segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

APRACOM negocia com Sicredi e participa de posse do novo presidente do TCE



Em prosseguimento ao trabalho em vista da construção de uma entidade forte de rádios comunitárias no Paraná, estiveram em Curitiba no último dia 12 de janeiro o Presidente da Associação Paranaense de Rádios Comunitárias - APRACOM, Luis Carlos Dzulinski, e o Coordenador de Eventos da entidade, Ricardo Augusto da Silva. O objetivo da ida à capital do estado foi participar de reunião de trabalho com o Gerente de Comunicação e Marketing da Central Sicredi PR/SP/RJ, Sr. Rogério de Lorenzo Leal, e da posse do novo Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná - TCE/PR, Sr. Durval Amaral.

SICREDI

Neste primeiro contato com a Central Sicredi foi entregue ao Sr. Rogério uma Proposta de Parceria entre o Sicredi e a APRACOM. No documento, elaborado a partir de sugestões colhidas na base, consta a busca do aumento da participação das relações entre as duas entidades, sem prejuízo das ações já desenvolvidas por algumas emissoras comunitárias e o Sicredi. O que se pretende é ampliar essa participação para outras rádios. Foram apresentados diversas sugestões de parcerias e negócios, como por exemplo, para atender uma grande demanda das emissoras com relação ao seguro patrimonial de seus equipamentos, torres e prédios, tendo em vista que as seguradoras tradicionais não atendem esta demanda, o Sicredi poderá oferecer esta vantagem aos associados da Apracom. Entre outros pontos abordados na reunião, tratou-se sobre a importância de tarifas atraentes para a execução dos serviços e manutenção financeira da entidade Apracom. O documento na íntegra será disponibilizado nos grupos para que todos tenham acesso às informações ali contidas.

O importante nesse primeiro contato foi estabelecer um canal de comunicação entre a APRACOM e o Sicredi, com possibilidades reais de ganhos para ambas as partes. O objetivo da APRACOM é buscar que cada rádio associada possa ter vantagens nessa parceria. O primeiro passo será dado com a divulgação pelo Sicredi da Proposta de Parceria entre todas as agências do Paraná. Assim, cada rádio poderá entrar em contato com o Sicredi de sua cidade para buscar estreitar as relações. Para 2018 existe a possibilidade de uma negociação macro entre Sicredi e Apracom a nível estadual.




TCE-PR

A participação da APRACOM na posse do novo Presidente do TCE, Sr. Durval Amaral, foi importante na medida em que a partir de agora o Tribunal tem ciência da existência de uma organização de rádios comunitárias no Estado que as representa. E para as rádios poderem cumprir com o seu papel junto às comunidades precisam de parcerias para sobreviver. Entre elas, a do próprio Tribunal de Contas.

Uma das formas que o TCE poderia entrar nessa parceria, seria a revogação do parecer contrário à destinação de recursos públicos às rádios comunitárias. Para isso, é necessário que a APRACOM, através do departamento jurídico apresente uma proposta alternativa consistente a ser apreciada numa agenda futura no Tribunal.

Este foi um primeiro mais importante passo, para que possamos iniciar um diálogo com o TCE tendo em vista a solução de uma das maiores demandas das rádios comunitárias, que hoje estão impedidas de receber recursos por parte de prefeituras e câmaras de vereadores, devido ao parecer emitido pelo TCE no segundo semestre do ano passado.

Durante a solenidade de posse foi possível estabelecer contatos com pessoas que também poderão integrar o grupo de apoio às rádios comunitárias em suas demandas através da APRACOM. Uma delas, foi o deputado estadual Tiago Amaral, que louvou a iniciativa da APRACOM e se colocou à disposição para os pleitos futuros da Entidade.

apracom.pr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém