quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Mais de 300 veículos entre carros e motos são devolvidos ao Brasil pela Bolívia




Quase 300 carros e mais de 80 motocicletas roubados no Brasil e levados para a Bolívia foram repatriados nesta quarta-feira, 27. Os dois países estavam há quase dois anos acertando os detalhes da cooperação internacional para a devolução dos veículos.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o ministro de Estado da Bolívia, Juan Ramon Quintana, reforçaram a importância da interlocução entre os dois países para o combate ao crime organizado, principalmente na região de fronteira. “É um resultado que se obtém com muita integração e mostra uma colaboração efetiva entre o governo brasileiro e boliviano. Precisamos buscar a parceria para o combate ao crime organizado entre os dois países”, destacou o ministro Cardozo.

O pedido de cooperação foi iniciado a partir do programa de regularização de veículos, implementado pelo governo da Bolívia em 2011, por meio da Lei nº 133, daquele país. Ao todo, serão devolvidos ao Brasil quase 500 veículos. Eles serão transportados por meio de cegonhas que são caminhões para o transporte de grandes cargas.

Após a volta dos veículos ao território brasileiro, a polícia civil do Mato Grosso do Sul e as seguradoras entrarão em contato com os proprietários para a devolução.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Justiça

Assembleia do Paraná serve de referência para outros Legislativos, diz Rossoni




O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), comentou nesta quarta-feira a decisão dos deputados federais de colocar na pauta o projeto que acaba com os 14º e 15º salários dos parlamentares. “Acompanho com grande expectativa o Congresso. Aqui no Paraná, extinguimos esse pagamento em dezembro de 2011, quando implantamos outras medidas de austeridade que geram uma economia média de 25% do orçamento anual da Assembleia”, lembrou.

Rossoni ressaltou que a proposta do Congresso só comprova que os parlamentares paranaenses estão na vanguarda de uma gestão pública moderna, inovadora. “Percebo que há essa movimentação do Congresso para acabar com o 14º e 15º. Outro dia vi o presidente do Senado, Renan Calheiros, que apesar dos protestos da população pedindo o impeachment dele, falando em economia no Senado. Acho que se nós, não estivermos servindo de exemplo, estamos, ao menos, no caminho certo com as nossas ações. Estamos cumprindo o nosso papel. Não tenho dúvida que a Assembleia do Paraná está muito à frente das outras Assembleia do Brasil”.

Sonia Maschke
Jaime Santorsula Martins 
Assessoria de Comunicação da Presidencia

Justiça determina cumprimento de medidas cautelares a ex-prefeito


Imagem
Em ação penal ajuizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Guarapuava, contra o ex-prefeito municipal de Cândido de Abreu, João Peda Soares, e o proprietário de uma oficina, o juízo da Vara Única da comarca decretou a indisponibilidade de bens dos dois réus até o limite de R$ 5.041,56.

Na ação por peculato e falsidade ideológica, o juízo determinou ainda que o ex-prefeito cumpra algumas medidas cautelares. Segundo a decisão, ele deverá comparecer em juízo, mensalmente, para informar e justificar suas atividades (ele não exerce, atualmente, nenhum cargo público). João Peda Soares também fica proibido de entrar na sede da Prefeitura ou da Câmara Municipal, sem autorização judicial; de manter contato, por telefone, pessoalmente, ou por e-mail com determinadas pessoas; e de se ausentar do município sem autorização da Justiça.

Na ação criminal, o Gaeco acusa o ex-prefeito de ter se apropriado de dinheiro do município, que supostamente deveria ter pago o conserto de um veículo oficial. De acordo com a investigação, o serviço sequer foi prestado e uma nota fiscal falsa foi emitida para justificar o gasto, feito em 2010. A denúncia foi protocolada pelo Gaeco Guarapuava em janeiro deste ano.

Na ação, o Gaeco sustenta, ainda, que o ex-prefeito “teve sua gestão marcada por graves irregularidades, respondendo, atualmente, a diversas ações civis públicas por improbidade administrativa, além de ações penais em razão de outros crimes perpetrados em face do erário”.

Via: Guara Noticias

Parceria entre TSE e TCU garante eficácia na fiscalização de contas eleitorais

 


Assista à reportagem no canal do TSE no YouTube.

Uma parceria de longos anos entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal de Contas da União (TCU) permite que a cada eleição se torne mais eficaz a fiscalização das contas eleitorais. Em fevereiro deste ano, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, afirmou que essa união de esforços entre as duas instituições permite aos servidores aprender mais “para garantir que as práticas administrativas de gestão da coisa pública na Justiça Eleitoral sejam feitas em conformidade com a lei e com os valores éticos que permeiam e que fundamentam a ordem jurídica brasileira”.

A afirmação da ministra ocorreu durante a abertura do I Encontro Técnico TCU-Justiça Eleitoral, realizado de 21 a 22 de fevereiro. Durante esses dois dias, servidores do TCU apresentaram palestras sobre temas como prestação de contas, licitações e contratos, tecnologia da informação e pessoal.

Em anos anteriores, o TSE contou com o auxílio do TCU para aprimorar a fiscalização das contas eleitorais. Em 2009, os dois tribunais assinaram um protocolo de cooperação técnica para fiscalizar as contas das campanhas políticas e dos partidos com o objetivo de rastrear o caminho traçado pelos recursos que doadores e financiadores disponibilizam para partidos políticos, comitês eleitorais, e candidatos a cargos políticos. O convênio permitiu o aperfeiçoamento da análise do conteúdo e da autenticidade de documentos relativos a essas doações.

Gestores públicos

A parceria entre o TSE e o TCU está prevista na própria Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997 – artigo 11, parágrafo 5º), que determina que a Corte de Contas apresente à Justiça Eleitoral, até o dia 5 de julho do ano em que se realizarem as eleições, a relação dos gestores públicos que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente.

Dessa forma, em ano eleitoral, o TCU entrega ao TSE a lista com os nomes dos gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas e correm o risco de se tornarem inelegíveis, conforme prevê a Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/1990). Essas pessoas não podem se candidatar a cargo eletivo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão.

Em 2012, ao receber essa lista, a ministra Cármen Lúcia destacou que cabe à Justiça Eleitoral julgar se as irregularidades verificadas pelo TCU sujeitam seus autores à inelegibilidade. Isso ocorre na ocasião dos julgamentos de eventuais processos em andamento na Justiça Eleitoral relativos a esses casos. A lista entregue pelo TCU também é repassada aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que, por sua vez, encaminham a relação aos juízes eleitorais.

Presidente TCU

De acordo com Augusto Nardes, presidente do TCU, a instituição ofereceu no último ano treinamento para mais de 86 mil gestores públicos brasileiros com foco em prestação de contas e orientações específicas sobre Direito Administrativo. “Eu entendo que a capacitação dos nossos funcionários públicos federais, seja no TSE ou em qualquer organização do nosso país, é extremamente importante para aumentar a eficiência, eficácia e efetividade do serviço público brasileiro”, afirma, destacando que essas ações ganham ainda mais importância em relação à Justiça Eleitoral, “que é responsável pela manutenção da nossa democracia e por dar segurança para as instituições”.

“Considero esse tipo de cooperação do TCU com o TSE um exemplo para o nosso país e significa que nós estamos cada vez mais conscientes de que esse papel deve preponderar em todo o serviço público brasileiro”, enfatiza Nardes. Ele ainda acrescenta: “queremos trabalhar junto com o TSE para que possamos, continuadamente, aperfeiçoar os técnicos e garantir, dessa forma, uma excelência na administração pública brasileira”.

CM/LC
TSE

Estande da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul na ExpoAgro 2013 terá novidades

 


De 28 de fevereiro a três de março, acontece em Laranjeiras do Sul a feira agropecuária ExpoAgro 2013. Mais uma vez, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) estará presente no evento. A universidade está preparando um estande, no pavilhão principal do parque de exposição, com diversas atrações para os visitantes.

Neste ano, o estande da UFFS terá novidades em relação às edições anteriores da feira. O espaço contará commateriais que representam atividades realizadas pela universidade, como exemplares zoológicos, amostras botânicas, espécimes entomológicos, vidrarias, entre outros. “O objetivo é chamar a atenção dos visitantes através dos materiais expostos e, além de falar sobre esses materiais, aproveitar o momento para divulgar a universidade, cursos oferecidos, bolsas, benefícios e política de ingresso. A decoração também será um pouco diferente, com elementos do campo”, destaca a servidora Fernanda Demichelli, integrante da Comissão de Eventos do CampusLaranjeiras do Sul.

O espaço destinado à UFFS ficará aberto na quinta-feira (28) das 18 às 22 horas e nos outros três dias de evento das 10 às 22 horas. Técnico-administrativos e discentes se revesarão no estande para atender ao público. “Foram realizados treinamentos com os participantes do estande para que eles possam sanar às dúvidas dos visitantes, tanto em relação ao material exposto quanto a outros assuntos ligados à universidade”, ressalta Fernanda.

De acordo com a Sociedade Rural do Centro-Oeste do Paraná, responsável pela realização do evento, o público esperado na ExpoAgro 2013 é de 35 mil pessoas.

Adolfo Vaz
Campus Laranjeiras do Sul

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Goioxim: Instrutora do SENAR Roberta Rosane Participa de Reunião com CEMG e da entrevista a Radio Nativa Mix





O Conselho da Mulher Empresaria de Goioxim CEMG, Recebeu na tarde desta quarta feira 27, A instrutora do SENAR Roberta Rosane, Em entrevista a Radio Nativa Mix  e falou sobre o programa da mulher atual que vem dentro de uma linha comportamental focado para mulheres agricultoras produtoras rurais e ate mesmo filhos de agricultores, tem como objetivo o despertar humano social e profissional, no período de dez encontros.

Numa visão global tem muito que evoluir nesse processo, desde o inicio da historia a mulher vem trazendo uma revolução, a propiá agricultura foi descoberta por ela, a mulher te uma grande atuação e tem muito que alcançar e ser respeitada pela sua atuação.

O programa mulher atual vem em quatro módulos, ele vem trazendo um relato histórico entre o ser humano a diferença entre o homem e a mulher, resgata a alta estima da mulher, das emoções dos sentimentos a relação dela com a sociedade.

E nos últimos encontros do sétimo ao decimo encontro trabalha focando emprendedorismo da mulher,
e a questão dela trabalhar ou montar uma empresa sozinha,  individual ou coletiva pra ver a diferença numa forma dinâmica

Encontros tem duração de oito horas semanais, um encontro por semana.

O CEMG tem os seguintes membros

Presidente, Leonir A. Cardoso
Vice Pres., Dircelia P. Meret
Tesoureiro, Ivone da rosa
Secretaria de eventos, Gisele
Secretaria, Mari Terezinha
Apoiadora, Elizandra

Audio
Entrevista Roberta - Senar.mp3Entrevista Roberta - Senar.mp3
13365K   Reproduzir   Baixar  

Foto e Reportagem: Xuxo Radio - Nativa Mix

Nova Laranjeiras - Acidente envolvendo ônibus e trem nesta quarta




A manhã desta quarta dia 27 foi trágica para a comunidade de Nova Laranjeiras.

Um ônibus da empresa Artuzo que faz a linha Paiquere Nova laranjeiras, ao atravessar a linha férrea, na comunidade do Divisor acabou colidindo com um trem da empresa ALL que passava no momento sentido Guarapuava.

Da colisão feriram-se várias pessoas.
O Hospital Severino da Rosa de Nova Laranjeiras efetuou aproximadamente 40 atendimentos.
Sendo que encaminhou 6 vitimas para Laranjeiras do Sul, para os Hospitais São Lucas e Sâo José, e uma outra adolescente de 16 anos em estado grave para Guarapuava.

 Um menino de 10 anos sofreu amputação da orelha (pavilhão oricular). Uma outra mulher teve que fazer cirurgia na cabeça e um homem também sofreu cirurgia.
Ainda houve vitimas com outras fraturas.

A direto do Hospital Severino da Rosa, Andressa Veronese, agradece aos médicos que se disponibilzaram para o pronto atendimento das vítimas. Doutores. Eric, Hilton, Mario, Rafaela e Simone.

Agradece ainda o auxílio das cidades vizinhas que disponibilizaram as ambulâncias para a tendimento, além do Posto da Reserva indígena.

Foto e Imformações: Portal Cantu

Goioxim: Vereadores Jacir e Sirineu Visitam Obras no Interior

 
 


Os vereadores Jacir Schadek e Sirineu Ferreira visitaram nesta semana as obras de reforma nas estradas do interior. Na foto o trecho que liga a comunidade de Lambedor á cochos.

“Devemos sempre estar atentos em todos os detalhes para fornecer á população um melhor desempenho”comentam os dois enquanto observavam as máquinas trabalhar.

Assessoria de imprensa PMG

Coamo assina convênio com cooperativa japonesa para aumentar exportação à Ásia




Na manhã desta segunda-feira (25/02), o presidente da Coamo engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini assinou convênio com a cooperativa Zen-Noh - Federação de Cooperativas Agrícolas do Japão - para fornecimento de produtos agrícolas, cujo primeiro navio será embarcado na próxima semana com mais de 50 mil toneladas de milho por meio do porto de Paranaguá.

A Zen-Noh é uma das maiores organizações cooperativas do mundo, representa os interesses de mais de 4,8 milhões de agricultores associados a mais de 700 cooperativas japonesas e também para mais de quatro milhões de associados não agricultores, com atuação na importação de insumos para ração e carne, demandados pelos produtores, além da distribuição e comercialização de produtos agrícolas

No final de 2012, dirigentes executivos da Zen Noh estiveram no Paraná visitando a Coamo e na ocasião, apresentaram propostas de negócios nas áreas de soja, milho e trigo..

Com a parceria com a cooperativa japonesa, a Coamo pretende aumentar sua participação no mercado externo e ampliar os destinos de suas exportações, e por consequência, aumentar o faturamento com suas operações no mercado internacional.

Em janeiro deste ano, Gallassini batizou um navio na Ilha de Iwagi com o nome de Santa Paulina e aproveitou a viagem para visitar clientes da Coamo no Japão e na Coréia do Sul. “A China continua sendo nosso principal destino de exportação, mas no ano passado recebemos visita de dirigentes de empresas asiáticas, que em janeiro tivemos a oportunidade de retribuir e mostrar o potencial e a qualidade dos produtos exportados (grãos), farelo e óleo de soja) pela Coamo. Desta maneira iremos diversificar os nossos negócios no continente asiático”, diz o presidente da Coamo.

As exportações de produtos agrícolas industrializados e in natura da Coamo em 2012 foi de 2,81 milhões de toneladas, representando um crescimento de 8,7% em relação ao ano anterior, atingindo o montante de US$ 1,12 bilhão. Para a Europa, os produtos exportados pela Coamo chegam a vários países, entre eles estão Alemanha, França, Dinamarca e Suécia. "A nossa intenção é diversificar sempre para agregar maior valor a produção dos cooperados da Coamo" prevê Gallassini.

Via Guara Noticias

Goioxim: Obras iniciam nas estradas

 
 

Num município onde há mais de mil quilômetros em estradas de chão os esforços e investimentos com viação, obras e urbanismo deve ser dobrado. O prefeito Elias está apenas iniciando os trabalhos nessa área e já mostra pulso firme, pois as máquinas estão á todo o vapor na reforma das estradas. As metas são de atender bem a população e de acordo com as necessidades chegar cada vez mais longe.

Apesar de começar com um pouco de atraso , consequência das reformas com as máquinas antes de coloca-las nas estradas, as obras estão bastante avançadas dentro de um esperado desempenho. Os profissionais também contam ponto na hora de apresentar bons resultados, pois a prefeitura tem com seus funcionários um pacto propondo a boa interação entre funcionários e consequentemente com a população.

As máquinas estão concentradas principalmente na comunidade do lambedor,trecho o qual liga o centro á vários outras comunidades e também ao Município de Campina Do Simão.

assessoria de imprensa PMG

Laranjeiras do Sul:Eliza Gemelli e equipe do NRE visitaram 8 escolas





A nova chefe do NRE (Núcleo de educação de Laranjeiras do Sul) Eliza Gemelli e sua equipe começaram ontem (26) a visitação nas escolas estaduais de Laranjeiras do Sul, ao todo foram visitadas 8 escolas onde além de ter a oportunidade de conhecer os Diretores, professores, funcionários e alunos a chefia do NRE aproveitou para fazer o levantamentos das necessidades de cada escola para estar repassando junto ao Governo do Estado as melhorias que devem ser feitas ainda neste ano.

Via Olho Aberto

Candói:Prefeito Gelson Costa recebe a Deputada Estadual Luciana Rafagnin





Em reunião na noite do dia 22 de fevereiro, o Prefeito Municipal Gelson Kruk da Costa (PT) recebeu a Deputada Estadual Luciana Rafagnin (PT) na sala de reuniões da prefeitura municipal para apresentação de projetos e principais prioridades para a gestão.

Na reunião estavam presentes a Deputada, o Prefeito Municipal, os Vereadores Celso Turok (PT) e Sandra dos Santos (PT), a Secretária de Assistência Social e primeira dama Juliana Ferreira, o Secretário de Saúde Jorge de Jesus Lopes, os Assessores de Comunicação Anderson Sant’Ana e José Carlos de Oliveira, Valmor Teles do Departamento de Cultura e o Presidente Regional do PT Sergio Buco.

Líder da bancada do PT no estado, a Deputada Luciana desejou uma ótima administração para o Prefeito Gelson e sua equipe, colocando-se a disposição para somar com o município em todas as ações junto ao governo federal, em parceria com a ministra chefe da casa civil Gleisi Hoffmann e o ministro das comunicações Paulo Bernardo. Por sua vez, o prefeito Gelson agradeceu a presença da Deputada Luciana e enfatizou a importância da parceria durante os quatro anos da gestão.

Na reunião, foi apresentado à Deputada alguns dos problemas encontrados no município. Na área da saúde, um dos principais problemas são as estruturas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Muitas delas encontram-se em precárias condições e passarão por reformas, assim como na educação, onde a estrutura da Escola Municipal Ormi França De Araújo, que hoje conta com aproximadamente 1200 alunos, está bem degradada.

Outro problema encontrado é no setor de viação. Nas comunidades do São Pedro e Rio Novo, o asfalto de aproximadamente 25km necessita com urgência de reparos. O valor total da obra é de aproximadamente 5 milhões.

Assessoria da PMC
Via Olho Aberto

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Governo do Paraná investe nove milhões de reais em obras na região Centro-Sul

 


Destáques para Turvo, Goioxim, Reserva do Iguacu e Guarapuava.

26.02 – Jeferson
EDUCAÇÃO

O Governo do Estado está investindo mais de nove milhões de reais em construções, reparos e ampliações em escolas da região Centro-Sul do Paraná. Duas novas escolas já foram entregues e outra está em fase de conclusão. Em 2011, foram entregues as novas unidades das escolas indígenas Arandu Pyahu e Cacique Trajano Mrej Tar, no município de Turvo. Juntas, as escolas atendem cerca de 200 alunos. Ainda em Turvo, a Secretaria da Educação está construindo o Colégio Estadual Professor Edvaldo e Maria Janete Carneiro.

A nova escola está na fase final de acabamento. O prédio foi construído em uma área de dois mil e novecentos metros quadrados e tem capacidade para atender mil e quatrocentos alunos. A previsão é entregar a obra no final do mês que vem. A nova escola contará com 12 salas de aula, quadra de esporte com alambrado e arquibancada, dois laboratórios, uma sala multiuso, biblioteca, seis salas para a secretaria, dois depósitos, cozinha, refeitório e uma casa para o caseiro.

O prédio foi construído dentro das normas técnicas para atender alunos com múltiplas deficiências. Há banheiros adaptados, rampa de acesso e pista tátil. De acordo com o secretário da educação e vice-governador, Flávio Arns, a educação é a base para as outras políticas públicas, e por isso a necessidade de uma escola de qualidade. //SONORA FLÁVIO ARNS.//

SECR. FLAVIO ARNS - IMPORTANCIA BOA EDUCACAO - 25.08.11 – PASTA ASSUNTOS - EDUCAÇÃO
D.I.: 34” A educação
D.F.: 1’15” de todas

Outras três unidades estão passando por ampliações. No município de Goioxim, o Colégio Estadual João Ferreira Neves está recebendo cinco salas de aula e banheiros masculino e feminino, além de um banheiro adaptado para alunos com múltiplas deficiências. A previsão é que a obra termine no fim de março.

No município de Reserva do Iguaçu, no Colégio Estadual Izabel Siqueira os alunos já estudam nas novas instalações. A escola recebeu quatro salas de aula novas, banheiros feminino e masculino, um banheiro adaptado e outro para professores. Para o chefe do núcleo de educação de Guarapuava, José Valdir Kukelcik, os investimentos comprovam a prioridade que o governo estadual está dando para a educação. //SONORA JOSÉ VALDIR KUKELCIK.//



JOSÉ VALDIR – EDUCAÇÃO GUARAPUAVA – ÁUDIOS 26.02
D.I.: 18” foi a meta
D.F.: 33” educação

EMENDA COM
D.I.: 2” É de suma importância
D.F.: 16” continuidade

Em Guarapuava, o Colégio Estadual Ana Vanda Bassara, foi ampliado com nove salas e laboratórios para os cursos técnicos. A escola atende mais de mil alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico. Já o Centro Estadual de Educação Profissional Arlindo Ribeiro, passou por uma ampla reforma. Outras 18 escolas da região Centro-Sul estão passando por reformas e pequenos reparos.

(Repórter: Jeferson Nunes)
AEN

Lideranças de Cantagalo visitam deputado Bernardo Carli na ALEP

 


O deputado estadual Bernardo Ribas Carli recebeu nesta terça-feira, 26 de fevereiro, no seu gabinete na Assembleia Legislativa do Paraná os vereadores de Cantagalo Neuza Grem Ruginski e Leosmar Staidel, além do assessor parlamentar Jair Rocha da Silva.

Na reunião, eles conversaram sobre o município de Cantagalo, suas principais demandas e as ações do legislativo, bem como as medidas do governo do Estado e do parlamentar para a região.

Assessoria de Comunicação
Deputado Bernardo Ribas Carli

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Richa libera maior valor da história do Estado para vigilância em saúde

















Saúde
Governador lançou o programa VigiaSUS que destina recursos para combate e controle de doenças nos 399 municípios paranaenses. O VigiaSUS atenderá todos os municípios paranaenses, com no mínimo R$ 60 mil. Na primeira fase, a Secretaria da Saúde aplicará R$ 47 milhões no programa. É o maior valor já aplicado na ... leia mais »

AEN

Deputado Bernardo Carli é nomeado para a Comissão de Constituição e Justiça da ALEP




O deputado estadual Bernardo Ribas Carli integra desde a semana passada a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Assembleia Legislativa do Paraná. Em cumprimento ao Regimento Interno da Casa, que prevê remanejamentos para cada biênio de Legislatura, o 1º vice-presidente da Mesa Executiva, deputado Artagão de Mattos Leão Junior presidiu no dia 19 de fevereiro o ato de posse dos integrantes e dirigentes das 25 comissões técnicas permanentes da Assembleia. Bernardo Carli faz parte do quadro na condição de titular.

A CCJ tem a competência de apreciar todos os projetos que tramitam na Assembleia Legislativa antes que eles sejam votados em Plenário. Avalia os aspectos constitucional, legal e a viabilidade das proposições, se traduzindo numa atuação muito importante no processo legislativo.

“Estou muito satisfeito com esta nomeação. É certamente mais uma forma de eu contribuir com o nosso Estado. Vou me esforçar para que possamos desempenhar os trabalhos da melhor forma possível e para que a Comissão continue ocupando este importante espaço de destaque”, disse Carli.

A Comissão da Assembleia Legislativa do Paraná retoma suas sessões ordinárias nesta terça-feira (26), às 13h30, na Sala das Comissões. Na pauta, há sete mensagens do Poder Executivo, nove propostas de veto do governador e projetos de autoria parlamentar remanescentes do ano passado, entre eles os que retornaram de diligências nos órgãos da administração pública.

O deputado Bernardo Carli deverá ser relator do projeto de lei oriundo de mensagem do poder executivo que autoriza a doação de imóvel ao município de Curitiba e do projeto que propõe que o trecho da PR-442 entre a BR-369 e o município de Uraí seja denominado Susumo Itimura.

Também são novos membros titulares da Comissão de Constituição e Justiça os deputados Tercílio Turini, Péricles de Mello, Elton Welter e Pedro Lupion. Tadeu Veneri e Elio Rusch, antes titulares, agora são suplentes. Permanecem como presidente o deputado Nelson Justus e como vice Caíto Quintana.

Assessoria de Comunicação

Copel anuncia expansão do serviço de banda larga

Imagem


A Copel Telecom vai ampliar o programa BEL Fibra, serviço de internet e telefonia por meio de fibras ópticas, para mais quatro cidades paranaenses neste ano. Atualmente oferecido em Curitiba e Irati, o serviço estará disponível também em Ponta Grossa, em maio, e em Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Telêmaco Borba no segundo semestre.

“Nossa meta é atender empresas e residências de 25 cidades até o fim de 2014”, diz o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer. “O objetivo é ser, a médio prazo, uma opção de banda larga para todos os paranaenses”.

O serviço está disponível hoje em 38 bairros de Curitiba e 10 de Irati, com pacotes de banda larga com velocidades entre 20 a 100 Mbps (megabits por segundo). A Companhia realiza cerca de 80 ligações novas por mês, em média, a preços que variam de R$ 109 a R$ 349. Se contratar também o serviço de telefonia, prestado pela Sercomtel, o preço final tem um desconto de R$ 20.

ESTRATÉGIA - A expansão do BEL marca um momento importante da Copel Telecom, que no ano passado levou a rede de fibra óptica a todos os 399 municípios do Paraná. “É o primeiro Estado 100% digital”, destaca Zimmer. “Com a capilaridade da rede e a qualidade da fibra óptica, estamos numa boa posição para crescer nesse mercado”.

A estratégia de expansão pretende levar, em um primeiro momento, o serviço a municípios de médio porte com pouca ou nenhuma oferta de banda larga. Em Irati, que passou a contar com o serviço em dezembro, a Copel Telecom estima um mercado potencial de cerca de 21 mil clientes. Em Ponta Grossa, serão 63 mil.

“Queremos atender à demanda reprimida por internet de boa qualidade no interior do Estado, melhorando a competitividade em mercados que hoje contam com poucas alternativas de conexão”, explica o superintendente de Telecomunicações, Antônio Carlos Pereira de Melo.

A Copel Telecom também estuda parcerias para passar a oferecer serviços de TV por assinatura ou de vídeo sob demanda, aproveitando a alta capacidade de transmissão da fibra óptica.
 
Via: Guara Noticias

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Espigão Alto do Iguaçu: Deputado Bernardo Carli ouve as demandas do município




O deputado estadual Bernardo Ribas Carli esteve nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, em Espigão Alto do Iguaçu, onde, na prefeitura, se reuniu com o vice-prefeito, Joelmir de Oliveira, secretários municipais e vereadores.

No encontro, eles conversaram sobre a situação do município e suas principais demandas, bem como sobre o cenário político da região. “A conversa foi boa e proveitosa. Fui muito bem recebido no município e me coloquei à disposição para trabalhar por aquela população junto ao governo do Estado”, disse Carli.

Participaram também da reunião os secretários municipais da Agricultura, Adilson Cecatto, da Educação, Julia Canci, da Indústria e Comércio, Marcio Rohden, o responsável por Projetos e Tributação, Nelton Zolet, os vereadores Flavio Dreher e Dilson Marcos Delari, a chefe de gabinete, Rose Souza, Jaime Camargo e a diretora de escola municipal Ezita Gawlik.

Assessoria de Comunicação

Laranjeiras do Sul: “Retratos do cotidiano” é tema de mostra fotográfica na UFFS - Campus LJS.






Está exposta no hall de entrada da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul a II Mostra de Fotografia “Retratos do cotidiano”. A exposição conta com 18 fotos tiradas por discentes, docentes e técnico-administrativos.

Esta edição da mostra recebeu inscrições em três categorias: Paisagem e cultura urbana/rural, Expressões do cotidiano e Vida no campus. Cada participante poderia inscrever apenas uma foto por categoria. Foram aceitos trabalhos em cores ou preto e branco, nas posições retrato ou paisagem e sem o uso de programas de tratamento de imagens.

Com a realização da mostra, os organizadores buscaram estimular a produção fotográfica na universidade, além de abrir um espaço para expor os trabalhos dos participantes da oficina de fotografia, realizada em 2012.

A exposição segue até abril e pode ser visitada pela comunidade em geral.

Participaram da organização da mostra servidores do Setor de Assuntos Estudantis (SAE), Assessoria Acadêmica e Biblioteca.

Adolfo Vaz 
Jornalista MTB 8432/PR 

Rio Bonito de Iguaçu: Deputado Bernardo Carli se reúne com prefeito e secretários






O deputado estadual Bernardo Ribas Carli esteve nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, em Rio Bonito do Iguaçu, onde se reuniu com o prefeito, Irio de Rosso, e secretários municipais.

Na oportunidade, o parlamentar parabenizou o chefe do executivo municipal pelo resultado das eleições de outubro passado e perguntou sobre a situação do município, bem como suas principais demandas. Carli também falou das ações do governo do Estado para aquela região e reafirmou seu apoio, comprometendo-se a levar as reivindicações ao governador, Beto Richa, e defender os interesses dos moradores de Rio Bonito do Iguaçu.

“Foi uma reunião proveitosa e animada. Todos estamos com muita vontade de trabalhar e fazer acontecer, pensando sempre no melhor para a nossa população. Esse trabalho de vir até cada localidade e conhecer a sua realidade nos permite trabalhar exatamente em cima do que a cidade precisa. E com esta união de forças entre município e Estado não tenho dúvidas de que teremos bons resultados”, avaliou o deputado.

Participaram também do encontro os secretários municipais da Educação, Vanderlei Ceccatto, da Viação, Fernando Moreira, e da Saúde, Vitor Abreu de Lima.

Assessoria de Comunicação

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cantagalo: O Patrão do CTG Jacob Fritz falou sobre a programação do 29º Rodeio Crioulo





O 29º Rodeio Crioulo de Cantagalo está iniciando daqui a pouco e no vídeo a seguir o Patrão Claiton Roberto Rocha de Abreu fala sobre a programação dos três dias de festa. Estivemos conferindo o local e está bem limpo e organizado, mostrando o empenho da patronagem em receber bem os visitantes. Se você quer passar momentos agradáveis, venha com seus amigos e/ou família, acompanhar as provas e as diversas opções que haverá à disposição. Passaremos mais informações no transcorrer do evento.

Valdir Baltokoski
Prcentrosul

Laranjeiras do Sul: UFFS divulga classificados no Processo Seletivo 2013




A lista com os classificados em primeira chamada no Processo Seletivo UFFS 2013 já está disponível aos candidatos. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) publicou a lista dos classificados pelos Editais Nº 24, 25, 26, 27 e 28/UFFS/2013.

Os classificados em primeira chamada devem seguir as orientações do Edital N° 022/UFFS/2013 (disponível em www.uffs.edu.br > Acesso rápido > Editais), que trata das matrículas na UFFS.
Confira as listas com os classificados no link: http://www.uffs.edu.br/seletivo/classificados.html
Os candidatos podem acessar o Boletim de Desempenho em https://ps.uffs.edu.br/boletimdesempenho/

A UFFS parabeniza os classificados!

Adolfo Vaz
Jornalista MTB 8432/PR

Pitanga: Bernardo Carli acompanha o governador Beto Richa em assinatura de ordem de serviço para projeto de pavimentação da PR-239




Nesta quinta-feira, 21 de fevereiro, o deputado estadual Bernardo Ribas Carli também esteve em Pitanga, onde acompanhou o governador do Paraná, Beto Richa, na assinatura da ordem de serviço para a elaboração do projeto de engenharia para pavimentar 47 quilômetros da PR-239, entre Pitanga e Mato Rico. Com a medida, todos os municípios paranaenses passarão a ter vias de ligação asfaltadas.

“Este é sem dúvida um dia importante e de alegria para a região Central do Paraná. O governador autorizou a elaboração do projeto que vai pavimentar a estrada que liga Pitanga a Mato Rico, este que é um sonho de todos nós, moradores da região. E isso demonstra também a atenção que Beto Richa dispensa ao interior do Estado e o suporte que ele dá a nós, deputados, que levamos as necessidades até ele. Fico muito feliz ao ver que o trabalho vem dando certo e eu estou contribuindo com a melhoria das condições de vida da população”, destacou Carli.

Os trabalhos de topografia e sondagem de solo no trecho da PR-239 foram iniciados. O projeto executivo vai definir o traçado, as obras de terraplenagem, drenagem e necessidade de obras especiais, como a construção de trincheiras com alças de acesso. A previsão é que os estudos sejam concluídos até o fim do ano e a pavimentação comece em 2014.

“A pavimentação das estradas são conquistas históricas. Representa o início de um período promissor para todas as cidades, que deixam de ficar isoladas. Mato Rico e região ganham novas condições para se desenvolver com a pavimentação da PR-239”, disse o governador.

Richa também autorizou a construção de 50 unidades habitacionais em Pitanga.

Assessoria de Comunicação

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Goioxim: Idosa é Morta Com 4 Facadas




Na manhã desta quinta-feira (21/02) a policia do Goioxim/PR, recebeu a informação de um crime na localidade de Diamante interior do município.

No local, foi encontrado caída dentro de casa com pelo menos quatro facadas nas costas, Cristina Kossolski de aproximadamente 80 anos. A mulher morava sozinha e pode ter sido vítima de latrocínio
Noticias Policias

 GOIOXIM
ATENDIMENTO EM LOCAL DE MORTE
Às 08h05min, após solicitação via 190, policiais militares deslocaram até a localidade de Diamante, onde estava em óbito uma senhora de 80 anos. Foi isolado o local, acionado o IML e Criminalística, sendo que conforme relato do investigador da polícia civil, que esteve no local, a vítima tinha lesões nas costas e no abdômen, causadas por arma branca.

16º BPM

Guarapuava, 22 de fevereiro de 2013.
Setor de Comunicação Social/EFHM


Governador antecipa repasse de recursos para o transporte escolar





Richa afirmou que é a primeira vez que as prefeituras recebem recursos no primeiro mês do ano letivo. O valor transferido aos municípios é de R$ 7.940,614,48. O governador cumpre agenda na região Central do Estado, onde anunciou recursos para a educação, saúde, assistência social, agricultura e saneamento. leia mais »


Leia Tambem

Richa assegura acesso asfaltado
para todos os municípios do PR


Governador autorizou contratação de projeto para pavimentar a PR-239, até Mato Rico. O município e outras três cidades do Paraná ainda não têm acesso asfaltado. Para resolver a situação, Richa também já autorizou a contratação de estudos de engenharia e impacto ambiental para a ... leia mais »

Richa autoriza construção de
1.120 casas em oito municípios


Governador assinou ordens de serviço para início de obras dos empreendimentos em Borrazópolis, Grandes Rios, Ivaiporã, Mato Rico, Pitanga, Rosário do Ivaí e Santa Maria do Oeste. Também foram assinados dois convênios com o município de Apucarana para atender 820 famílias em projetos habitacionais. leia mais »

AEN

Mato Rico e Santa Maria do Oeste: Com o governador, deputado Bernardo Carli Anuncia obras e entrega de ambulância




Com o governador, deputado Bernardo Carli vai a Mato Rico e Santa Maria do Oeste para anúncio de obras e entrega de ambulância

O deputado estadual Bernardo Ribas Carli esteve na manhã desta quinta-feira, 21 de fevereiro, nos municípios de Mato Rico e Santa Maria do Oeste, juntamente com o governador do Estado, Beto Richa, acompanhando o anúncio de diversos investimentos para a região.

Em Mato Rico, o governador autorizou a abertura de licitação para obras de recape asfáltico, que totalizam R$ 186 mil, e assinou ordem de serviço para a construção de 40 casas urbanas.

Em Santa Maria do Oeste, Richa anunciou a conclusão de obras de recape asfáltico, entregou uma ambulância e assinou ordem de serviço para a construção de 40 casas urbanas, que fazem parte do Morar Bem Paraná, programa que define a nova política habitacional do Estado e que garantirá o atendimento a 110 mil famílias paranaenses em quatro anos. O deputado também assinou os documentos.

“É com alegria que volto a estes municípios para trazer, juntamente com o nosso governador, boas notícias. Eu, que represento estes moradores e levo suas reivindicações ao governo do Estado, fico muito satisfeito por ver que necessidades estão sendo atendidas e que as pessoas estão vivendo com mais qualidade de vida”, afirmou Bernardo Carli.

“Vamos fazer uma revolução habitacional no Paraná. Para isso, temos um bom entendimento com o governo federal. Queremos que a população tenha moradia própria e de boa qualidade”, garantiu o chefe do executivo estadual.

Assessoria de Comunicação 
Deputado Bernardo Ribas Carli

Laranjeiras do Sul: Laboratório na UFFS - Campus atenderá alunos da rede básica de ensino




A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul obteve aprovação, junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), de um convênio com a Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul para a implantação de um Laboratório de Ciência Básica (LCB). O laboratório de 65 metros quadrados será instalado no campus definitivo da UFFS e atenderá alunos da universidade e da rede básica de ensino de municípios da região.

O projeto visa a aplicação do conhecimento de ciência básica, promovendo incentivo e estímulo a educação científica e tecnologia de modo geral e aumentando o contato dos estudantes com a ciência prática. No total, serão investidos R$ 200 mil para a compra de conjuntos especiais para o ensino de biologia, física e química, de um veículo tipo van, de mobiliários e de quatro computadores.

De acordo com o coordenador do projeto e professor do Campus Laranjeiras do Sul, Thiago Bitencourt, o laboratório deve iniciar as atividades no segundo semestre de 2013. “As ações serão executadas através de um projeto de extensão. Nós temos uma equipe de sete professores envolvida e a ideia é cadastrar todas as escolas da região da Cantuquiriguaçu para que elas possam realizar agendamentos de aulas de ciências. Vamos buscar também bolsas de extensão para que os acadêmicos da UFFS possam contribuir nas atividades práticas com os estudantes. Será um espaço a mais para os alunos da rede básica utilizarem, evitando que fiquem apenas em sala de aula”, ressalta.

Conforme o projeto enviado ao MCTI, o laboratório atuará também na aproximação da UFFS com professores da rede pública de ensino, promovendo encontros mensais na forma de minicursos e oficinas.

Visita do MCTI

No início de fevereiro, os consultores do MCTI, Cezário Bezerra de Souza e João Luiz Andrade Filho, visitaram o local onde será aplicado o projeto. “Eles vieram ver a aplicabilidade do projeto, visitaram o campus definitivo e deram o parecer favorável. O dinheiro já está depositado e, agora, está liberado o início dos processos de licitação. Os consultores devem voltar no mês de setembro para observarem o projeto em execução”, explica Bitencourt.

Adolfo Vaz
Jornalista MTB 8432/PR

Goioxim: Professores da Rede Publica em Capacitação na UEPG




As Professoras da rede Publica de ensino de Goioxim Dirlene Silveira Padilha, Alessandra Salvadori e a Diretora da Creche Municipal Sonho Encantado Santina Motta, estão no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa, que esta ocorrendo no município de Ponta Grossa ofertado pela UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa). 

A capacitação de seus profissionais faz parte de um processo que fortalece a rede de ensino que consequentemente faz cada vez mais cidadãos alfabetizados e prontos para o mercado de trabalho,e é por isso que o município visando a melhor forma de aprendizado de seus Munícipes investe cada vez mais em Educação.

Assessoria de Imprensa PMG

Goioxim: Justiça Eleitoral Informa Eleitores que não votaram nas ultima 3 Eleições






A justiça Eleitoral de Cantagalo Avisa que a partir do dia 20 de fevereiro foi expedido Edital de cancelamento das inscrições eleitorais  dos Eleitores de Goioxim, Canta Galo e Virmond, que deixaram de votar nas três ultimas eleições, cujas inscrições serão canceladas,  caso não compareçam  ao Cartório Eleitoral para regularização ou pagamento de multas, justificar ou comprovar o voto. No período de 25 de fevereiro a 25 de abril de 2013.

Relação de Goioxim

Adão Moreira Meira
Adão Pereira
Adriene Quirino de Oliveira
Aguiane Domingues
Aguinaldo Domingues
Almeri do Carmo Nunes Lourdes
Cleverson Vieira Pontes
Daniele Aparecida dos Santos
Delosmar Faria Pereira Ferreira
 Eleandro Nunes de Souza
Elison Asis Bueno
Elizeu Pereira de Camargo
Eunice de Fátima Aurélio
Ilto de Souza Machado
Janete Vargas Bandeira
 Jefferson Andrade
Jéssica de Souza Valteman
Joanim Lemes Florão
João Maria Belo
José Ademir da Rosa
José Fernandes
Marcos Machado
Osvaldo Soeiro da Silva
Rosângela Cardoso
Rosinei Ferreira Campanha
Sebastião Kinceler Ferraz
 Sebastião Rodrigues de Chaves
 Terezinha de Lima
Valacir Boeira
Valdenir Mendes Trindade
Valdir Vieira dos Santos
Vanderlei Trindade

Justiça Eleitoral - 203ª Zona/PR
MM. Phellipe Muller- Juiz Eleitoral

Postado Xuxo

Campina do Simão: Poder Público incentiva pequenos produtores
















A Prefeitura de Campina do Simão tem buscado incentivar pequenos produtores. Uma das ações foi o apoio dado aos produtores no deslocamento até Cascavel para participarem do Show Rural.

Segundo a Secretária de Agricultura do Município Elizane Maria Barbosa a visita foi muito produtiva, foram 30 agricultores que se deslocaram até Cascavel. "Foi uma oportunidade dos agricultores conhecerem novas tecnologias e inovações do ramo, além de também poderem adquirir maquinários. A vantagem de comprar na feira é que se compra direto da fábrica e sai o pedido protocolado, com a preferência de compra e as empresas cobram do banco a liberação do projeto. Se for das revendedoras vai para a fila de espera no banco para analisar a proposta, se tornando mais burocrático, onde em alguns casos pode levar até 6 (seis) meses para serem liberados", disse a secretária.


Durante a visita dois agricultores fizeram aquisições de trator, esterqueira liquida, ensiladeira e carreta basculante. As aquisições foram feitas através do PRONAF investimento, onde o agricultor tem 03 (três) anos de carência para começar a pagar e paga o financiamento em 07 (sete) anos.

( Assessoria de Imprensa)

Goioxim: Clube Estradão Inaugura Domingo de Pascoa




Mais uma opção de laser para os goioxinhense vai abrir as portas o clube Estradão, o antigo clube do Luiz, agora sobe nova direção.

Inauguração dia 31 de Março as 19:00 horas Domingo de pascoa. Ingressos antecipados a 15.00




NOVO CLUBE DA REGIÃO!!!!!
INAUGURA DOMINGO DE PÁSCOA DIA 31 DE MARÇO
CLUBE ESTRADÃO EM GOIOXIM.
ANTIGO CLUBE DO LUIS.

Postado por Xuxo

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Bernardo Carli recebe na ALEP o prefeito de Campina do Simão, Laureci Miranda

 


O deputado estadual Bernardo Ribas Carli recebeu nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Paraná o prefeito de Campina do Simão, Laureci Miranda.

No encontro, eles discutiram algumas demandas do município bem como ações do parlamentar e do governo do Estado para aquela região.

Assessoria de Comunicação

Em reunião na CODAPAR, deputado Bernardo Carli pede prioridade no envio da patrulha rural a Guarapuava

 




Dentro de alguns dias Guarapuava e os outros três municípios que fazem parte do consórcio intermunicipal do programa Patrulha no Campo, que inclui Pinhão, Candói e Reserva do Iguaçu, deverão receber o maquinário que compõe duas patrulhas rurais

mecanizadas, conseguidas pelo deputado estadual Bernardo Ribas Carli junto ao governo estadual.

Em reunião na CODAPAR (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná) na manhã desta quarta-feira, 20 de fevereiro, o presidente, Silvestre Tino Staniszewski, afirmou ao parlamentar que na próxima terça-feira, 26, uma reunião com os quatro municípios deverá definir como será feito o revezamento das máquinas entre as cidades e, a partir disso, dentro de poucos dias as patrulhas rurais serão encaminhadas aos municípios, que terão prioridade, conforme pedido de Bernardo. Participaram também da reunião o vereador de Guarapuava Milton Roseira Junior e o prefeito de Pinhão, Dirceu de Oliveira.

O deputado destacou que esta é uma reivindicação sua desde que assumiu seu mandato e ao longo de quase dois anos tem acompanhado todos os processos e trabalhado para agilizar as liberações. Agora, ele ressalta a sua alegria com a ação e a importância das máquinas para o interior do Estado. “Guarapuava tem cerca de 4 mil quilômetros de extensão rural e o trabalho destas máquinas certamente vai dar mais qualidade de vida aos moradores, além de melhores condições de trabalho aos produtores rurais”, afirmou Carli. “Me sinto feliz especialmente por ter contribuído com esta conquista e por demonstrar que com trabalho sério e persistente alcançamos o que buscamos”, completou.

Para o vereador Miltinho, que juntamente com Bernardo reivindica o investimento para Guarapuava, as patrulhas rurais vão atender exatamente o que os produtores rurais precisam. “É claro que os trabalhos seguirão um roteiro técnico, o que deverá garantir a ordem e a eficiência das máquinas e a melhoria das estradas rurais do nosso município”, disse. Roseira Junior destacou ainda que, além de produtores e moradores, estudantes que utilizam o transporte escolar também serão beneficiados. “Estou muito feliz ao ver que chegamos ao final de um processo com resultado positivo”, finalizou.

Cada patrulha é composta por 1 escavadeira, 1 trator de esteira, 1 rolo compactador, 1 moto niveladora, 1 pá carregadeira, 5 caminhões basculantes, 1 caminhão comboio e 1 carreta para transporte de maquinário.
Asessoria de Comunicação

Presidente-Dia: Dilma convida russos para participar de projetos de infraestrutura





FolhaPress

BRASÍLIA, DF, 20 de fevereiro (Folhapress) - Em uma reunião de cortesia de pouco mais de uma hora, a presidente Dilma Rousseff recebeu na manhã de hoje no Palácio do Planalto o primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, e convidou empresas russas a participarem dos projetos de infraestrutura do governo federal. As informações são da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

Essa iniciativa tem sido uma constante de Dilma, que tem recebido semanalmente empresários estrangeiros para apresentar planos e incentivos para os planos de logística do governo federal. Ela delegou aos ministros da área econômica a tarefa de angariar investimentos estrangeiros, convencida de que estímulos internos não têm sido suficientes para sanar o gargalo. Esse assunto, segundo o Planalto, deve ser tratado ainda hoje, em série de audiências no Palácio do Itamaraty.

No encontro foi discutida a aquisição de baterias de mísseis antiaéreos russos de média altitude pelo Exército. Conforme o site da Folha de S.Paulo adiantou no dia 1º de fevereiro, a negociação está avançada e deverá envolver sistemas Pantsir-S1 e talvez Tor-2ME.

Participaram do encontro, além de Dilma e Medvedev, o vice-presidente Michel Temer, o chanceler Antonio Patriota, além de Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), do general José Carlos De Nardi (Estado-Maior das Forças Armadas) e embaixadores. Classificada pelo Planalto como "positiva" e "descontraída", a reunião também tratou de parcerias nas áreas de energia -de gás, petróleo, hidrelétrica e nuclear-, aeroespacial, de defesa e de tecnologia.

A presidente sinalizou interesse em estimular, por meio do programa Ciência sem Fronteiras, o envio de estudantes brasileiros para a Rússia sem a necessidade de flexibilizar regras de idioma. Sem estudantes brasileiros naquele país com esse tipo de incentivo do governo, o Planalto avalia que a língua é o principal entrave para aproximar ambos os países nesse tema. Dilma elogiou ainda a liderança russa no G20 (grupo formado pelas 20 economias mais influentes do mundo), tida como positiva. Segundo o Planalto, a Rússia compartilha da agenda de governança brasileira nas discussões sobre crise internacional e desenvolvimento econômico. No início da semana, o país, que sediou encontro do grupo, endossou durante o evento o discurso brasileiro de combate à guerra cambial. O primeiro-ministro seguiu para o Ministério das Relações Exteriores, onde participará, junto com Temer, da 6ª Reunião da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia. Após o encontro, Dilma seguiu no início da tarde de hoje para São Paulo, onde terá agenda privada com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e participará da cerimônia de comemoração pelos 10 anos do PT na Presidência da República.

Jornal a Cidade

Goioxim: Prefeiutura Realiza Reunião Com Universitá​rios





A prefeitura municipal de Goioxim realizou no ultimo sábado (17) uma reunião com todos os universitários que necessitam de transporte para ir até a faculdade. A reunião aconteceu na câmara Municipal de Vereadores e foram discutidos assuntos de comportamento dentro e fora dos transportes e a questão do pagamento dos serviços que ainda continua gratuito.

Á frente das palestras estava o prefeito municipal Sr. Elias Schreiner e a secretária municipal de educação Claudilaine Carvalho de Col. Foi definida uma comissão de estudantes que ficará responsável em fiscalizar e representar os estudantes.

ASSESSORIA DE IMPRENSA PMG

Goioxim: Claudilaine Carvalho de Col Participa de Encontro de Secretários de Educação




Foto flickr Flavio Arnes


O Encontro de Secretarios Municipais de Educação, na foto Flavio Arns Secretario Estadual de Educação e atual Vice Governador Secretaria Mun. de Educ. de Corbélia.
   
O encontro veio para suprir a necessidade que os secretarios estavam encontrando a qual era as duvidas sobre os Programas Federais do FNDE o PAR, situações do Transporte Escolar, Programa SIGET e orientações sobre o Conselho Municipal de Educação entre outros assuntos relacionados a pasta.


Laureci Miranda reuniu-se com Arns e Silvestri



O Prefeito de Campina do Simão, Laureci Miranda (PT) compôs a comitiva de prefeitos que compõem a Amocentro e que foi a Curitiba tratar do repasse do transporte escolar aos municípios. Os prefeitos reuniram-se com o secretário de Governo, Cezar Silvestri e com o vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns .

Cristina Estache

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Governo depositará semana que vem a primeira parcela do transporte escolar

















Educação
Recursos de, pelo menos R$ 80 milhões, serão depositados mensalmente, em 10 parcelas, o que vai possibilitar melhor planejamento pelas prefeituras. Com relação a 2010, o valor é 196% superior. A nova sistemática, com o início dos depósitos no primeiro mês letivo, vai beneficiar cerca de 250 mil estudantes e atende a uma antiga ... leia mais »

AEN

Presos fazem rebelião na 14ª SDP e CHOQUE invade cadeião em Guarapuava


Imagem











A noite foi movimentada na Cadeia Pública de Guarapuava, anexo a 14ª SDP. Por volta das 3h00 houve um início de uma rebelião, onde cerca de dez detentos estariam fora da cela, liberando outros presos.

Os agentes penitenciários prontamente acionaram a Polícia Militar, e uma equipe do CHOQUE se deslocou até a delegacia. Chegando no interior do Secat, foi verificado que haviam alguns presos na parte exterior das celas. Foi necessário uso de força moderada para conter os presos bem como auxílio de cães de abordagem.

O Tenente Coronel Solak, comandante da Polícia Militar em Guarapuava afirmou que “a PM evitou uma catástrofe, se nossa equipe não tivesse chegado a tempo, aproximadamente 60 presos estariam foragidos agora, e a cidade se tornaria um caos, a sorte foi que eles não tiveram tempo de fazerem reféns, se não ficaríamos dias para resolver essa situação”.

Na manhã desta terça feira, alguns familiares de presos se encontravam na porta da delegacia da Polícia Civil em busca de notícias. Neide, mãe de um detento afimou que recebeu notícias de que teria acontecido algo na delegacia, e que a vizinhança do Secat, teria ouvido gritos e tiros. Ela disse ainda, “eu só quero notícias de como está o meu filho”.

O Capitão Eraldo da PM, informou ao Guará Notícias, que foram apreendidos 17 celulares, e mais de 20 baterias, além de um tablet, drogas e um perfurador de laje. Armas não foram encontradas, estrariam ainda entre os pertences dos presos vários objetos cortantes.


Larissa Ortiz/Imagens Ilustrativas
Via: Guara Noticias

Goioxim: ACEG e comércio local conseguem mudança no horário da sessão da câmara de vereadores.






A solicitação feita pela ACEG e o comércio local engajado e a um abaixo-assinado que circulou pelas empresas da nossa cidade foi atendida pelos vereadores de Goioxim, as sessões da câmara municipal de vereadores agora é na sexta feira, após o horário comercial, às 18 horas.

"Tudo começou com uma reunião, onde a idéia da mudança foi proposta, após isso, um abaixo-assinado circulou pela cidade, que teve a adesão de quase 200 empresários, após isso, o documento foi protocolado, e hoje, dia 18, conseguimos mais uma forma de beneficiar o nosso comércio com a alteração do horário e dia das sessões" disse Celso José Mereth, presidente da ACEG.

O projeto foi votado na sessão desta segunda feira (18), e obteve aprovação unanime dos nobres vereadores que compõem aquela casa de leis.

Muitos comerciantes não puderam comparecer a sessão para conferir de perto se o seu interesse foi bem representado pelos eleitos pelo povo nas eleições de outubro passado, mas felizmente, todos os 9 vereadores foram favoráveis a mudança do horário das sessões.

O fato do pequeno publico que se fez presente chamou a atenção dos vereadores, alguns rumores foram ouvidos no interior da câmara de vereadores, que não havia interesse dos comerciantes na mudança do horário, haja visto que não havia grande participação, mas este "argumento" foi rebatido por alguns vereadores que também demonstraram grande apoio a proposta, que ressaltaram que a falta da grande maioria das pessoas que assinaram o abaixo-assinado é justamente pelo fato do horário ser totalmente incompatível com a atividade exercida pelos empresários do município.

Agora, com o projeto de lei aprovado, a população do centro da cidade, que trabalha e que também tem a sua empresa poderá participar mais ativamente das sessões da câmara, favorecendo ainda mais a transparência da nova administração.

“Esperamos com essa alteração, uma grande participação dos nossos empresários, e também da população Goioxinhense, que tem muita dificuldade de participar, parabenizo os vereadores pela aprovação da proposta, pois agindo desta forma, estão apoiando ainda mais o comércio local”.

"A luta por melhorias continua, agora esperamos a aprovação e alteração da carga tributária que atualmente é cobrada dos vendedores ambulantes e demais lojistas de outras cidades que vem até Goioxim comercializar seus produtos, queremos com isso, diminuir em muito a quantidade desses vendedores, fortalecendo o nosso comércio, e evitando que a população seja enganada por produtos que algumas vezes são mais caros e com procedência duvidosa" finalizou o presidente.

A ACEG, sempre buscou, e continuará buscando melhorias para o nosso comércio, visando o fortalecimento e o apoio aos nossos comerciantes.

Luiz Fernando Pellin
Assessoria de imprensa da ACEG.
Via: Email

Richa destaca maior contratação de professores da história do Estado

















Educação
Governo publicou nesta segunda-feira (18/02) edital do concurso público para contratação de 13.771 professores e pedagogos. Somadas às contratações feitas desde 2011, o Estado integra ao quadro próprio do magistério mais de 30 mil profissionais da educação. Anúncio foi feito pelo governador na ... leia mais »

AEN

Laranjal: Furto de Motocicleta




Às 10h25min, compareceu no Destacamento Policial Militar do município de Laranjal, o solicitante, relatando que em data de 17.02.13, por volta das 20hs, deixou sua motocicleta de Marca SUNDOW MAX – 125-SE, de cor prata, de Icara/SC, estacionada na Rua São Paulo, em frente a uma lanchonete, devido ao fato da motocicleta se encontrar com o pneu furado. 

E ao retornar para buscar o veículo, as 07h00min, da data de 18.02.13, percebeu que a referida motocicleta havia sido furtada.

PITANGA
01 – FURTO E EMBRIAGUEZ AO VOLANTE
Às 17h46min, atendendo solicitações anônimas via linha de emergência 190, as quais informavam que havia uma pessoa conduzindo um veiculo VW SANTANA, de cor prata, fazendo manobras de “zig-zag”, e também que havia efetuado manobras de marcha ré de modo à quase colidir com a viatura FIAT STRADA do Corpo de Bombeiros. 

Foi efetuado patrulhamento sendo abordado o veiculo VW SANTANA, o qual não possui CNH e estava em visível estado de embriaguez. Foi efetuado auto de constatação alcoólica e arrolado testemunhas, bem como elaboradas notificações 162 I, 164 c/c 162I, 165, 170, todas do CTB. Ato contínuo compareceu na 3ª CIA de Policia Militar, uma pessoa, o qual relatou que o veículo havia sido furtado na PR-466 em frente a um estabelecimento comercial (bar), tal fato se deu por volta das 17 horas. 

Diante das circunstâncias foi dada voz de prisão ao condutor e encaminhado para 45ª Delegacia Regional de Policia.

Guarapuava, 19 de fevereiro de 2013.
Setor de Comunicação Social/EFHM
16BPM

Guarapuava: Deputado Bernardo Carli destaca contratação de mais de 500 professores




O deputado estadual Bernardo Ribas Carli ressaltou nesta segunda-feira, 18 de fevereiro, a autorização pelo governador, Beto Richa, da realização de concurso público para a contratação de 541 novos professores e pedagogos para o Núcleo Regional de Educação de Guarapuava. Eles serão distribuídos entre os oito municípios atendidos pelo NRE.

No total, 13.771 profissionais serão contratados para a rede estadual de educação. De acordo com o governador, nos últimos dois anos foram contratados 17.261 profissionais concursados para o magistério e, com o novo concurso, serão mais de 30 mil novos profissionais no quadro próprio do Estado, o que resulta numa das maiores contratações da história do Paraná na área de ensino.

Conforme Carli, Richa não tem medido esforços para promover melhorias na educação. “Estas contratações extrapolam o planejado no plano de governo e demonstra mais uma vez que a educação é uma das prioridades do governador Beto Richa. Nossa região está sendo beneficiada e isso me deixa feliz e confiante num futuro cada vez melhor”, disse Bernardo Carli.

O concurso prevê cargos de nível superior, para 20 horas semanais de trabalho. O edital ficará disponível a partir desta segunda-feira. As inscrições podem ser feitas no período de 25 de fevereiro a 8 de abril.

Assessoria de Comunicação
Deputado Bernardo Ribas Carli
Assembleia Legislativa do Paraná

EMPRESÁRIO E APAIXONADO PELA AVIAÇÃO, LUIS MEYER REVOLUCIONA O UNIVERSO AERONÁUTICO




Empresário e piloto investe em tecnologia, e traz ao Brasil o CTLS, aeronave Líder
Mundial de Vendas na categoria Leve Esportivo.

Nascido em São Paulo, o executivo e piloto esportista de avião, Luis Meyer, começou a se apaixonar por aviões com apenas 03 anos. Filho de piloto, Luis sempre teve acesso e contato com o mundo aeronáutico, situação esta que despertou um interesse por este universo, fazendo com que ele se especializasse no assunto. Traçando sua trajetória neste segmento, o jovem sonhador formou-se em Engenharia Mecânica e ingressou na área trabalhando no gerenciamento de aeronaves executivas.

Com apenas 32 anos adquiriu sua primeira aeronave, seu último avião tinha 31 anos de uso, o que geravam muitos custos versus a quantidade de horas que voava mensalmente. Tendo em vista estas dificuldades, Meyer foi em busca de uma aeronave que oferecesse um custo-benefício interessante proporcionando o máximo de desempenho, segurança e economia, unindo-se a isto tecnologia de ponta e um ótimo conforto. Em 2011, viajou à Alemanha e descobriu a aeronave CTLS, produzida pela empresa alemã Flight Design, líder de vendas mundial na categoria Aeronave Leve Esportiva (LSA).

Desde então, Meyer se identificou com a novidade. O executivo vislumbrou o CTLS como a alternativa ideal para pilotos que desejam ter uma aeronave para uso particular, seja para lazer ou locomoção, que una o que há de mais moderno com um baixo custo operacional. Além de adquirir uma para uso próprio, tornou-se o distribuidor exclusivo da aeronave no Brasil.

A aeronave CTLS se tornou uma referência nos setores de luxo e agribusiness no Brasil. Confeccionada em fibra de carbono e kevlar, vem completa de fábrica oferecendo o máximo em segurança graças a um paraquedas balístico BRS standard de fábrica, última palavra em tecnologia nos seus aviônicos, estes iguais a de um jato executivo, sofisticação e conforto, além de um desempenho superior quando comparada com outras aeronaves de sua categoria.

Após se identificar com a CTLS, por conhecer o segmento e saber o que realmente agrada ou não os pilotos de avião, Luis Meyer decidiu investir nesta aeronave, trazendo a novidade ao Brasil. Desde então, o executivo da Just Fly oferece o líder mundial de vendas da categoria, atendendo a necessidade de grandes empresários que precisam se deslocar rapidamente, auxiliar fazendeiros durante a vistoria de plantações e hectares ou oferecendo o que há de melhor para o piloto esportista.

Sobre Just Fly Aeronáutica

Idealizada e dirigida pelo piloto e engenheiro mecânico, Luis Meyer, a Just Fly Aeronautica marca presença no mercado nacional com a representação exclusiva das aeronaves CTLS produzidas pela empresa alemã Flight Design. Apaixonado pela aviação, Meyer é o único representante brasileiro a comercializar estas aeronaves, projetadas para oferecer experiências incríveis aos pilotos. A empresa também promoverá o gerenciamento de aeronaves executado por profissionais com longa experiência no mercado.

Conheça mais sobre o CTLS, no site: www.justflyaero.com.br
Via Email

Jerry da ABRAÇO/SP lembra tráfico de influência de Michel Temer para liberar outorga de rádio comunitária

O radialista comunitário Jerry Oliveira, da ABRAÇO/SP, participou ontem (18) de debate na TV Brasil sobre rádio comunitária com o jornalista Nassib. Durante a entrevista, Jerry lembrou a notícia sobre tráfico de influência envolvendo o Vice-Presidente do Brasil, Michel Temer. Eis o texto da notícia de 2011:
Temer teria usado de tráfico de influência para liberar outorga de rádio comunitária
Publicado por Renato Rovai em Geral





O prefeito de Capivari Luis Donisete Campaci revela que quando deputado federal e presidente da Câmara Federal, o atual vice-presidente da República, Michel Temer, teria enviado um bilhete para o ministério das Comunicações solicitando urgência na liberação da Rádio R 107,9 da cidade de Rafard.

O prefeito conta detalhes do episódio, incluindo as idas e vindas do bilhete elaborado por Temer, e revela que por conta disso teria saído no mesmo dia com a portaria da liberação da rádio do Ministério.

O prefeito diz que o bilhete foi escrito por Sanchez, assessor de Temer. À época o ministério das Comunicações era da cota do PMDB. Campaci também revelou na ocasião do lançamento da rádio que o chefe de gabinete de um deputado federal do PR teria escrito o parecer que deveria ser feito pelo relator da comissão de Comunicação da Câmara Federal e que este assessor colocou uma data “mais antiga” no documento “porque esses pedidos são analisados com base na ordem cronológica”.

O relato do prefeito não deixa dúvidas de que houve claro favorecimento na outorga desta rádio. E a presença de um vídeo do atual vice-presidente Michel Temer na solenidade do evento, onde dá ao prefeito de Capivari o crédito pela concessão da rádio, reforçam este relato.

Temer aproveita para “lançar um abraço a todas as autoridades de Rafard, como o prefeito Márcio”. E também manda um abraço ao prefeito de Capivari, Luis Donisete Campaci, que foi “inclusive o portador deste pedido para a Rádio R FM. Ele que tem me prestado muitas atenções aí na região”.

Para Jerry de Oliveira, da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), o depoimento do prefeito de Capivari é uma prova contundente de favorecimento no processo de outorgas de rádio e é ainda mais grave porque “o prefeito é categórico ao dizer que a outorga foi uma troca pelo possível apoio a Michel Temer para deputado”.

Caricatura de Michel Temer: Netto
JenipapoNews

Postado por RÁDIO COMUNITÁRIA ZUMBI DOS PALMARES FM