sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Cantagalo: Vereadores aprovam parcelamento de dívida com fundo previdenciário municipal


A 1ª Sessão Extraordinária do ano de 2017 realizada às 14h00min. do Dia (17), na Câmara de Vereadores de Cantagalo teve inicio com a posse do Suplente Ciro José Abreu, eleito pela coligação PSB / PTB / PTN / PPS / PMN.

Eleito pelo PSB com 152 votos, Ciro foi o 17º na ordem geral, mas o 1º suplente da coligação e substituiu o Vereador reeleito Valmir Silveira, que ainda permanece afastado por decisão judicial.

Logo após a posse de Ciro, foi lida, aprovada e homologada a composição das comissões permanentes:

Legislação, Justiça e Redação:
Presidente: Maria Lucia Monssão
Membro: Acenir Mendes dos Santos
Relator: Everaldo Viola Presa

Comissão de Economia Finanças e Fiscalização
Presidente: Maria Lucia Monssão
Membro: Orlando Dallastra
Relator: Izaias dos Santos Sirigalli

Comissão Urbanismo, Viação, Obras e serviços Públicos
Presidente: Jacir Marcondes
Membro: Orlando Dallastra
Relator: Acenir Mendes dos Santos

Comissão de Educação, Saúde e Bem Estar Social, Esporte, Cultura e Lazer
Presidente: Izaias dos Santos Sirigalli
Membro: Everaldo Viola Presa
Relator: Elias Matos Almeida

Dívidas do município junto ao fundo de PrevidênciaEm sua Súmula, o Projeto de Lei 01/2017 dispõe sobre o parcelamento e reparcelamento dos débitos do Município de Cantagalo com seu Regime Próprio de Previdência Social - RPPS. A gestão 2013/2016 descontou das folhas de pagamento dos servidores o percentual cabível, porém, não fez todos os depósitos nas contas do fundo previdenciário, acumulando uma dívida de R$ 2.520.586,07 (dois milhões, quinhentos e vinte mil, quinhentos e oitenta e seis reais e sete centavos) até o final de 2016.

A aproximadamente oito meses o município não possuía mais o Certificado de Regularidade Previdenciária perante o Ministério de Previdência Social - MPS - e não mais estava habilitado a receber recursos e firmar convênios com o Governo Federal. A regularidade previdenciária é condição indispensável para os municípios receberem recursos do Fundo de Participação dos Municípios e outras verbas oriundas dos governos estadual e federal.

Segundo o Prefeito Jair Rocha, a falta dessa certidão impediu ainda o empenho de pelo menos três milhões de reais em emendas parlamentares, as quais foram destinadas a outros municípios no final do ano passado.

Os vereadores, por unanimidade, entenderam a situação crítica em que o município ficaria se continuasse sem o certificado de regularidade previdenciária e, por unanimidade, aprovaram a leitura em primeira discussão.

Nova sessão extraordinária foi marcada para as 16 horas para a primeira votação, novamente todos votando favoráveis ao parcelamento.

Na terceira Sessão Extraordinária, realizada as 17 horas, em votação final, a Câmara de Vereadores aprovou o parcelamento.

Felizmente, os vereadores, principalmente da oposição, entenderam que a não aprovação do parcelamento colocaria o município numa situação muito delicada. A aprovação do parcelamento era o aval que a população esperava dos vereadores perante a nova Administração Municipal, que já vem se empenhando em resolver muitas situações absurdas encontradas ao assumir os trabalhos em 2 de janeiro.

Novo horário das sessõesOutra votação realizada foi a Resolução 001/2017 do próprio legislativo, propondo a mudança do horário das sessões para as 19h00min. das quinta-feira.

Objetivo é favorecer a participação da população, pelo horário ser mais conveniente.



Por Valdir Baltokoski - Fotos: Wilson Produções 
Fonte:www.prcentrosul.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém