sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Governo suspende 225 planos de saúde


Imagem do áudio


LOC: O GOVERNO ANUNCIOU NESTA QUINTA-FEIRA A SUSPENSÃO DE 225 PLANOS DE SAÚDE. A MEDIDA ATINGE 28 OPERADORAS, QUE NÃO CUMPRIRAM OS PRAZOS PREVISTOS PARA O AGENDAMENTO DE CONSULTAS E ATENDIMENTO MÉDICO.

LOC: O ASSUNTO JÁ FOI DISCUTIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NAS COMISSÕES DE ASSUNTOS SOCIAIS E DE DIREITOS HUMANOS. O SENADOR PAULO DAVIM, QUE É MÉDICO, DISSE QUE A DECISÃO DO GOVERNO BUSCA PROTEGER QUEM TÊM PLANOS DE SAÚDE. REPÓRTER GEORGE CARDIM.

Téc: A Agência Nacional de Saúde Suplementar suspendeu por três meses a venda de 225 planos de saúde oferecidos por 28 operadoras. A decisão foi tomada porque as empresas não cumpriram os prazos estabelecidos pela ANS para o agendamento de consultas, exames e atendimentos médicos. Pelas regras da Agência, os planos têm no máximo 7 dias para atender consultas simples e até 21 dias para procedimentos de alta complexidade, como tomografia computadorizada e hemodiálise. 

A medida não prejudica o atendimento aos atuais usuários, mas impede a inclusão de novos clientes. Esta foi a terceira vez que o governo anunciou a suspensão de planos de saúde. Em 2012, as comissões de Assuntos Sociais e de Direitos Humanos do Senado discutiram o assunto com representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Saúde e das operadoras e defenderam rigor nas punições e mais fiscalização no setor. O senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, que é médico, elogiou a decisão do governo para tentar proteger os milhões de brasileiros que têm planos de saúde.

(Davim) Isso demonstra uma responsabilidade muito grande com a saúde da população. Até porque estas operadoras não estão tendo responsabilidade com os produtos que estão colocando à venda para sociedade. Portanto, acho esta medida pedagógica, sobretudo, demonstra a responsabilidade do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde com a sociedade e moralizadora também.

(Repórter) No Brasil, existem 1016 operadoras e cerca de 50 milhões de pessoas têm algum tipo de plano de saúde, hospitalar ou odontológico.

George Cardim.
Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém