segunda-feira, 31 de outubro de 2016

APRACOM: Oficializado a Criação da Associação Paranaense de Rádios Comunitárias

Abertura do Evento

No Dia 29 de Outubro de 2016, na Cidade de Campo Mourão PR, realizou-se o 1º Congresso Paranaense de Rádios Comunitárias, "Unidos na Paixão Pela Radiodifusão", com participação de mais de cento e cinquenta rádios do Estado do Paraná, e Quase trezentos comunicadores de rádio.

O evento contou com varias autoridades e entidades presentes, representante da comissão provisória da APRACOM, Vanderson Dubinsk e Luiz Dzulinski, Representando Secretário de Estado do Esporte Douglas Fabrício, Diretor e Presidente do IPCE da Paraná Entidade Diego Gurgaz, da Assembleia Legislativa, Deputado Evandro Araújo, da Sanepar, Gerente Edson Lima, Município representando prefeito Sra. Sônia Singer da Cultura, Unicentro Reitor Aldo Nélson Bona, Ministério das Comunicações Gilberto Kassab justificou a ausência, mas mostrou interesse em um dialogo com a diretoria eleita da APRACOM, apartir de 20 de Novembro, Ministério Publico do Paraná, justificou ausência, mas tem interesse com as Rádios Comunitárias, Associação Catarinense de Radiodifusão Comunitária, ABRAÇO SC, Comunicador e Presidente, Doutor João Carlos Santin.

O evento contou com apoio das Universidades Unioeste e Unespar, e grandes empresas como a  Omega Sistemas, Winkochan, COAMO Agroindustrial Cooperativa, Município de Campo Mourão, Lojas MM, Integrada Cooperativa Agroindustrial, Parati, Mourãoense Turismo, SinteckNext, Teleondas Radiodifusão Profissional, Fundacam, Arceop, Jornal Correio Noticias, A.J. Rorato, Sanepar, Odi Parque Aquático e TALHK RÁDIOS que doou uma moto 0KM para sorteio, e ainda os Advogados, Doutor Armin, Carlos,Yuri, Ronaldo e Dr. Zé Carlos.

Assembleia Geral oficializou a fundação, e eleição da diretoria, coordenadorias regionais e apresentação das metas e plano de trabalho da Apracom, sendo assim eleitos, James Correia de Mamborê, Luiz Dzulinski de Ponta Grossa, Vanderson Dubinsk de Campo Mourão e Afonso.

O Evento realizou-se em trez locais, Teatro Municipal, Casa da Cultura e Universidade Estadual do Paraná, Unespar.

Teatro Municipal

Casa da Cultura

Unespar



Acidente com ônibus deixa 20 mortos e vários feridos no Paraná


(Foto: Divulgação/PRE)

Batida ocorreu na PR-323, em Cafezal do Sul, nesta segunda-feira (31).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 19 morreram carbonizados.


Ao menos vinte pessoas morreram e várias ficaram feridas após uma acidente entre um ônibus e um caminhão na rodovia PR-323, em Cafezal do Sul, no noroeste do Paraná, na manhã desta segunda-feira (31). A informação dos óbitos foi confirmada pelo aspirante Felipe Pacheco, do Corpo de Bombeiros de Umuarama. Dez pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao hospital Cemil. Veja a lista com os nomes dos feridos no fim da matéria

Do total de mortos, um era motorista do caminhão e 19 estavam no ônibus. Apenas uma vítima, que também estava no ônibus, foi atendida no local, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória. Ainda conforme o aspirante Pacheco, a equipe de resgate tentou reanimá-la por mais de uma hora, mas ela não resistiu. O restante das vítimas morreu carbonizada. Um caminhão do Corpo de Bombeiros e seis ambulâncias, sendo quatro do Samu, estão no local. O aspirante Pacheco informou que 30 pessoas estavam no ônibus.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o ônibus pertencia à Secretaria Municipal de Saúde de Altônia. O veículo seguia sentido a Umuarama e colidiu frontalmente com o caminhão que trafegava no sentido contrario. Após a colisão, o ônibus foi arrastado pelo caminhão e pegou fogo, sendo destruído pelas chamas.

A empresa Latco, dona do caminhão, informou que o motorista seguia de Cruzeiro do Oeste para Maripá. O condutor havia descarregado uma carga de leite e voltava para casa. Ele estava sozinho no veículo, ainda segundo a empresa Latco.

A Defesa Civil de Cafezal do Sul informou que o caminhão estava carregado com leite. Com o impacto da batida, os veículos pegaram fogo.

De acordo com o secretário de Saúde de Altônia Edson dos Santos Souza, o ônibus levava pacientes para Umuarama. Parte deles faria cirurgia de catarata no hospital de Olhos e os demais eram acompanhantes.

"Foi fechado um dia no hospital para levar esses pacientes. O ônibus saiu de Altônia por volta das 5h30, e no meio do caminho ocorreu o acidente", detalhou o secretário de Saúde. Souza ainda detalhou que o ônibus foi adquirido pelo município em 2015.

veja mais...g1.globo.com

Goioxim, Lesão Corporal e Reserva do Iguaçu Atendimento em Local de Morte.


RESERVA DO IGUAÇU 01 – ATENDIMENTO EM LOCAL DE MORTE

No dia 30 out. 16, por volta das 22h, a equipe foi informada que na localidade de Santa Luzia, havia ocorrido um homicídio. Sendo assim, a equipe solicitou apoio do Sub DPM Segredo, e entrou em contato com a Delegacia do Pinhão, informando o fato ocorrido. A equipe deslocou até o local, onde foi constatado o fato, sendo assim foi realizado o isolamento do local e colhido informações com familiares da vítima, sendo que o irmão da vítima, informou o apelido do possível autor do fato. Ainda relatou que estava na sua residência e escutou a sua vizinha, mãe do possível autor, falar para o mesmo lavar suas mãos que estavam cheias de sangue, e que também escutou o mesmo falar para sua mãe, alcançar suas botas que o mesmo iria sumir.

A equipe permaneceu no local até a chegada da Criminalística e IML e após realizados os procedimentos, a equipe deslocou até a vila Copel. Segundo informações o autor do fato teria deslocado com uma motocicleta até a residência de seu irmão localizada na rua Canadá. Sendo que no referido local não foi localizado nenhuma motocicleta e a residência estava fechada. Foram orientado os familiares da vítima quanto aos procedimentos cabíveis.


GOIOXIM 01 – LESÃO CORPORAL

No dia 31 out. 16, por volta 00h30min, a equipe recebeu ligação informando que chegou num estabelecimento, uma pessoa pedindo por socorro, alegando que havia sido esfaqueada. De imediato a equipe deslocou até a Estrada Diamante Alto dos Milagres, onde a vítima informou que foi convidado por um homem para ir em sua residência, e após ingerirem bebida alcoólica, ambos tiveram um desentendimento, e entraram em luta corporal, com chutes e socos.

Que o autor desferiu-lhe alguns golpes de faca, sendo que acertou um no lado esquerdo do tórax. Relatou a vítima que após isso saiu correndo, pois o mesmo disse que iria matá-lo, e que só não o matou por que este fugiu. Foi acionada a ambulância do posto de saúde, porém devido à demora, foi necessário conduzir a vítima, juntamente com sua namorada, nos bancos traseiros da Viatura PM, pois a vítima apresentava bastante sangramento, o que requeria socorro imediato.

Deslocado até a residência da pessoa apontada pela vítima como sendo o autor, sendo abordado, o qual se encontrava de posse de uma faca de aproximadamente 17 cm de lâmina e um canivete cor preta de 10 cm de lâmina ao lado do banco onde se encontrava sentado. O suposto autor confirmou os fatos, e inclusive apresentou a arma usada no crime, a qual foi apreendida. Foi encaminhado o autor do fato para os procedimentos. Devido à gravidade dos ferimentos, a vítima foi encaminhada pela ambulância daquela Unidade de Saúde ao Hospital Santa Tereza de Guarapuava.



Guarapuava, 31 Outubro de 2016 Setor de Comunicação Social – mor

Cantagalo, Veiculo Recuperado e Foz do Jordão Disparo de Arma de Fogo


FOZ DO JORDÃO 01 – DISPARO DE ARMA DE FOGO

No dia 29 out. 16, por volta das 23h20min, na Rua Pedro Emilio Barbieri, Centro, a equipe foi acionada para atendimento de ocorrência de disparo de arma de fogo. Chegando no local, testemunhas relataram que 03 (três) indivíduos teriam batido e atirado em um homem. As testemunhas relataram ainda que foi efetuado vários disparos contra a vítima e também contra o carro do mesmo. As testemunhas não quiseram ser identificadas por medo de represarias futuras. A esposa da vítima foi quem o socorreu e levou a vítima para o hospital de Candói. Diante dos fatos a equipe fez p


CANTAGALO 01 – VEÍCULO RECUPERADO

No dia 28 out. 16, por volta das 16h20min, o solicitante entrou em contato através do 190, relatando que em sua propriedade, localizada na BR 277, bairro Cinderela, encontrou uma motoneta abandonada com 02 (dois) capacetes no meio do matagal. No local foi constatado o fato sendo que se tratava de uma Yamaha/Krypton prata, sendo que a mesma estava com alerta de furto do dia 19/08/2016. A equipe removeu e entregou a motoneta na delegacia de Cantagalo para os procedimentos cabíveis.

Guarapuava, 31 Outubro de 2016 Setor de Comunicação Social – mor

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Goioxim Completa o 21º Aniversário Dia 30 de Outubro de 2016

Foto arquivo

O Município de Goioxim PR comemorou o 21º aniversário de emancipação politica no Dia 30 de Outubro de 2016. As comemorações acontecerão no salão de festa da Paróquia São Sebastião as 15:00h, logo após  Show com a Banda Sertaneja Sunset.

Veja Fotos do Evento"Goioxim PR 21º Aniversário"


Breve Histórico da cidade de Goioxim

A Lei Estadual n.º 2.226, de 09 de abril de 1923, criou o Distrito Judiciário de Lagoa Seca, no município de Guarapuava. O Decreto-Lei n.º124, de 21 de janeiro de 1934, alterou a denominação da localidade de Lagoa Seca para Juquiá. O Decreto-Lei n.º 199, de 30 de dezembro de 1943, mudou a denominação de Juquiá para Goioxim. Goioxim origina-se do caingangue, vocábulo composto de “goio”...rio + “xin”...pequeno: rio pequeno, arroio. Criado através da Lei Estadual nº. 11.183 de 30 de outubro de 1995, sancionada pelo governador Jaime Lerner, foi desmembrado do município de Cantagalo.

(fonte: http://www.prcentrosul.com)



Letra do Hino de Goioxim

Letra - Jacir Malage Música - Joani Pasturczak
Arranjos – Joani Pasturczak e Adir Zanovelo

Goioxim, terra de bravos lutadores,
O lindo sol em nosso céu já resplandece,
Desde que o pioneiro aqui apareceu,
Com muita garra lutou até vencer,
Agradecemos ao nosso padroeiro
O grande mártir que é São Sebastião
Nosso amor a esta terra é tão imenso
Por isso a temos em nosso coração.

(Estribilho)
Goioxim a tua bandeira
A esperança para sempre nos dará
Desfraldando majestosa e altaneira
Sempre todos vamos reverenciar
Goioxim, com os teus belos e mansos rios.
Em teu solo suas águas a irrigar
Na lavoura tanta fartura,
Para grandeza deste amado Paraná.

Goioxim a tua independência
De braços dados com teu povo a se alegrar
Lindo berço que nós tanto amamos
És também orgulho deste Paraná
Terra amiga és gentil e dadivosa
O teu povo feliz sempre será
Com este lindo céu azul mais cor de anil
És meu torrão, pedaço deste meu Brasil.



Goioxim: Apoio a Outros Órgãos.


GOIOXIM 01 – APOIO A OUTROS ÓRGÃOS

No dia 27 out. 16, por volta das 12h, compareceu no Destacamento Policial Militar a diretora do Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves, a qual relatou que os alunos que estavam ocupando o colégio, deixaram o mesmo nesta data, por iniciativa própria, sem nenhum tipo de coação, deixando o estabelecimento nas mesmas condições de quando iniciou-se a ocupação, sem danos.


Guarapuava, 28 Outubro de 2016 Setor de Comunicação Social – mor

Cantagalo: Disparo de Arma de Fogo e Cumprimento de Mandado Judicial.


CANTAGALO 01 – DISPARO DE ARMA DE FOGO / CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL

No dia 27 out. 16, por volta das 13h30min, foi relatado a Policia Civil, via denúncia anônima, que um homem de 21 anos de idade, o qual é foragido da cadeia pública da cidade de Laranjeiras do Sul, estaria escondido numa chácara, situada na zona rural da comunidade de Cantagalinho. Para cumprimento da diligência formou-se uma equipe da Policia Civil, e uma da Policia Militar, dividida em três veículos.

Durante o percurso já na zona rural, em uma parada para montagem da estratégia de abordagem foi ouvido um disparo de arma de fogo, seguindo em frente observouse no interior de uma propriedade na beira da estrada uma pessoa portando uma espingarda, momento em que os policiais militares dirigiram-se ao local e verificaram um masculino de 23 anos de idade, o qual portava uma espingarda calibre 20, sem possuir registro da mesma, razão pela qual deram voz de prisão ao mesmo.

Foi prosseguido com as buscas, para a captura do foragido, sendo que ao chegar no local o mesmo estava portando uma arma branca, longa do tipo facão e deu alguns golpes na parede, foi solicitado ao mesmo para que largasse o facão, o qual atendeu, e dada voz de prisão, conduzindo ambos a Delegacia de Polícia para as medidas cabíveis.


Guarapuava, 28 Outubro de 2016 Setor de Comunicação Social – mor

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Inácio Martins recebe Ônibus de Informática


Nos dias 19, 20 e 21 de outubro, o Ônibus de Informática esteve no município de Inácio Martins para levar os cursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem Mundo Melhor para as crianças participantes da Maratona Intelectual. A atividade foi realizada pelo IMM em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e nos três dias foram concluídos cerca de 50 cursos online.

“Foi muito gratificante e trouxe bastante conhecimento, principalmente para aqueles que moram no campo e não têm acesso à tecnologia. Eu estou há três anos na Secretaria e pude perceber o quanto conhecimento eles adquirem durante esses momentos”, ressalta a secretária de Educação, Kerle de Lima Madureira. Ela acrescenta que pais e alunos já começaram a perguntar em que data o Ônibus de Informática retornará ao município no próximo ano.

O instrutor Antônio Cesar Marcondes da Silva conta que já é a quarta vez que o Ônibus de Informática esteve no município. “Foi muito positivo. Aqui na cidade nós temos muitos alunos que não têm acesso a computadores e à internet. Então, para muitos foi uma grande novidade”, enfatiza.

De acordo com o presidente do Instituto Mundo Melhor, Jeroslau Pauliki, o objetivo da iniciativa é promover a inclusão digital. “A nossa intenção é levar conhecimentos de informática e capacitação para os lugares mais remotos diminuindo, ao menos um pouco, a desigualdade social”, salienta.



Imprensa - Instituto Mundo Melhor

Goioxim: Colégio Dr. João Ferreira Neves Volta as Aulas Hoje a Tarde

Foto arquivo 

Na foto da esquerda para direita, a vice Diretora Mare e a Diretora Catiane.

A Diretora  Catiane Fermiano do Colegio Dr. Joao Ferreira Neves, avisa que hoje a tarde, Dia 27 de Outubro de 2016 volta as aulas normal.



Richa anuncia pagamento antecipado dos salários de outubro dos servidores


O governador Beto Richa determinou nesta quarta-feira (26) que o pagamento dos vencimentos dos servidores públicos estaduais relativos ao mês de outubro seja antecipado para sexta-feira (28). Desta forma, o crédito de aproximadamente R$ 1,6 bilhão, que seria feito apenas na segunda-feira, será antecipado em três dias.

“A determinação do governador é que se faça essa antecipação como uma homenagem pelo Dia do Servidor Público, que se comemora neste 28 de outubro”, disse a secretária em exercício da Administração e da Previdência, Márcia Carla Pereira Ribeiro. O chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, em entrevista coletiva à imprensa, disse que a antecipação dos salários de outubro é uma homenagem, também, à população paranaense. “É uma homenagem aos servidores e ao povo do Paraná, porque quem contribui com os recursos para o pagamento do funcionalismo é a população”, afirmou Rossoni. leia mais »


AEN

Índios fecham BR 277 em Nova Laranjeiras


Manifestação é contra Portaria do Governo Federal


Um grupo de indígenas fechou a BR 277, no trevo de acesso a Quedas do Iguaçu, em Nova Laranjeiras, na manhã desta quinta feira (27). A rodovia está completamente bloqueada com árvores e uma carreta de trator e somente é permitida a passagem de ambulâncias.

O protesto dos índios é contra a Portaria 1907/16, que retira poderes da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena). De acordo com os manifestantes, com a portaria as aldeias ficariam submetidas às decisões do Ministério da Saúde, perdendo autonomia.

A manifestação é por tempo indeterminado.



Por Decisão Judicial Alunos Desocupam os Colégios Estadual Olavo Bilac de Cantagalo e Eurico Gaspar Dutra de Virmond


CANTAGALO 01 - APOIO A OUTROS ÓRGÃOS

No dia 26 de out. 16, por volta das 16h10min, após solicitação de Oficias de Justiça, os quais tinham em mãos um mandado de decisão judicial de Reintegração/Manutenção de Posse, foi deslocado então até o local juntamente com a equipe policial do Município de Virmond, primeiramente até o Colégio Estadual Olavo Bilac, onde no momento da chegada da equipe a desocupação já estava em andamento. Em ato continuo foi deslocado até o município de Virmond, no Colégio Estadual Eurico Gaspar Dutra, o qual encontrava-se com vários cartazes fixados na grade do portão de entrada, estando este fechado com correntes e cadeados.

No local os manifestantes num primeiro momento não demonstraram interesse na desocupação, sendo então orientados quanto aos procedimentos, caso não fosse cumprida a determinação de tal ordem judicial, sendo então acatada as orientações repassadas, onde os mesmos iniciaram a retirada de seus pertences e deixaram o local na companhia de familiares e demais grupos de pessoas que observavam o movimento.

Guarapuava, 27 Outubro de 2016 Setor de Comunicação Social – mor

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Diocese de Guarapuava envia sacerdote para missão em Mato Grosso


A partir da metade do mês novembro, mais um sacerdote da diocese de Guarapuava passa a fazer parte da Missão desenvolvida pela Prelazia de São Félix do Araguaia (MT). Desta vez, que começa a trabalhar junto com outros sacerdotes do Paraná é o padre Erico Gabriel Gurkowski.

Padre Érico, que até então, atua como pároco da paróquia Santo Antônio de Pádua, em Mato Rico, contou que é com grande alegria que parte para novos desafios no Norte do país. Ele também contou que sua ida para aquela região partiu de conversas e do convite feito pelo bispo diocesano Dom Antônio Wagner da Silva. “Fiquei muito feliz pelo convite do bispo. 

Conversamos sobre a missão no Xingu e ele perguntou se havia interesse de minha parte em trabalhar junto àquela comunidade. Aceitei o desafio, pois esta nova etapa veio ao encontro dos meus anseios, que é ir aonde a Igreja precisa de mim. Lá, devo assumir os trabalhos em uma paróquia e também alguma pastoral. Estou muito contente com esta nova empreitada e também muito feliz pelo fato de Dom Wagner ter enxergado em mim, potenciais que possam servir à nossa diocese mesmo que em outra região do país, com realidades diferentes das que vivenciamos aqui”, expressou padre Erico.




Fonte Diopuava

Cidadão pode acessar receitas e despesas do município no portal do TCE


Para onde vai o dinheiro dos impostos municipais que você paga? Quem são os principais credores da prefeitura? Como está o desempenho da arrecadação municipal? Todas essas perguntas já podem ser respondidas, de uma maneira fácil e rápida // Basta consultar o Portal Informação para Todos (PIT), recém-lançado pelo Tribunal de Contas do Estado // Abrigada na página inicial do portal do TCE na internet, o PIT oferece, por enquanto, cinco painéis de consulta sobre informações da gestão dos 399 municípios paranaenses // Receitas e Despesas são dois desses painéis, que permitem ao cidadão acompanhar a gestão fiscal do seu município - ou dos demais, para fazer comparações // Os outros painéis disponíveis são: Entidades (com dados gerais de cada administração) / Licitações e Obras Públicas // 

O módulo Receitas traz os valores que ingressaram nos caixas de todas as entidades municipais entre 2013 e 2016 // eles são divididos por mês e detalhados pelo montante previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) // também informa a previsão atualizada e as despesas efetivamente realizadas // Com apenas um clique, o usuário tem acesso a detalhes da receita, por classificação (se é corrente ou de capital) e fonte (se o dinheiro é próprio ou do Estado, da União, de convênios ou oriundo de operação de crédito) // No PIT estão disponíveis informações sobre todos os entes da administração municipal, direta e indireta: prefeituras, câmaras de vereadores, secretarias, fundações, fundos, institutos, agências, companhias e consórcios intermunicipais // 

No total, o PIT será formado por 12 painéis // Os próximos a serem incorporados são Convênios, Contratos, Pagamentos de Diárias, Gastos com Combustíveis, Folha de Pagamento, Gráficos e Processos // Em breve, o TCE deve inserir também os dados estaduais no Portal Informação para Todos // para acessar o pit, basta entrar em www.tce.pr.gov.br e clicar em um dos ícones na cor laranja, do lado esquerdo da home page.


Fonte: www1.tce.pr.gov.br

RECEITA DIZ QUE R$ 33,1 BILHÕES JÁ FORAM ARRECADADOS COM REPATRIAÇÃO


A Receita Federal informou que, ontem de manhã (24), R$ 33,1 bilhões já haviam sido arrecadados com a repatriação de recursos de brasileiros no exterior. Esse montante, explicou o órgão, corresponde a impostos e multas sobre R$ 110,5 bilhões regularizados.

A lei que permite a regularização no Brasil de bens de origem lícita que estavam fora do país, mas não haviam sido declarados à Receita, foi aprovada pelo Congresso Nacional no fim de 2015 e já está em vigor desde janeiro.

Para fazer a regularização, porém, o contribuinte tem de pagar 15% de imposto de renda sobre o valor a ser repatriado, além de multa. Ao fazer isso, ele não poderá mais responder criminalmente nem penalmente por eventuais irregularidades passadas.

"Até o início da manhã de hoje [segunda, 24] haviam sido recepcionadas 15.109 Dercat [Declaração de Regularização Cambial e Tributária] de pessoas físicas e 45 Dercat de pessoas jurídicas, totalizando R$ 110,5 bilhões de ativos regularizados e R$ 33,1 bilhões de imposto e multa decorrentes da regularização", informou a Receita, em balanço divulgado à imprensa.

O prazo para o cidadão interessado em regularizar recursos no exterior termina, conforme a lei, em 31 de outubro.

Segundo explicou a Receita, o regime de repatriação vale para os residentes ou domiciliados no Brasil em 31 de dezembro de 2014 que tinham (ou ainda têm) ativos, bens ou direitos em períodos anteriores a essa data no exterior não declarados à Receita, ainda que, nesse dia, não possuíssem saldo de recursos ou título de propriedade de bens e direitos.

Fonte: talksat.com.br

Prosa Rural - Qualidade de mudas para plantios florestais

Foto google

O Prosa Rural desta semana fala sobre mudas de qualidade para o plantio florestal. O pesquisador Ivar Wendlig da Embrapa Florestas ensina como se identifica uma muda florestal de qualidade. Ele explica, passo a passo, o que o produtor precisa saber, na hora de adquirir mudas nativas, em um viveiro, para recuperar suas áreas degradadas ou reconstituir áreas de reserva legal. Para saber mais, não perca o Prosa Rural. O Prosa Rural é o programa de rádio da Embrapa, e vai ao ar todo Sábado as 07:25h, pela Radio Nativa Mix de Goioxim PR.

Fonte: www.embrapa.br

Reserva do Iguaçu: Mulher Com Revólver na Sacola.


RESERVA DO IGUAÇU 01 – PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO DE USO PERMITIDO

No dia 25 out. 16, ás 13h, a equipe de serviço recebeu informações que um homem estava portando uma arma de fogo e teria ameaçado uma senhora. No local dos fatos a vítima confirmou a denúncia, acrescentando que a amásia do homem, também a teria ameaçado.

Diante deste relato foi realizado patrulhamento visando localizar os autores das ameaças. A amásia foi localizada em um ponto de ônibus, na PR 459, e ao realizar buscas em uma das sacolas que estavam com a mesma, foi localizado 01 (um) revólver calibre .32, o qual estava com 02 (dois) cartuchos calibre .32 deflagrados e em um coldre, onde continha mais cinco cartuchos calibre .38 intactos. A mulher permaneceu calada quando indagada de que seria a arma de fogo, apenas dizendo não ter a documentação da arma ou das munições. Foi dado voz de prisão e encaminhada a mesma e a arma apreendida para a Delegacia de Polícia Civil de Pinhão.


Guarapuava, 26 Outubro de 2016 Setor de Comunicação Social – mor

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Goioxim: Coamo Realiza Dia de Campo de Trigo




A Coamo Goioxim realizou dia de campo de trigo no dia 17 de Outubro de 2016, na propriedade do Sr Valtecir Decol, no Alto dos Milagres em Goioxim PR.  Presente no evento, O Gerente da Unidade Coamo de Goioxim, Clodoaldo Medeiros, Engenheiros Danyel Bacim e Jonatas, Alem do supervisor comercial da Biotrigo, Pesquisador da Embrapa Bassoi, e vários produtores.

Deputado comemora duplicação da BR-277 no perímetro urbano de Guarapuava, sentido Cascavel


O Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli comemora nesta terça-feira, 25 de outubro, com toda a população a aprovação do projeto de duplicação da BR-277 no perímetro urbano de Guarapuava. O trecho a receber melhorias vai do viaduto principal de acesso à cidade até o trevo da PR-170, sentido Cascavel, num total de 2,1 quilômetros.

“Estamos naturalmente muito felizes com mais este grande investimento que vai beneficiar o nosso município, a região e todos os usuários desta que é uma das principais estradas do Paraná. E o mais importante, não haverá acréscimo de tarifa”, destacou o parlamentar.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, na etapa inicial também serão construídas uma trincheira no acesso à PR-170 e vias marginais. O investimento é de aproximadamente R$ 25 milhões.

Carli ressalta, ainda, que a obra é fruto de um amplo diálogo entre o Governo do Estado e a Concessionária Ecocataratas, já que não estava prevista em contrato. O Deputado também deu grande contribuição com sua atuação na CPI do Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná.
A previsão da concessionária é que os trabalhos iniciem dentro de 15 dias.


Comunicação Bernardo Carli

Laranjeiras do Sul: Policial Civil Morre Prensado Por Sua Camionete F250


O Policial Civil Reginaldo da Silva de Laranjeiras do Sul , acaba de morrer no prédio onde ele residia

Segundo informações o Policial Civil morreu prensado por sua CAMIONETA F250 na coluna de concreto da garagem do prédio onde ele residia , isto por volta das 06:20 da manhã , neste mesmo horário ele se deslocava todos os dias de Laranjeiras do Sul a Palmital juntamente com sua esposa que trabalha no fórum em Palmital , os mesmos costumes segundo moradores e amigos da família ...UMA FATALIDADE , atualmente Reginaldo estava trabalhando na Delegacia de Policia de PALMITAL, colegas de trabalho bem como DELEGADO estão no local aguardando a chegada do IML , todos transtornados com o ocorrido.



Reginaldo da Silva , entrou para Policia Civil em 2000 e chegou a Laranjeiras do Sul em 2002 onde desde então trabalhava na 2ªSDP. 


Fonte: olhoabertopr.blogspot.com.br

Pai e filha morrem em acidente em Nova Laranjeiras


Colisão entre carro e caminhão ocorreu na manhã desta terça (25)


Nova Laranjeiras – Um homem e uma jovem (pai e filha) morreram em um acidente na BR 277, em Nova Laranjeiras, no início da manhã desta terça feira (25).

O acidente, uma colisão transversal entre um GM Cruze, com placas de Curitiba, e um caminhão, com placas do Paraguai, foi registrado no quilômetro 474 da rodovia.

As vítimas foram identificadas como Alcides, 46 anos, e Estefani, 21 anos, que morreram no local. No Cruze estava também um amigo da família, que foi encaminhado em estado grave ao Hospital Universitário.

O motorista do caminhão não ficou ferido.
Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Cascavel. 

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Polícia apreende adolescente que matou colega em escola ocupada em Curitiba


Publicado em 24/10/2016 19:57

Em uma ação rápida e conjunta das Polícias Civil e Militar foi apreendido no fim da tarde desta segunda-feira (24) o adolescente que confessou ter matado um colega de 16 anos dentro do Colégio Estadual Santa Felicidade, em Curitiba. Os dois estudavam na escola, que está entre as ocupadas por alunos no Paraná. O crime aconteceu durante à tarde. A faca que teria sido usada no crime foi apreendida no local.

O suspeito alegou, em depoimento, ter havido um desentendimento enquanto ele e a vítima consumiam uma droga sintética e que durante a briga esfaqueou o colega numa tentativa de se defender.

“A Secretaria de Segurança Pública lamenta a morte deste jovem de 16 anos em um local dedicado à educação, ao exercício da cidadania e que, infelizmente, virou palco de um crime”, declarou o secretário Wagner Mesquita, que explicou detalhes do crime em entrevista coletiva. A polícia segue com as oitivas de testemunhas e de outros alunos que estavam na escola... leia mais ».


AEN

Goioxim: Deputado Estadual Nereu Moura do PMDB,Esteve em Goioxim, e Falou a Radio Nativa Mix


O Deputado Estadual Nereu Moura do PMDB, Esteve em Goioxim, no Dia 23 de Outubro de 2016, e Falou a Radio Nativa Mix, em entrevista ao comunicador Xuxo.

No evento alem da Prefeita eleita Mare Cecchim, do vice prefeito Jacir M. Schadek, Vereadores eleitos, Olino Soares, Duarte Ferreira Ramos e Pretinho, também os colaboradores, Albino Kokuzik e Gilberto Cecchim.

Audio da reportagem...
clic.entrevista-nereu-moura-23-10-16


Goioxim: Atendimento em Local de Morte


GOIOXIM 02 – ATENDIMENTO DE LOCAL DE MORTE

No dia 23 Out. 16, por volta das 10h30min, compareceu ao DPM, o solicitante, relatando que na localidade de Grongoró, num sítio próximo à divisa do município de Goioxim, havia sido encontrado um corpo. A equipe deslocou até o local e constatou o fato, sendo identificada a vítima com 47 anos, com sinais de golpes de objeto cortante.

No local estavam o tio da vítima e, proprietário do sítio e o pai da vítima. A equipe realizou o isolamento do local de morte. Foi entrado em contato com a Criminalística de Guarapuava e estes por não possuir viatura do IML, solicitaram que o corpo da vítima fosse transportado até Guarapuava por uma Funerária, sendo que a equipe Policial Militar aguardou no local até a chegada da Criminalística, sendo encontrado com a vítima um celular da marca Nokia, que a pedido foi posteriormente entregue na Delegacia em Goioxim.

Guarapuava, 24 Outubro de 2016 Setor de Comunicação Social – anc

Palmital: Roubo de Trator e Turvo Roubo e Sequestro Relâmpago.


PALMITAL 05 – ROUBO

No dia 22 out. 16, por volta das 00h40min, compareceu na sede do 4º Pelotão, o solicitante, o qual é tratorista, e relatou que o trator da associação, Modelo TL85 azul da New Holand ano 2010 havia sido subtraído mediante assalto, quando estava trabalhando numa propriedade na localidade de Rio da Casa, por volta das 18h30min e, que estava deslocando para sua residência, quando percebeu que estava sendo seguido por um veículo GM/ Astra sedan de cor chumbo, este veio a lhe ultrapassar não chamando sua atenção mais, porém quando estava quase chegando a sua residência, na localidade Sete Saltos, por volta das 20h15min, três elementos desceram do veículo, sendo um de posse de arma de fogo tipo revolver, e deu voz de assalto dizendo: "desce do trator entre no porta malas do veículo" ordem estas acatada pela vítima. Segundo o mesmo percebeu que tomaram sentido Sete Saltos, Alto da Balsa que tal estrada chegara próximo a ponte do rio Piquiri divisa entre Palmital e Marquinho.

Percebeu ainda que o veículo Astra ia na frente e parava por diversas vezes alcançado pelo trator, também os mesmos pediram para que desengatasse a grade do trator afim de agilizar o roubo porém não sabe precisar onde esta foi abandonada, também percebeu que o trator foi conduzido para cima de uma plataforma afim de ser transportado mais rapidamente. Que os assaltantes o mantiveram no porta malas por cerca de 3h30min para que se concretizasse a ação e que não falavam próximo ao veículo. Então os assaltantes soltaram o senhor, e este deslocou até a residência que achou para pedir ajuda. Sendo então conduzido até a sede do 4º Pel para prestar esclarecimentos e lavrar boletim de ocorrência, a parte foi orientada no local, que repassou a informação para os demais órgãos competentes.


TURVO 06 – ROUBO/ SEQUESTRO RELÂMPAGO

No dia 21 out. 16, por volta das 22h20min, a equipe recebeu informação que estava ocorrendo um roubo na residência do proprietário de um estabelecimento na área central. Deslocado até o local e feito o adentramento no prédio, quando em dado momento que a equipe fazia a varredura nos corredores deparou-se com dois indivíduos encapuzados de posse de arma de fogo apontando para as vítimas, e ameaçando atirar nas vítimas se a equipe não recuasse, dizendo a todo momento que iriam matar as vítimas senão recuasse, sendo assim foi recuado até a parte externa do prédio, sendo tentado verbalização com os mesmos, porém eles falavam para que a equipe afastasse e, em seguida efetuaram disparos em direção a equipe.

Logo em seguida pegaram o veículo Ford/Fusion de cor branca, de uma das vítimas e empreenderam fuga, levando junto as vítimas e, tomaram rumo à cidade de Guarapuava, sendo assim foi solicitado apoio de outras equipes policiais da região. Feito buscas, porém sem êxito. No local foi apreendido um boné de marca Diamond de cor cinza/preto e algumas cordinhas de elástico. Obs: algumas horas após, as vítimas compareceram no destacamento informando que foram liberados e o veículo teria ficado abandonado em uma estrada rural no distrito de palmeirinha, sendo deslocado juntamente com o proprietário do veículo até o local e feita a entrega do mesmo.


Guarapuava, 22 Outubro de 2016 Setor de Comunicação Social – anc

domingo, 23 de outubro de 2016

1º Congresso Paranaense de Rádios Comunitárias 29 de Outubro em Campo Mourão.


28 DE OUTUBRO (SEXTA-FEIRA)
19h00 – Recepção aos participantes que vêm para pernoite
19h30 – Funcionamento da feira de equipamentos e softwares

29 DE OUTUBRO (SÁBADO)
07h00 – Café da Manhã / Recepção e Credenciamento dos participantes / Visitação a feira de equipamentos e softwares (LOCAL: Casa da Cultura)
08h30 – Abertura oficial do evento com as autoridades (LOCAL: Teatro Municipal)
***Assinatura e entrega da moção de apoio das Rádios Comunitárias presentes para o representante do Governo do Estado visando à celebração de convênio com a Copel
09h30 – Palestra: Informações sobre a portaria nº 4334/2015 | Ministério das Comunicações
10h15 – Palestra: Fiscalização e Outorgas | Anatel
10h45 – Palestra: Orientações Jurídicas para Rádios Comunitárias | Dr. João Carlos Santin (Diretor jurídico da Abraço/SC)
11h15 – Sorteios de prêmios / avisos e informações / encerramento da plenária
11h30 – Almoço (deslocamento para o Espaço Allure)
13h00 – Oficinas com temas específicos (LOCAL: Unespar/Fecilcam)
SALA 1 - Elaboração e criatividade em textos para apoio cultural
SALA 2 - Elaboração de projetos - passos básicos e modelos
SALA 3 - Automação de rádios (software livre)
SALA 4 - Painel sobre questões jurídicas para Radcom
SALA 5 - Orientações técnicas e gerais de Radcom
SALA 6 - Lei Rouanet: como funciona? Radcom pode participar?
OPÇÃO - Paralelamente os interessados poderão visitar a feira de equipamentos
14h30 – Coffee-Break
14h50 – Assembléia Geral para oficializar a fundação, eleição da diretoria, coordenadorias regionais e apresentação das metas e plano de trabalho da Apracom
16h00 – Encerramento

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Diocese de Guarapuava lança revista do Jubileu de Ouro


A publicação possui oitenta páginas e conta a história da diocese desde sua fundação. Cada exemplar custa R$ 6,00 e pode ser comprado nas paróquias e instituições da Igreja.

A revista em comemoração ao Jubileu de Ouro da Diocese de Guarapuava já está disponível para venda, nas paróquias, comunidades e também na Nossa Senhora de Belém, Livros e Artigos Religiosos, a nova loja da diocese, desde o início do mês de outubro.

A publicação de oitenta páginas, conta a história da diocese ao longo dos cinquenta anos de sua criação, mas também rememora a história da fundação da cidade de Guarapuava, num entrelaçar de acontecimentos junto à Catedral Nossa Senhora de Belém.

Nesta edição, fatos relacionados aos diversos institutos ligados à Igreja de Guarapuava são descritos com simplicidade e clareza de linguagem, numa valorização dos acontecimentos devido à importância que estes tiveram ao longo de meio século não só para a cidade, mas para uma vasta região de mais de vinte e sete mil quilômetros quadrados.

Com diagramação moderna e imagens de alta qualidade, seguindo os padrões de exigências da instituição, o material é convidativo à leitura, ao estudo, e, sobretudo, à reflexão e rememoração do que passou, sem esquecer, portanto o foco na atualidade e também no futuro.

Ao preço de R$ 6,00 (seis reais), qualquer pessoa pode adquirir um exemplar da revista. Além dos pontos de vendas descritos acima, os pedidos podem ser feitos diretamente na Ação Evangelizadora, através dos telefones: (42) 3623 4348 e (42) 98062297.



Diopuava

Famílias, professores e alunos se unem contra ocupação e escola abre as portas


O Colégio Estadual Homero Baptista de Barros, no bairro Capão Raso, em Curitiba, foi desocupado depois de uma conversa entre a direção da escola e os pais dos alunos. Após uma semana de ocupação, uma iniciativa conjunta entre pais, estudantes e professores garantiu a normalidade do calendário escolar na instituição.

A chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Vivian Rita Meza Siqueira Cézar de Oliveira, afirma que esse é um exemplo de que com diálogo é possível resolver qualquer impasse. “O envolvimento dos pais foi fundamental. A autoridade que eles têm perante os filhos é a maneira mais adequada de se resolver qualquer situação de maneira tranquila”, disse Vivian. leia mais »

AEN

Estudantes se mobilizam e impedem ocupação de colégio no sul do Paraná

(Foto: Alana Feijó/Arquivo pessoal)


21/10/2016 18h15 - Atualizado em 21/10/2016 18h15

Alunos decidiram, por maioria, que não seguiriam movimento no estado.
Mesmo assim, 15 pessoas tentaram invadir o prédio e foram contidos.

Alunos de São Mateus do Sul, no sul do Paraná, contrários ao movimento Ocupa Paraná, impediram a ocupação do Colégio Estadual São Mateus, na quinta-feira (20). Eles decidiram, por maioria, que não acompanhariam o protesto de outros estudantes pelo estado.

De acordo com a direção da escola, alguns alunos ficaram sabendo da possível ocupação e se mobilizaram nas redes sociais para evitar que ocorresse. Eles também procuraram professores.

Diante disso, uma professora convocou o grêmio estudantil e dois líderes do movimento favorável à ocupação. Todos se reuniram e, em consenso, decidiram que consultoria todos os outros estudantes, em assembleia na quinta-feira.

A maioria foi contrária à ocupação e, com isso, foi assinada uma ata, com todos os participantes da reunião, que garantia que a escola não seria ocupada. Mesmo assim, 15 pessoas tentaram invadir o local à noite.

Cerca de 800 alunos do período noturno, diz a direção, barraram o começo de manifestação com uma barreira no portão. A polícia foi chamada, para evitar confronto. Depois de 40 minutos, ainda segundo o colégio, o grupo que queria ocupar o prédio desistiu.

Na manhã desta sexta-feira (21), um promotor da cidade participou de um reunião com a comunidade escolar e fecharam acordo em ata de que não haverá ocupação.


Veja mais...g1.globo.com

Prosa Rural - Como diagnosticar, tratar e evitar a mastite em bovinos leiteiros


17/10/16 | Agricultura familiar

O Prosa Rural desta semana vai falar sobre como diagnosticar, tratar e evitar a mastite em bovinos leiteiros.
A mastite bovina é uma doença que ocorre em todos os rebanhos leiteiros com maior ou menor intensidade e é encontrada em todas as regiões produtoras de leite. Ela reduz a produção e causa modificações na composição do leite, tornando-o inadequado para a indústria e consumo.
A pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Vânia Oliveira e o técnico em extensão rural, Carmelo Antônio dão mais detalhes de como diagnosticar, tratar e evitar a mastite em bovinos leiteiros.
Não perca o Prosa Rural.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Embrapa, e vai ao ar todo sábado as 07:25 da manha pela Radio Nativa Mix.

UFFS - Campus Laranjeiras do Sul: comunidade participa da Audiência Pública preparatória para a II COEPE


Na noite de quinta-feira (20) a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul acolheu a comunidade acadêmica e regional durante a Audiência Pública preparatória para a II Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE). O encontro, realizado no Auditório do Bloco A, reuniu acadêmicos, professores e técnicos-administrativos da Instituição, além de pessoas da comunidade regional.

Durante o evento, o docente Bruno Fernandes de Oliveira, membro da comissão organizadora da II COEPE no Campus, apresentou as diretrizes traçadas durante a I COEPE, realizada em 2010, além dos dados relacionados ao Ensino, à Pesquisa e Extensão no Campus. Após, as comunidades acadêmica e regional puderam se manifestar, avaliando o trabalho realizado pela Universidade até agora, discutindo assuntos relacionados à Instituição que são de interesse da comunidade e propondo temas que devem ser debatidos durante a II COEPE.

Após as discussões, foram definidas 12 propostas de fóruns temáticos para a II COEPE: Agricultura familiar, reforma agrária e agroecologia; Consolidação e expansão da UFFS; Direitos Humanos e Cidadania; Educação Básica; Educação do Campo e Educação Popular e Democrática; Inclusão e ações afirmativas; Integração acadêmica, currículo e interdisciplinaridade; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Mobilidade acadêmica e internacionalização; Políticas Públicas, Economia e Desenvolvimento Regional; Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social; e, Interfaces Cidade-Campo-Universidade: Juventude e Vida Acadêmica.

Ao final do evento, o vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, fez uma avaliação da Audiência Pública. “A Audiência foi muito participativa, muito representativa e muito simbólica para a história da COEPE. Como sempre, tivemos uma grande participação da comunidade regional, a presença de lideranças da região e da comunidade acadêmica foi muito além das expectativas. O encontro foi pensado como uma maneira de nos prepararmos para a II COEPE, e acabou acontecendo praticamente uma plenária, em que se discutiu em alto nível os desafios e temas que a UFFS tem no atual contexto”.

Em relação à avaliação feita pela comunidade acerca do trabalho realizado pela UFFS ao longo desses 7 primeiros anos, o vice-reitor pondera que “a avaliação é o reconhecimento da qualidade da nossa implantação tão rápida e com tanta qualidade. Ao mesmo tempo temos a sensibilidade de olhar para o que ainda falta, para aquilo que é prioritário e necessário”.

Para a diretora do Campus Laranjeiras do Sul, Janete Stoffel, “as contribuições apresentadas durante a Audiência Pública foram extremamente ricas, tanto em relação à avaliação do trabalho construído até o momento, quanto daqueles pontos que precisam ser pensados para o futuro. Durante o evento foram mencionados pontos que são importantes e que temos que pensar enquanto Universidade para os próximos anos”.

A diretora comenta ainda “que foi um momento de retrospectiva, de orgulho em ver tudo que já se construiu em termos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura desde a primeira COEPE. É natural que tenhamos muitos desafios pela frente. Esses desafios nos darão muito trabalho, exigirão muito comprometimento para que, de fato, consigamos alcançar aquilo que desejamos, mas tenho certeza que somando esforços e com apoio de todos os segmentos, da comunidade acadêmica e regional, certamente superaremos os desafios e alcançaremos belos resultados, assim como já temos conquistado nos anos passados”.


COEPE


A Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS (COEPE) é um evento que visa promover e fortalecer os espaços de participação da comunidade acadêmica e regional na definição das políticas, diretrizes e ações que devem orientar o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a cultura da UFFS. Saiba mais aqui.

Assessoria de Comunicacao - Campus Laranjeiras do Sul

Governo apresenta proposta para o fim das greves no serviço público


Publicado em 20/10/2016 15:30


O Governo do Estado entregou nesta quinta-feira (20) uma proposta aos sindicatos dos servidores estaduais para colocar fim aos movimentos grevistas no serviço público. Em reunião no Palácio Iguaçu, foi apresentado um termo do acordo propondo a retirada do artigo 33 da mensagem 43, enviada para a Assembleia Legislativa no final de setembro.

O item 33 trata da suspensão da data-base do funcionalismo e faz parte de um projeto mais amplo, que altera algumas condições da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2017 para que o Estado possa enfrentar as dificuldades impostas pela crise econômica nacional.

O chefe da Casa Civil Valdir Rossoni apresentou a proposta e explicou que as condições do acordo são uma decisão do conjunto do governo. “A retirada do texto está condicionada ao encerramento das paralisações e o que está no documento é irretocável. Não podemos avançar nem mais um centímetro”, afirmou.

Rossoni também afirmou que as discussões sobre a capacidade do Estado de pagar o reajuste geral aos servidores em 2017 seguirão até o final de novembro. “Caso não haja uma nova proposta possível de ser executada, vamos adotar todas as medidas para manter o Estado equilibrado financeiramente”. leia mais »

Fonte: AEN

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Granizo e vendaval destelham casas e derrubam árvores em Dois Vizinhos

Foto ilustrativa

Tempestade atingiu a cidade entre as 12h e 13h desta quinta-feira (20).
Corpo de Bombeiros distribuiu lonas e auxiliou na remoção de moradores.

Ventos fortes e uma chuva de granizo destelharam casas e derrubou árvores e postes no início da tarde desta quinta-feira (20) em Dois Vizinhos, no sudoeste do Paraná. Segundo o Corpo de Bombeiros, a tempestade se estendeu das 12h até as 13h e causou prejuízos principalmente nos bairros Vitória e Meredick.

Com o mau tempo, algumas ruas ficaram alagadas, dificultando o trânsito. Moradores também precisaram ser auxiliados para deixar algumas residências tomadas pela água.

Até as 16h, os Bombeiros haviam contabilizado 50 casas destelhadas e dez árvores caídas. Nenhuma família ficou desabrigada ou desalojada.

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as temperaturas devem continuar subindo até o início da noite. Na região norte, os termômetros passam dos 35 ºC, no litoral marcam 32 ºC e 29ºC na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), que também pode ser atingida por fortes chuvas. Em parte do oeste e do sudoeste a temperatura gira em torno dos 20 ºC.

Fonte: g1.globo.com

Conselho Universitário da UFFS aprova moção contrária a projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional


O Conselho Universitário (CONSUNI) da UFFS aprovou, durante a 10ª Sessão Ordinária de 2016, moção que manifesta a apreensão em relação à atual situação política brasileira, em especial com a perspectiva da mudança da Constituição Federal, por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 241/2016, e as propostas de alteração da estrutura da Educação Básica estabelecida pela Medida Provisória (MP) nº 746/2016 e pelo Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 193/2016.

A iniciativa partiu de duas propostas encaminhadas ao CONSUNI. Uma dos professores da área de Língua Espanhola dos cursos de licenciatura em Letras da UFFS, e a outra dos estudantes do Campus Laranjeiras do Sul. As duas propostas foram agrupadas no texto final que resultou na moção, a qual foi aprovada por unanimidade pelos membros.

Leia aqui o texto completa da moção aprovada pelo CONSUNI.


Assessoria de Comunicaçao - Campus Laranjeiras do Sul

Ocupação do Colégio Estadual do Campo de Lagoa Seca


Na tarde de do dia 19 de Outubro, por volta das 17:30 hrs de forma pacifica, alunos do Colégio Estadual do Campo de Lagoa Seca Candói, começaram a chegar, para fazer a ocupação. Cerca de 10 alunos permanecem dia e noite, os demais ficam durante o dia.

Informações: Bianca.

Goioxim: Outubro Rosa na Clinica da Mulher Dias 25 e 26 de Outubro 2016.


Atualizado as 17:44 hrs 

A Secretaria da Saúde de Goioxim, comunica que a campanha do outubro rosa na clinica da mulher será dias 25 e 26 de outubro de 2016, das 08:00 as 17:00 hrs, sera coletado preventivo e pedido de mamografia. também sera entregue um mimo uma lembrancinha para as mulheres que participar.

O CUIDADO NÃO PARA essa é a campanha do estado do Paraná

Em novembro estamos fazendo a campanha no interior do município

Dia 07 no posto do Wagner.

Dia 08 em Pinhalzinho.

Dia 09 em Jacutinga.

Dia 10 nos Coxos.

E toda segunda e terça feira na clinica da mulher.

Justiça autoriza multas por farol desligado em rodovias


(Foto Marcos Michael/VEJA)

Os órgãos de trânsito do país estão liberados a retomar a aplicação de multas para motoristas que trafegarem por rodovias com os faróis desligados. A determinação foi dada pelo Tribunal Regional Federal (TRF-1) no dia 7 de outubro pelo desembargador Carlos Moreira Alves.

As multas estão autorizadas em casos nos quais que não haja ambiguidade sobre a necessidade dos faróis ligados. No dia 2 de setembro, a Justiça havia suspendido a cobrança alegando que os motoristas confundiam rodovias com ruas e avenidas que compõem a malha urbana. A decisão, no entanto, não anulou as multas que já tinham sido aplicadas.

O Ministério das Cidades informou que “estando a rodovia devidamente sinalizada, o órgão de trânsito pode retomar a fiscalização, sem a necessidade de nova comunicação do Denatran ou AGU”.

O Denatran não emitiu regras específicas sobre a sinalização que deverá ser adotada nas rodovias. A princípio, as placas devem seguir o mesmo padrão que já é adotado para outros avisos, como a delimitação dos trechos sob concessão, por exemplo.



Banda Segredo se apresenta na Oktoberfest de Blumenau


Evento contou com a participação de bandas internacionais, de países como Alemanha e Áustria

Da Redação, com Álvaro Borges

Foz do Jordão - No último dia 15 de outubro, a Banda Municipal Segredo de Foz do Jordão participou da 33ª Oktoberfest em Blumenau (SC). Considerada a maior festa alemã brasileira, o evento contou com a participação, inclusive, de bandas internacionais de países como Alemanha e Áustria.

Segundo o maestro Edílson Luís dos Santos, já é a segunda vez que a Banda Segredo participa da festa em Blumenau. “Foi uma honra participar deste evento, onde o apoio da Administração Municipal foi essencial. Devido ao sucesso da apresentação, a Banda está com o “passaporte” carimbado para a participação em 2017”, afirmou.

O prefeito Neri Quatrin fez questão de acompanhar os músicos na viagem e destacou o nível da Banda Segredo. “Mais uma vez os músicos e o maestro da nossa querida Banda nos orgulharam com uma brilhante apresentação, diante de milhares de brasileiros e estrangeiros, naquela que é considerada a 2ª maior Oktoberfest do mundo. Todos estão de parabéns”, destacou.

Fonte: www.redesuldenoticias.com.br

Laranjal: Atendimento em Local de Morte e Campina do Simão Ocupação de Colégio.


LARANJAL 08 – ATENDIMENTO DE LOCAL DE MORTE

No dia 19 Out. 16, por volta das 14h30min, a equipe atendendo solicitação, deslocou até a localidade de Chapadão, onde segundo relato do solicitante, o mesmo estava trabalhando em seu sítio, quando se deparou com um corpo em estado de decomposição, sem vestes e sem partes das mãos, pés e sem a cabeça. No local a equipe constatou os fatos, não sendo possível identificar o gênero da vítima em ato continuo foi isolado o local até a chegada da Polícia Civil e IML.


CAMPINA DO SIMÃO 09 – OCUPAÇÃO DE COLÉGIO/ NOTÍCIA DE FATO FUTURO

No dia 19 Out. 16, por volta das 19h30min, a equipe foi acionada que havia um movimento de alunos, os quais pretendiam invadir um colégio no Centro. No local a equipe entrou em contato com os alunos, representados pelo líder do movimento, os quais relataram que pretendiam ocupar o referido colégio.

A equipe garantindo a segurança dos alunos entrou em contato com o vice-diretor do colégio e os conselheiros tutelares, onde foram debatidos os trâmites da referida ocupação. A comunidade escolar não interferiu na decisão dos alunos e a equipe policial e o conselho tutelar garantiu a segurança e os direitos de todos os presentes. Foi acordado de livre e espontânea vontade pelos alunos representados que o movimento formado inicialmente por dez alunos não daria continuidade ao movimento sem antes ter uma assembleia geral com todos os alunos do referido colégio para uma decisão conjunta posterior. Ambas as partes foram orientadas.


Guarapuava, 20 Outubro de 2016 Setor de Comunicação Social – anc

RESERVA DO IGUAÇU APÓS DENÚNCIA HOMEM É PRESO COM ARMA DE FOGO



No dia 19 out. 16, por volta das 14h, compareceram no destacamento policial militar, dois senhores, os quais relataram que estavam trabalhando roçando um terreno para o senhor 56 anos, quando estavam no barraco após o almoço, momento em que o senhor entrou no barraco com uma garrucha e um facão na cinta e disse que acertava com eles a tarde e colocou a mão na arma e no facão.

A equipe deslocou até a propriedade onde possivelmente estaria o suspeito e, após buscas pelo local, a equipe avistou o mesmo, que ao avistar a equipe tentou dispensar algo. A equipe deu voz de abordagem ao senhor, sendo que o mesmo estava com um facão e uma foice. Feito buscas pelos arredores do barraco foi encontrado uma garrucha calibre .38 com 14 centímetros de cano jogada em um lamaçal. Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao senhor e encaminhado à delegacia para os procedimentos cabíveis juntamente com a arma apreendida


Guarapuava, 19 de outubro de 2016.

Elaborado e postado por: Sd. QPM 1-0 Adriane
Auxiliar de Comunicação Social do 16º BPM.
Foto: DPM de Reserva do Iguaçu.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Eduardo Cunha é preso em Brasília por decisão de Sérgio Moro


(Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

19/10/2016 13h29 - Atualizado em 19/10/2016 17h15


Deputado foi levado em avião da Polícia Federal para Curitiba.
Prisão é por tempo indeterminado e referente a processo por propina.


O ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi preso nesta quarta-feira (19), em Brasília. A prisão dele é preventiva, ou seja, por tempo indeterminado. A decisão foi do juiz Sérgio Moro no processo em que Cunha é acusado de receber propina de contrato de exploração de Petróleo no Benin, na África, e de usar contas na Suíça para lavar o dinheiro.

O ex-deputado embarcou às 15h em um avião da Polícia Federal (PF) no aeroporto de Brasília com destino a Curitiba, onde ficará preso.

A previsão é de que Cunha chegue à capital do Paraná por volta das 17h. No despacho que determinou a prisão, Moro diz que o poder de Cunha para obstruir a Lava Jato "não se esvaziou". O juiz havia autorizado a PF a entrar na casa de Cunha no Rio de Janeiro para prendê-lo.

Fonte: g1.globo.com veja mais...