos traz dados sobre gastos públicos dos municípios


O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO ESTÁ COLOCANDO À DISPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO UM BANCO DE DADOS COM INFORMAÇÕES MUNICIPAIS EQUIVALENTE A CERCA DE 289 MILHÕES DE PÁGINAS DE TEXTO - OU 1,35 TERABYTE // LANÇADO PELO PRESIDENTE DA CORTE, CONSELHEIRO IVAN BONILHA, O PORTAL INFORMAÇÃO PARA TODOS, OU PIT, DISPONIBILIZA NA INTERNET 12 PAINÉIS TEMÁTICOS, DESDE OBRAS PÚBLICAS ATÉ LICITAÇÕES, CONTRATOS, DIÁRIAS E GASTOS COM COMBUSTÍVEIS NAS 399 PREFEITURAS DO PARANÁ.

A SOLENIDADE DE LANÇNAMENTO ACONTECEU NO AUDITÓRIO DO TCE E CONTOU COM A PRESENÇA DE AUTORIDADES ESTADUAIS, MUNICIPAIS, TÉCNICOS E SERVIDORES DO TCE // SEGUNDO O PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ, EDSON CAMPAGNOLO, O PIT TRAZ MAIS TRANSPARÊNCIA À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

PARA O PRESIDENTE DO OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL, NEY DA NÓBREGA RIBAS, A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL FORTALECE A CIDADANIA. PARA ACESSAR O BANCO DE DADOS DISPONIBILIZADO PELO PIT, O USUÁRIO DEVE ABRIR A HOMEPAGE DO TRIBUNAL // O ENDEREÇO É WWW.TCE.PR.GOV.BR // EM SEGUIDA, BASTA CLICAR NOS ÍCONES, QUE FICAM À ESQUERDA.

www1.tce.pr.gov.br

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

21 de Setembro Dia do Radialista


Hoje é dia do radialista e para quem não sabe, radialista é aquela pessoa que parece que fala conosco através de nosso rádio, aquela voz gostosa e repleta de sentimentos que somente um profissional dessa área poderia ter. Alguém que não transmite apenas notícias, mas sim informações repletas de sentimentos humanos, pessoas que se tornam próximas de uma maneira nada convencional.

Então, parabéns aos radialistas que trazem para nossos lares as mais belas canções, as mais belas mensagens, que conseguem deixar seus problemas de lado para trazer para nossas casas, uma espécie de companhia que não podemos tocar e nem ver, mas que sabemos que está ali, pertinho, captando no ar as ondas de energia que o mundo inteiro emite.

Portanto, se você conhece algum radialista, não pense duas vezes para lhe dar parabéns, para agradecer por sua companhia, por alegrar seu dia, por dedicar aquela canção que pediu com tanto amor para alguém especial. Não deixe de transmitir toda sua energia para esse profissional que, por mais natural que sejam os problemas, sempre nos passa um astral positivo e esperançoso.




www.calendariobr.com.br

Goioxim: Incendio na Creche Municipal.

Foto ilustrativa

GOIOXIM 01 – INCÊNDIO

No dia 20 set. 16, por volta das 10h, a equipe realizava patrulhamento pelo, Centro, quando foi abordada por populares que relataram que a creche municipal estaria pegando fogo, a equipe então deslocou até o pátio de maquinas apanhou alguns extintores e retornou até o local, e juntamente com populares conseguiu apagar o fogo, todas as crianças foram retiradas do local em segurança e o local foi isolado, não houve feridos. O foco do incêndio foi em um banheiro todo revestido em alvenaria, a suspeita é que o fogo teve início através de um curto circuito na instalação elétrica, devido a contenção do fogo ter sido efetiva não houve a necessidade de apoio do Corpo de Bombeiros.


Guarapuava, 21 de Setembro de 2016 Setor de Comunicação Social – anc

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Campeonato Brasileiro de Hapkido Equipe de Goioxim vai se Fazer Presente.


Acontece nesse final de semana, dias 23, 24 e 25 de Setembro, em Belo Horizonte- MG, o Campeonato Brasileiro de Hapkido, e o Goioxim estará mais uma vez sendo representado, como o professor Felippo Volpe da Volpe Hapkido já havia anunciado em maio, quando esteve fazendo exame de faixa dos alunos da nossa cidade, vários alunos de Goioxim foram convocados a fazer parte da Seleção Paranaense de Hapkido.

Ao todo, foram convocados 13 atletas para compor a equipe que representará o Estado do Paraná nesse grande evento. “É uma alegria muito grande poder representar mais uma vez o nosso município em um Campeonato Brasileiro, será a primeira vez que estaremos participando de um campeonato fora do nosso estado, mas com o peso de representá-lo para o Brasil, temos certeza de que estaremos fazendo o nosso melhor, nossos alunos já são vencedores por serem convocados para fazer parte da seleção Paranaense.” Disse Celso José Mereth, professor e técnico dos alunos de Goioxim.



Segue os nomes dos atletas convocados;

Anna Caroline Schreinner;

Amanda Zuconelli Fermiano;

Arthur Kubiak Ramos;

Celso José Mereth;

Eduardo Semchechen Ferreira Leite;

Everson Vinicius Toledo;

Isabelly dos Santos Pacheco;

Isamara Marchiori Oliveira dos Santos;

Heitor Kubiak Ramos;

Larissa Pedroso Mereth;

Letícia Pedroso Mereth;

Nicole Silva Ferreira;

Romilso Gabriel Schadeck.

A equipe de Goioxim agradece a todos pelo incentivo e apoio, ao Prefeito, Sr. Elias Schreinner, aos vereadores, aos empresários, aos pais dos nossos alunos, e ao Professor Felippo Volpe, que acreditou em nossos alunos, em nossa equipe.

A equipe retorna no dia 26 de Setembro, desejamos a todos BOA SORTE, que Deus ilumine e que os resultados venham.


domingo, 18 de setembro de 2016

Maiara e Maraisa fazem show neste domingo em Guarapuava


Com algumas músicas entre as mais tocadas do Brasil atualmente, a dupla sertaneja Maiara e Maraisa faz um show na noite deste domingo (18) em Guarapuava. A atração é no Pahy Centro de Eventos, que terá seus portões abertos a partir das 19h.

O show de abertura com a dupla Matheus Henrique e Gabriel começa às 20h. Já o grande show da noite, com a mulheres mais famosas do sertanejo atualmente, começa às 22h30.

Os ingressos ficam à venda até às 18h na rede Super Pão. Após este horário, eles podem ser adquiridos apenas no Pahy na entrada do evento.

Via: www.redesuldenoticias.com.br

Nota de Falecimento do Sr. Anibál Veloso Linhares


E com pesar que Noticiamos o Falecimento do Sr Anibal Veloso Linhares com 66 anos de idade. Seu corpo esta sendo velado na Capela Mortuária do bairro Santa Cruz em Guarapuava, haverá Missa de corpo presente hoje as 17:00hs na Capela Nsa. dos Milagres em Goioxim, logo apos sepultamento no cemitério Municipal.












Foto: Arquivo da Familia.


sexta-feira, 16 de setembro de 2016

UFFS completa 7 anos de criação e realiza Sessão Solene


Na quinta-feira (15) a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) comemorou 7 anos da publicação da Lei Nº 12.029, a qual oficializou a criação da Instituição. Para celebrar o aniversário da UFFS, foi realizada uma sessão solene conjunta entre o Conselho Universitário (CONSUNI) e Conselho Estratégico Social (CES) da Instituição.

A cerimônia foi realizada no Auditório do Bloco B do Campus Chapecó e transmitida por videoconferência aos auditórios dos campi da UFFS.

Todos os diretores de campus da UFFS comentaram sobre os desafios e as conquistas institucionais durante esses primeiros sete anos.

O presidente do CES, Rui Valença, destacou a importante participação com qualidade da comunidade regional e a importância de pensar em conceitos-chave para a UFFS. “É sempre tempo de aperfeiçoar os conceitos que rodeiam a Universidade, como os conceitos de universidade pública, popular e democrática”, afirmou.

Para o reitor da UFFS e presidente do CONSUNI, Jaime Giolo, “essa data magna – 15 de setembro – é sempre uma data para lembrar de fazer reconhecimentos e agradecimentos àqueles que produziram muita força de luta para que a UFFS fosse constituída e à comunidade que foi se formando em levas sucessivas, levando adiante o desafio de produzir a coletividade, que é uma Universidade multi, como essa”.

A diretora do Campus Laranjeiras do Sul, Janete Stoffel, contextualizou a história do Campus, desde o início de suas atividades em 2010, quando ainda não tinha prédios próprios, até o presente momento, em que estamos com estrutura própria. Janete comentou que “muitos desafios foram ultrapassados e outros ainda teremos que enfrentar. Comemoramos muitas conquistas, como por exemplo a qualidade dos egressos que nossos cursos têm formado, pois, muitos de nossos acadêmicos já alcançaram vagas em cursos de pós-graduação stricto sensu renomados no Brasil, isso demonstra a qualidade do ensino ofertado”.

Durante a solenidade, também foi lançado o novo site da UFFS, que deve estar disponível em breve, e a Editora UFFS, que publicará e-books (EPUB) e livros em PDF, disponibilizados no link Editora UFFS, no sitewww.uffs.edu.br

Comemorações no Campus Laranjeiras do Sul

Nas dependências do Restaurante Universitário (RU) do Campus Laranjeiras do Sul os estudantes, servidores e comunidade regional, puderam prestigiar apresentações artísticas promovidas por projetos culturais desenvolvidos no Campus, as quais foram realizadas ao meio dia e no início da noite.

Outra atividade alusiva aos 7 anos da UFFS, é a exposição fotográfica “UFFS – 7 anos transformando histórias”, composta por fotos de vários momentos e atividades do Campus Laranjeiras do Sul. As fotografias permanecem expostas até a próxima segunda-feira (20) noHall do Bloco A e durante a terça-feira (21) no Hall do Bloco de Professores/Administrativo. A exposição pode ser visitada gratuitamente por toda comunidade acadêmica e regional.


quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Governo assina repasse de R$ 1 bilhão para serviços de saúde


Em evento no Palácio do Planalto, recursos gerados a partir de economia em contratos serão destinados para 99 UPAS, 1.401 novos serviços em Santas Casas e mais medicamentos


Com medidas de gestão voltadas à maior eficiência dos gastos públicos, o Ministério da Saúde conseguiu destinar mais R$ 1 bilhão para a assistência à população, sem impacto no orçamento. Esse valor, resultado da revisão de contratos e economia com aluguéis e outros serviços, será utilizado na oferta de 1.401 novos serviços nas Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e no custeio de 99 Unidades de Pronto Atendimento, além da expansão da oferta de medicamentos e tecnologias mais modernas. O balanço das ações adotadas pela pasta foi apresentado nesta quarta-feira (14) pelo ministro Ricardo Barros durante cerimônia no Palácio do Planalto.

O presidente da República, Michel Temer, destacou os resultados obtidos nos últmos quatro meses pelo Ministério da Saúde e defendeu uma política fiscal responsável. “Hoje, por força do governo e das medidas adotadas, as Santas Casas estão se transformando em Santas Casas novamente. A gestão eficiente dos recursos leva a excelência no atendimento de saúde. É o que queremos ao longo do tempo para o Brasil. Esse é nosso compromisso: assegurar mais recursos a serem aplicados numa gestão mais eficiente da saúde", ressaltou.

Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, é fundamental atuar na gestão para aplicar melhor os recursos disponíveis. “O conjunto das ações de gestão do Ministério da Saúde está aumentando o acesso dos brasileiros aos tratamentos e medicamentos, estamos fazendo mais com os mesmos recursos. Estamos modernizando o atendimento da população e incorporando modernas tecnologias com o melhor custo benefício. As medidas estão garantindo o pagamento em dia do Ministério da Saúde e teremos recursos para continuar cumprindo os nossos compromissos. Vamos fazer uma gestão mais eficiente e vamos melhorar a saúde e aperfeiçoar o SUS", destacou o ministro Ricardo Barros.

Confira aqui a apresentação

As portarias para o custeio das 99 UPAS serão publicadas nas próximas semanas e os repasses começam a ser pagos em outubro, em um total de R$ 182 milhões por ano. Com isso, 100% das unidades que funcionavam sem a contrapartida do Ministério da Saúde, passam a receber valores mensalmente. A medida garante o atendimento à população nas 91 cidades beneficiadas, já que estados e prefeituras estavam sobrecarregados na manutenção dos serviços.

Para o financiamento dos 1.401 novos serviços em Santas Casas e Instituições Filantrópicas serão destinados pelo Ministério da Saúde R$ 371 milhões por ano. As habilitações e credenciamentos beneficiam 216 hospitais. A meta é que os pagamentos ocorram no próximo mês. Essas instituições desempenham papel importante na assistência à população, representando, atualmente, 42% das internações de média e alta complexidade no SUS.

Além da habilitação de UPAS e novos serviços para entidades filantrópicas, as medidas de gestão que geraram economia e maior eficiência dos gastos também permitiram ampliar em 7,4 milhões de unidades a oferta de medicamentos e vacinas no SUS. O investimento na compra de mais insumos foi de R$ 222 milhões. Ainda como resultado das ações, o setor saúde receberá aporte de R$ 227 milhões para produção no Brasil da vacina meningocócica, fortalecendo a indústria nacional e gerando empregos.

ECONOMIA – Os mais de R$ 1 bilhão que estão sendo empregados na saúde, garantindo a expansão e qualificação da assistência à população são resultado de ações de gestão. Entre as medidas adotadas estão a redução de 20% dos custos dos contratos com empresas de tecnologia, mantendo o mesmo escopo dos projetos; redução de 33% dos valores de serviços gerais, como aluguéis e contas de telefones; e queda de até 39% nos preços de medicamentos, bem como a negociação de reajustes; além da extinção de 417 cargos, sendo 335 de livre nomeação.

Para o orçamento deste ano, o Governo Federal recompôs R$ 6,3 bilhões do Ministério da Saúde que havia sido contingenciado ainda pelo governo anterior. Com essas ações será a primeira vez em três anos que o bloco de Média e Alta Complexidade, que engloba assistência ambulatorial e hospitalar, como internação, cirurgias, exames, entre outros procedimentos, terá orçamento para pagamento integral das ações para os estados e municípios.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Proibição de propaganda política na Igreja


O descumprimento da medida acarretará em multa e outras penalidades de acordo com a Constituição Federal.

A Diocese de Guarapuava, através de seu Bispo, Dom Antônio Wagner da Silva, em conformidade com a Promotoria de Justiça Eleitoral, embasada no artigo 127, da Constituição Federal, PROÍBE, em qualquer hipótese que seja a veiculação de propaganda política no interior das igrejas, sejam elas paróquias, capelas ou comunidades. A mesma determinação também vale para as adjacências e bens da instituição, tais como salões de reunião, prédios, muros, portões, terrenos baldios, dentre outras propriedades da Igreja Particular da Diocese.

O descumprimento da lei acarretará em adoção das providências legais, dentre elas, a notificação do responsável pela propaganda eleitoral irregular e do candidato, partido ou coligação beneficiários para retirada da propaganda, restauração do bem e, em caso de descumprimento, de aplicação de multa de R$ 2.000,00 (dois mil reais) a R$ 8.000,00 (oito mil reais), além da possibilidade de propositura de ação de investigação judicial eleitoral por abuso de poder eclesiástico, bem como, tomada de outras providências judiciais e criminais.

“A recomendação do Ministério Público será acatada e divulgada amplamente dentro dos limites da Diocese de Guarapuava”, considerou Dom Wagner.

Também é recomendada a leitura pública do material distribuído pelo Ministério Público durante as celebrações, reuniões e encontros, além de sua afixação em locais visíveis para todas as pessoas.


terça-feira, 13 de setembro de 2016

Goioxim: Furto de Motocicleta, Foz do Jordão Furto de Armas e Cantagalo Roubo


CANTAGALO 06 – ROUBO

No dia 12 set. 16, por volta das 9h30min, compareceu no Destacamento da Policia Militar, o solicitante, morador da localidade Carazinho, o qual relatou que foi vítima de roubo na noite anterior. Que indivíduos adentraram sua residência, e com revolveres na mão, pediram para que o senhor baixasse a cabeça, em seguida encapuzaram o senhor, para que não pudesse ver o restante da ação dos indivíduos. Que agrediram seu cachorro, carregaram onze cabeças de gado que estavam na mangueira fechados, os indivíduos também subtraíram R$ 420,00 (quatrocentos e vinte reais) em espécie. Relatou o senhor que a ação iniciou próximo das 00h e teve fim próximo das 06h, que escutou barulhos de carro pequeno e para transporte dos animais. A equipe deslocou até o local juntamente com a equipe da Policia Civil. O senhor foi orientado quanto aos procedimentos cabíveis.


GOIOXIM 07 – FURTO DE MOTOCILETA

No dia 12 set. 16, por volta das 18h compareceu no Destacamento Policial Militar, o solicitante, o qual relatou que está trabalhando com uma máquina de terraplanagem, no bairro Diamante. Que nesta data, por volta das 17h, deixou com as chaves na ignição a motocicleta Honda NXR 125 Bros KS, cor vermelha, na propriedade onde atualmente está realizando serviços. Que ao retornar ao local onde havia deixado por volta das 18h, percebeu que a mesma havia sido furtada. A equipe realizou patrulhamento na tentativa de localizar o veículo, porém sem êxito. Orientado a vítima quanto aos procedimentos cabíveis.

FOZ DO JORDÃO 01 – FURTO DE ARMA DE FOGO

No dia 12 set. 16, por volta das 08h, o solicitante, procurou a equipe de serviço para confeccionar Boletim de Ocorrência, onde relatou que no dia 11/09/2016, saiu de sua residência localizada no Arroio dos Índios, por volta das 14h30m, retornando as 18h30m, encontrando as portas arrombadas, notando que haviam sido subtraídos diversos eletroeletrônicos, roupas, e três armas de fogo, uma Pistola marca Glock, Calibre .380, 16 tiros, uma espingarda Boito calibre .12, modelo Pump 8 tiros e um Rifle CBC, calibre .22, 10 tiros. Foi orientado o senhor quanto aos procedimentos legais cabíveis.

 Guarapuava, 13 de Setembro de 2016 Setor de Comunicação Social – anc

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Reserva do Iguaçu, Disparo de Arma de Fogo, Palmital Ameaça e Cantagalo, Roubo e Lesão Corporal


RESERVA DO IGUAÇU 01 – DISPARO DE ARMA DE FOGO

No dia 11 set. 16, por volta das 09h30min, compareceram no Destacamento Policial Militar, dois senhores, os quais relataram que estavam dentro do veículo no Centro, quando encostou um veículo VW/ PARATI, e o condutor, sendo uma pessoa conhecida, sacou um revólver e fez diversos disparos em direção aos mesmos, sendo que alguns picotaram, mas nenhum chegou a atingir as vítimas. Relatou um dos solicitantes, que teve um relacionamento de aproximadamente sete anos, com o autor dos disparos e, que terminaram o relacionamento faz alguns dias. Após busca foi localizado o veículo VW/ Parati, a qual estava com seu filho (proprietário do veículo), onde este informou que não sabia do fato e que seu pai havia saído com outro veículo. As vítimas foram orientadas quanto aos procedimentos cabíveis.


PALMITAL 02 – AMEAÇA/ DESACATO E RESISTENCIA

No dia 11 set. 16, por volta das 11h30min, na Vila Coamo em Palmital, relatou o solicitante, que seu filho 25 anos, estava muito agressivo na residência, bem como lhe agredindo e proferindo ameaças de morte. Com a chegada da equipe, foi constatado o fato, que o mesmo estava no lado externo da casa com uma pedra na mão, ameaçando de jogar contra a equipe, que passou também a proferir ameaças de morte e desacatar a equipe policial. Que em um certo momento seu cunhado se aproximou e ele jogou a pedra contra a equipe, porém, não acertou, sendo então utilizado de técnicas de imobilização para contê-lo, sendo ainda necessário fazer uso de algemas, devido a agressividade do mesmo. Que após contido, foi dado voz de prisão e encaminhado até a delegacia de polícia civil, juntamente com a vítima, para que os procedimentos cabíveis.


CANTAGALO 03 – ROUBO/ LESÃO CORPORAL

Por volta das 19h30min, do dia 11 de set.16, na Vila Caçula, relatou o solicitante, que seu vizinho, o senhor 60 anos, havia sido roubado. A equipe deslocou até a residência do mesmo e encontrou a vítima com ferimentos na face e no olho direito. O senhor relatou que o autor da agressão foi uma pessoa conhecida, que subtraiu a quantia de R$ 800,00 (oitocentos reais). O senhor foi encaminhado para o posto de saúde pela equipe do SAMU, bem como foi efetuado patrulhamentos nas imediações, porém o autor não foi localizado. Foram orientados o solicitante e a vítima quanto aos procedimentos cabíveis.


Guarapuava, 12 de Setembro de 2016 Setor de Comunicação Social – anc

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Goioxim: Final do Campeonato Municipal de Futsal 2016


FASE FINAL CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL
QUARTA - FEIRA DIA 07/08/16

FEMENINO
17:30 HRS
CAVACO 01 X 01 BIEL MULTIMIX

18:15 HRS
ADC REFLORESTAMENTO WO X WO REAL MATISMO

FEMENINO
19:00 HRS
GOIO GIRLS 03 X 03 SANTO ANTONIO

19:45 HRS
ÁGUA FRIA 05 X 03 LP VIDRAÇARIA

Goio Gilrs Campão Feminino

Santo Antonio Cavaco 2º Lugar Feminino

Cavaco 4º Lugar Feminino

Biel Multimix 3º Lugar Feminino
Agua Fria Campeão Masculino


LP Vidraçaria 2º Lugar Masculino


OBS: 3º e 4º Lugar Masculino não Jogaram

Ratinho Goleiro Menos Vazado - Agua Fria

Artilheiro Luiz Cleverso (Lambari) - Diamante




Veja mais fotos do evento...
"Final Campeonato Futsal 2016"

Goioxim: Acidente Com Vitima Fatal na Estrada Que Liga Goioxim a Jacutinga.


OBS: Vitima Edivino Damião Pires (Negrinho)

GOIOXIM 05 – ATENDIMENTO DE ACIDENTE/ ATENDIMENTO EM LOCAL DE MORTE

No dia 08 set. 16, por volta das 17h, a equipe de serviço deslocou até Estrada Principal, na Localidade de Cachoeira, onde havia ocorrido um acidente com vítima. A equipe juntamente com a equipe da saúde do município constatou que havia uma vítima fatal, a qual foi identificada com 52 anos. Foi entrado em contato com o senhor 44 anos, que estava no local e relatou que ele era o condutor do veículo, porém não possuía CNH na categoria.

Que a vítima foi até a sua residência e pediu para este levá-lo juntamente com sua esposa e seus dois filhos menores até a sede do município com o veículo de propriedade da vítima, pois, o mesmo não sabia dirigir, e quando estavam retornando, o condutor relatou que faltou freio e neste momento perdeu o controle do veículo, em uma curva vindo a colidir com um barranco, vindo a capotar o veículo. Do evento resultou em danos no veículo e o condutor não sofreu ferimentos e conseguiu socorrer as vítimas (senhora e seus dois filhos). Contudo, o senhor, entrou em óbito no local. Diante da circunstância foi entrado em contato com Policia Civil que estiveram no local onde foi repassado a situação.

O corpo foi liberado para a funerária. O veículo devido estar com a documentação em dia foi liberado para o sobrinho da vítima. O condutor foi conduzido até Guarapuava para fazer o teste etilômetro e posteriormente entregue na delegacia para os procedimentos cabíveis.


 Guarapuava, 09 de Setembro de 2016 Setor de Comunicação Social – anc

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

7 de Setembro Independência do Brasil


Independência do Brasil

Dia da Independência do Brasil, também chamado de Sete de Setembro ou Dia da Pátria, é um feriado que comemora a declaração de independência do país, que fez com que ele deixasse de pertencer a Portugal. Foi em 7 de Setembro de 1822 que o então Príncipe Regente do Brasil Dom Pedro Iproclamou a independência do Brasil em relação à corte Portuguesa.

Porém muito antes de Dom Pedro I declarar a independência, já ocorria no um processo de separação e desvinculação de Portugal.



Governo do Estado compra máquinas para adequar estradas rurais em áreas carentes



O Governo do Paraná investiu R$ 24 milhões na compra de 90 conjuntos de máquinas que farão os serviços de adequação de estradas rurais em 50 municípios atendidos pelo Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial: Renda e Cidadania (Pró-Rural). O programa atende municípios de áreas carentes do Estado, com financiamento do Banco Mundial, e visa reduzir as desigualdades regionais do Paraná.

As máquinas estão na Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) em Curitiba. Cada patrulha inclui equipamentos como escavadeira, trator de esteira, rolo compactador, motoniveladora, caminhão comboio, carreta para transporte do maquinário e quatro caminhões basculantes.

Após a assinatura do termo de cessão entre governo estadual e consórcios intermunicipais as máquinas serão encaminhadas ao campo. As obras de adequação das estradas rurais serão elaboradas para se integrarem com as técnicas de conservação de solos e água nas propriedades.

A meta é adequar um total de 30 quilômetros de estradas rurais por ano, por consórcio. Foram constituídos oito consórcios para atender os municípios, de forma permanente, uma vez que as máquinas são de propriedade do Governo do Estado. Conforme acordo de empréstimo firmado com o Banco Mundial, o programa Pró-Rural vai atender os municípios da área Central do Estado e do Vale do Ribeira.leia mais »
AEN

Tiroteio em Rio Bonito do Iguaçu deixa dois mortos e dois feridos (Imagens fortes)


CRÉDITO – Divulgação

Por volta das 19 horas desta quarta-feira (8), as equipes da Polícia Militar de Laranjeiras do Sul, Rio Bonito do Iguaçu e Nova Laranjeiras foram acionadas para prestarem atendimento de disparo de arma de fogo e lesão corporal nas proximidades do acampamento do Guajuvira em Rio Bonito do Iguaçu.

Em razão dessa ocorrência, deu entrada no Hospital São José, de Laranjeiras do Sul, Valderi de Lara, de 32 anos, conhecido como “Chumbo”, ele apresentava ferimentos no braço direito e na cabeça, produzidos por disparo de arma de fogo, além de hematomas no tórax, ao ser consultado o nome de Valderi, verificou-se que possui um mandado de prisão em aberto em seu desfavor.

Também deu entrada no Hospital, o irmão de Valderi, Claudinei de Lara, de 22 anos, o qual apresentava ferimentos na altura da coxa causados por disparo de arma de fogo, ele foi atendido e liberado. Claudinei relatou à Polícia que estava com seus irmãos, Fernando de Lara Oliveira, de 40 anos e Valderi de Lara em um veículo Palio, que depois de uma reunião entre lideranças dos acampamentos, retornavam para o acampamento Guajuvira, do qual o seu irmão, Fernando, é o líder, no entanto, no caminho aproximadamente dez homens portando armas de fogo e encapuzados surgiram do matagal e disparam diversas vezes em direção ao veículo onde se encontravam os três irmãos. Fernando morreu na hora.

Valderi relatou que os três possuem desavenças com algumas pessoas da região. Após encontrar o corpo de Fernando, a equipe ainda encontrou mais a frente o corpo de Roberto Emilio Pasquali, de 27 anos, morto por um tiro no tórax. A Polícia Civil de Laranjeiras do Sul também deslocou-se ao local dos crimes, posteriormente encaminhou Valderi à 2º SDP, sendo que possui um mandado de prisão contra ele.





Fonte: www.jcorreiodopovo.com.br